Notícias


Foco & Ideias Postado em terça-feira, 25 de julho de 2023 às 11:14


Empresas que adotarem estratégias personalizadas no planejamento podem se beneficiar.

Os empresários iniciam o segundo semestre do ano com boas expectativas quanto ao desempenho das vendas. A empolgação com os feriados e as datas comemorativas muito se deve aos dados referentes às vendas do varejo paulista no primeiro trimestre de 2023, que atingiram R$ 281 bilhões, alta de 6,2% em comparação ao mesmo período de 2022, como aponta a Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV).

Por isso, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) elaborou um calendário com as principais datas comemorativas do segundo semestre para ajudar o empresário a estimular as vendas.

As estratégias personalizadas para cada ocasião podem englobar conteúdos nas redes sociais para divulgar produtos e serviços, além de promoções focadas em públicos específicos e textos informativos, com o objetivo de aumentar o engajamento dos clientes e o número de seguidores. 

No calendário, há datas relacionadas aos setores de saúde, entretenimento, turismo etc. 
Confira, a seguir, os destaques e as oportunidades de cada mês.


Julho

Momento de fazer um balanço do primeiro semestre identificando pontos fortes e fracos da operação e obter um diagnóstico completo do estoque e das finanças. 

Como ainda há um consumo reprimido de turismo e lazer por causa da pandemia, o mês (de férias escolares) deve ser bom para o comércio de regiões turísticas. 

Para segmentos como o de lojas de vestuário, tecidos e calçados, também é importante fazer um balanço das vendas de inverno para não correr o risco de ficar com o estoque parado com produtos sazonais. 

Embora tenham um potencial menor de alavancar as vendas, alguns nichos podem aproveitar o Dia Mundial do Rock (13) ou o Dia do Homem (15) para realizar ações promocionais.


Agosto

O Dia dos Pais é a primeira data do segundo semestre que deve movimentar o comércio, embora com menor apelo em relação ao Dia das Mães ou dos Namorados. Itens de vestuário, calçados e acessórios são os preferidos na hora de presentear, mas segmentos como o de eletrônicos e de ferramentas também costumam ser beneficiados. 

O segmento de bares, restaurantes e adegas pode aproveitar o Dia Internacional da Cerveja (4) para ações promocionais.

Já o segmento de eletrônicos e jogos pode explorar o Dia Internacional do Gamer (29).


Setembro

No mês da Independência, a dica é aproveitar a Semana do Brasil. Vale ressaltar que o evento não fica restrito ao varejo e deve ser explorado pelo setor de serviços — estética, beleza, turismo, cursos etc. 

Além disso, no dia 15 se celebra o Dia do Cliente, oportunidade para oferecer descontos e/ou brindes e fidelizar público. 

No dia 23, começa a primavera, muito bem explorada pelo segmento de vestuário.


Outubro

O Dia das Crianças deve movimentar o comércio de brinquedos e lojas de departamentos e roupas infantis. O segmento de eletrônicos também pode se beneficiar. 

O Halloween no fim do mês (31) — ou Dia das Bruxas —, que tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil, vai beneficiar o setor de fantasias. 

Além disso, o comércio deve intensificar os preparativos para a Black Friday. Aqui cabe uma avaliação do quadro de funcionários tanto quanto ao desempenho como em relação à quantidade da equipe, já que em outubro começa o período de contratação de temporários para o fim do ano. 

Do ponto de vista de responsabilidade social e preocupação com o cliente, campanhas que mencionem o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, são bem-vindas.


Novembro

*Neste ano, a Black Friday cairá no dia 24. A dica da FecomercioSP é que o empresário explore a data durante todo o mês para obter melhores resultados. Campanhas do tipo “Black November” e ofertas antecipadas já na primeira quinzena são bem-vindas. Atenção redobrada aos estoques, à qualidade no atendimento, aos canais de venda online e ao prazo de entrega — lembrando que, a partir da segunda quinzena, o consumidor já está mais propenso a consumir graças ao recebimento da primeira parcela do décimo terceiro salário. 

A Cyber Monday (27), voltada mais a produtos eletrônicos, é uma boa oportunidade para vender estoques remanescentes da Black Friday. 

Assim como outubro, novembro é momento de obter ganhos institucionais com campanhas relacionadas ao Novembro Azul, mês de conscientização da saúde do homem.


Dezembro
O mês ainda é o mais importante quando falamos de vendas. Para se ter uma ideia, o faturamento das lojas de vestuário, tecidos e calçados em dezembro do ano passado foi mais de 50% superior ao de novembro. Com o alto movimento das lojas, inclusive com extensão de horário de funcionamento, a preocupação deve ser com a qualidade dos atendimentos presencial e online. Além disso, é importante planejar uma possível efetivação dos funcionários temporários. 

Gestão eficiente 
Quer se aprofundar em mais temas de gestão empresarial? Conheça o Fecomercio Lab – nosso canal para associados(as) em que você encontra produtos e serviços exclusivos, além de orientações para o seu negócio. Saiba mais.

Fonte: Fecomercio SP
Foco & Ideias Postado em terça-feira, 14 de março de 2023 às 09:16


O varejo digital aproxima-se de duas das mais importantes datas comemorativas do calendário brasileiro: o Dia das Mães (8 de maio) e o Dia dos Namorados (12 de junho).

Para se ter uma melhor ideia da importância para as vendas no comércio nacional, em 2020, essas datas faturaram juntas R$ 7,8 bilhões só no e-commerce, segundo dados da Ebit|Nielsen. O resultado é maior até do que a soma das vendas de Black Friday e Natal daquele ano, chegando a R$ 7,7 bilhões.

Então, na hora de elevar o faturamento da loja, o empreendedor precisa olhar para uma métrica importante do negócio, o ticket médio das vendas. O desempenho nesse indicador está diretamente relacionado ao sucesso do comércio eletrônico em cada data comercial. Pensando nisso, aqui estão cinco ideias para aumentar o ticket médio da sua loja.

Cinco ideias ou estratégias para aumentar o ticket médio da loja virtual

Antes de continuar, também vale ficar por dentro das dicas para vender mais nas datas do e-commerce como um todo. Porque, a seguir, o foco será especificamente em aumentar o ticket médio nesses eventos do varejo. Vamos lá?

1. Reative os clientes nas datas comemorativas

Existem três bons motivos para a loja procurar primeiramente aquelas pessoas que já compraram com o negócio:

* É muitas vezes mais barato reconquistar um cliente do que conquistar um novo.

* A loja tem entre 60% e 70% de chances de vender para um cliente existente, enquanto a probabilidade de vender para clientes em potencial é de 5% a 20%, segundo o livro Marketing Metrics.

* Em média, clientes assíduos gastam 67% a mais do que novos consumidores da marca, de acordo com a Inc.

Portanto, se o interesse é aumentar o ticket médio da loja virtual, esse público deve ser a prioridade número um das estratégias de marketing e vendas nas datas comemorativas.

2. Participe dos planos do consumidor

Outra forma de aumentar o valor médio das vendas é entregar mais valor para o público nas datas especiais. Valor esse na forma de uma boa seleção de produtos e serviços para a ocasião.

Para isso, é preciso estudar o comportamento do consumidor e como ele pretende comemorar cada data. Por exemplo, uma pesquisa da Behup mostra que 37% dos brasileiros que pretendem celebrar o Dia das Mães 2022 farão uma refeição especial em casa. Então, além dos tradicionais presentes, vale considerar se a loja pode participar de alguma outra maneira desse momento especial.

Analisar o comportamento do consumidor também é interessante para pensar fora da caixa. Além das mães, que outras mulheres podem ser presenteadas no 8 de maio, levando o comprador a adicionar mais itens no carrinho? A própria Behup mostra que esposas, sogras e avós são outros públicos populares nessa data. Tenha isso em mente na hora de elaborar suas estratégias e discursos de vendas.

3. Faça cross-selling e up selling para impactar seu ticket médio

Quando a empresa conhece de fato seu público-alvo fica mais fácil propor ações eficientes de cross-selling ou up selling. Isto é, ações de venda de produtos ou serviços relacionados ou que levem a pessoa a comprar um item de maior valor, respectivamente.

Uma boa forma de estimular a inclusão de itens no carrinho é oferecer frete grátis a partir de determinado valor. Para isso, calcule quanto é o seu ticket médio atual e estabeleça o quanto ele pode ser melhorado. A partir daí, você tem um valor mínimo para as compras com esse benefício.

O frete grátis, por sinal, é a alavanca de venda mais usada pelos consumidores digitais segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Quase 90% deles utilizam esse recurso nas suas compras online.

4. Planeje bem suas alavancas promocionais

Falando nelas, a SBVC revela também que o cashback vem crescendo em popularidade, e 59% dos consumidores brasileiros conectados já o usaram em 2021. Por outro lado, os programas de pontos, igualmente utilizados para aumentar a fidelidade dos clientes, têm caído em desuso. Em 2020, 37% dos consumidores participavam desses programas, enquanto em 2021 esse número baixou para 33%.

De acordo com a pesquisa, as formas mais diretas de reembolso são mais bem recebidas pelo público brasileiro. Afinal, um benefício sem data específica para ser aproveitado torna-se mais difícil de tangibilizar. Vale ter esse comportamento em conta ao elaborar suas estratégias para vender mais nas datas comemorativas.

5. Diversifique os meios de pagamento no e-commerce

Para completar, você sabia que o próprio checkout da loja virtual pode servir para aumentar o ticket médio das vendas nas datas especiais do varejo?

Isso é o que mostram diversas pesquisas sobre o uso das opções de pagamento BNPL no e-commerce. Ou seja, o “compre agora, pague depois”, em que o consumidor pode parcelar as compras em até 24 vezes no boleto ou no Pix sem precisar de cartão de crédito.

Essa maior flexibilidade, e até maior acessibilidade, considerando os milhões de consumidores brasileiros sem cartão ou com baixo limite de crédito, é então traduzida em compras maiores. Para se ter uma ideia, o aumento no ticket médio pode ir de 10% a 80%.

Então, não basta ter uma boa estratégia no topo do funil, atraindo o público para sua loja virtual. Também é preciso oferecer as condições adequadas para que o consumidor conclua a compra. Nesse sentido, o parcelamento via boleto ou Pix desponta como uma grande tendência do varejo porque traz vantagens tanto para o lojista quanto para o público final. Isso pode fazer uma enorme diferença no faturamento do comércio nas datas comemorativas.

Fonte: EcommerceBrasil