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Economia & Atualidade Postado em segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024 às 15:25


Dando início ao calendário que movimenta o e-commerce, o Carnaval 2024 é o primeiro teste para o varejo brasileiro. Segundo pesquisa da Cuponomia, maquiagem lidera a lista dos principais itens buscados. O aumento da procura em relação ao mesmo período em 2023 é de 345%.

A lista trazida pelo estudo mostra ainda um crescimento na demanda por fantasias (143%). Para 2024, a expectativa é que as vendas online cheguem próximas a R$ 5,5 bilhões, crescendo 17% ante 2023 (R$ 4,6 bilhões contabilizados), segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Além dos itens de Carnaval, as pesquisas por destinos carnavalescos também estão em alta, indicando o interesse dos foliões em aproveitar as celebrações em diferentes cidades do Brasil. Para Salvador, o aumento nas buscas foi de 156%, despontando como o destino mais procurado. Já o Rio de Janeiro (39%) aparece logo na sequência, seguido por São Paulo (SP), com aumento de 20% nas buscas.

“O e-commerce não se limita apenas a produtos convencionais; as pessoas buscam, cada vez mais, alternativas online para encontrar itens específicos, como fantasias diferenciadas e maquiagens alegres e vibrantes, para aproveitar o Carnaval da melhor forma possível”, afirma Ivan Zeredo, diretor de Marketing do Cuponomia.

Fonte: Ecommerce Brasil
Economia & Atualidade Postado em segunda-feira, 05 de fevereiro de 2024 às 14:04


As empresas do ramo encerraram o ano com 275,58 mil trabalhadores, 7% a menos do que em 2022.

O setor calçadista fechou 20,75 mil postos de trabalho em 2023, maior volume de demissões desde 2020, durante a pandemia, quando a atividade perdeu 23 mil vagas, segundo a Associação Brasileiras das Indústrias de Calçados (Abicalçados). As empresas do ramo encerraram o ano com 275,58 mil trabalhadores, 7% a menos do que em 2022.

Segundo o presidente da Abicalçados, Haroldo Ferreira, o setor sofreu impacto do desaquecimento da economia internacional, com queda nas exportações, e também do aumento das importações de calçados da Ásia.

Em 2023, as importações somaram 28,36 milhões de pares e US$ 442,73 milhões, altas de 9,8% e 20,6%, respectivamente. Segundo a Abicalçados, esses números não incluem as importações via compras em plataformas digitais.

“Já alertamos o governo sobre a concorrência desleal e os seus impactos, mas até agora nenhuma atitude foi tomada”.


Remessa Conforme

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) questionaram no Supremo Tribunal Federal (STF) o Programa Remessa Conforme, do Ministério da Fazenda, que zerou a alíquota do Imposto de Importação sobre compras internacionais de até US$ 50.

A ação, que tem pedido de liminar para suspender a decisão da Fazenda, foi distribuída à ministra Cármen Lúcia.
As entidades argumentam que a Fazenda não tem competência para alterar a alíquota do imposto e que a medida fere a isonomia tributária.

Afirmam, ainda, que a exceção prevista para as remessas internacionais entre pessoas físicas que não excedam US$ 50 tem gerado “ostensiva e generalizada fraude tributária”.

Fonte: Mercado & Consumo