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Estratégia & Marketing Postado em domingo, 29 de março de 2020 às 20:48
“Você é um ganhador. Agora você está sendo ameaçado como nunca antes. Como bom empreendedor sabe que o negócio envolve riscos. Logo entre preparado sabendo onde quer chegar e como."


→ Identifique o alvo

Concluímos que existe tempo para agir,  a mente está clara e consciente que você está no comando. Chegou o momento do enfrentamento com pleno discernimento e preparado para agir.

    ○ Você está a frente e é o comandante desta jornada e como tal a primeira questão a ser respondida é QUAL É O SEU PRINCIPAL OBJETIVO?
        • De “bate pronto” ocorre É REVER AS CONTAS PARA ATRAVESSAR ESTA SITUAÇÃO, CORTAR CUSTOS, RENEGOCIAR DÍVIDAS E POR AI VAI...
        • É lógico que reconhecemos  que o objetivo fundamental É SOBREVIVER, MEDIANTE O AJUSTE DAS CONTAS DO CAIXA, para conseguir passar pela dificuldade imposta.

    ○ Desculpe contrariá-lo, mas o mais importante em qualquer circunstância e com mais ênfase agora é “PROTEGER OS SEUS ATIVOS”.  Todos os demais e ações decorrentes são desdobramentos, que exigem como pré-condição o discernimento e consciência plena deste objetivo. Você têm a mão toda uma vida de construção do seu negócio, e já sabe que vai perder um pouco dele. Mas proteja o todo e contabilize a perda como investimento para impulsionar o futuro. O que acha desta ?

→ Continue vivo, protegendo a todos que vão ajudá-lo

A história nos mostra que existem dois tipos de empresa: AS QUE GERAM VALOR E AS QUE DESTROEM VALOR

    ○ Os seus ativos são o valor mais importante de um sonho que precisa de proteção a qualquer ameaça.  Tal como você protege a sua família, seus filhos, zelando e mantendo todos unidos, de semelhante modo você deve defender o seu ativo e com ele o seu sonho.

    ○ Mas afinal quis são estes ativos:
         Os seus funcionários que fazem o diferencial do seu negócio
         A cadeia de fornecedores e marcas que dão sustentação a marca da sua loja
        • Produtos suficientes, ajustados aos desejos da consumidora, para voltar “por cima”
        A sua estrutura de comunicação ativa comunicando-se com a consumidora. O pessoal tá em casa, não está comprando hoje, mas tá muito ativo nas redes. Se o desejo for despertado diariamente, além de você não ser esquecido, vai ser o primeiro a ser lembrado na retomada.

Agora que temos os pontos principais da nossa estratégia, vamos AGIR? 

__ MÃOS À OBRA, AJA!

Autoral NEORI MOLTER
Estratégia & Marketing Postado em quarta-feira, 25 de março de 2020 às 15:20
As fases da crise — e a responsabilidade de cada um José Galló, presidente do conselho das Lojas Renner:

Brasileiros com mais idade já viveram várias crises bastante sérias.
No Plano Collor, todos — repito, todos — ficamos com 50 cruzeiros ou alguma moeda semelhante em nossas contas bancárias, um valor irrisório. O comércio parou, as indústrias pararam.

Em outros momentos, nosso inimigo comum foi uma inflação de 3.000% ao ano. Tomávamos o remédio errado: sucessivos planos econômicos que congelavam artificialmente os preços, desestruturando as cadeias de fornecimento e inviabilizando planos e investimentos. Em poucos meses, a inflação voltava.

Era comum as pessoas perderem, a cada mês, de 20 a 30% do seu poder aquisitivo.
Felizmente, muitos que viveram aqueles tempos continuam empreendendo no Brasil. Adquiriram anticorpos.
A crise de hoje é diferente. É uma pandemia que ataca os pulmões e sufoca a economia. Do lado da saúde, temos pessoas competentes tomando medidas corretas, como o ministro Mandetta, enquanto a equipe econômica trabalha com sentido de urgência.
Na minha visão, esta crise terá quatro fases. Entender que elas existem nos ajuda a navegar o cenário num momento de angústia e apreensão coletiva.

O início da crise é o pânico.

O fechamento do comércio nas grandes metrópoles parece razoável e apropriado, ainda que sua duração possa ser debatida. Já a decisão de alguns prefeitos de isolar suas cidades, e de alguns governadores de fechar fronteiras são exemplos deste pânico. Essas medidas já estão sufocando cadeias logísticas e de produção, e isto pode retroalimentar o pânico e disseminá-lo a toda a população.
Felizmente, estas medidas impensadas tendem a durar apenas de uma a duas semanas.
Logo em seguida vem o segundo momento, o início do realismo.
É quando as pessoas se dão conta do efeito contraproducente de algumas decisões. Em Santa Catarina, por exemplo, uma fábrica de arroz está parada porque o fabricante de saco plástico foi obrigado a parar. Nesta fase, as pessoas começam a entender que com o sistema logístico comprometido, produtos básicos não são produzidos ou não chegam aos mercados. A ficha começa a cair.
Com a cabeça mais fria, e o pragmatismo mais aguçado, empresários e prefeitos, empreendedores e governadores se fazem as perguntas importantes.

Como será a vida dos meus funcionários neste momento? E dos meus clientes? Como ficará a arrecadação de impostos? Como ajudaremos os mais necessitados para amenizar o golpe em suas vidas? Suas necessidades?
Esta é a fase da solidariedade, que, gostamos de crer, diferencia o ser humano.

Uma vez que um mínimo de normalidade se instaure, passamos à fase da negociação.
Como cada empresa vai lidar com seus colaboradores, fornecedores e comunidade no ’novo normal’ que surgiu? Como o sistema financeiro vai agir com seus clientes?
Nesta fase, o ponto de partida não é o que existia, mas o que é possível hoje. Haverá concessões mútuas, postergações, reduções, descontos.
Aqui entra a compreensão e o entendimento, o pensar no futuro. Qualquer tentativa de exigir o total, os 100%, significará para muitos a morte, a extinção, o caos.

Vimos em outras crises que isto raramente acontece. Surge um sentimento de todos ajudarem para serem ajudados. Quem não for por este caminho terá seu futuro severamente comprometido. Estabelece-se nesta fase o sentido da sobrevivência do sistema: “Me ajudem que eu ajudo”. Haverá exceções, sim, mas o tempo é o senhor da razão para os extremados.
Na crise atual, imagino que a fase do pânico vá até o início de abril; as fases da realidade e solidariedade, mais duas semanas, e aí começaremos a ver os primeiros resultados da negociação.

Quem serão os gestores de cada fase? Num nível mais amplo, o governo com as entidades empresariais, enquanto, no detalhe do dia a dia, a realidade aproximará empresas, o setor financeiro, colaboradores, fornecedores e toda a comunidade.
Os governantes têm sempre um papel essencial, integrando as várias esferas, sendo fonte de estabilidade e procurando manter os mercados de produtos e serviços em pleno funcionamento. Com o País em jogo, cabe a todos colocar de lado as considerações eleitorais ou ideológicas, bem como os interesses pessoais.

No setor privado, nossa responsabilidade é cuidar da saúde e da dignidade das pessoas, da estabilidade do negócio, e resolver cada problema com um senso de justiça e solidariedade.
Os que melhor fizerem a gestão deste momento delicado estarão mais preparados para os novos tempos. Estarão mais eficientes, mais produtivos, mais inovadores e mais rápidos para uma retomada, e para a conquista de uma melhor posição de mercado no futuro.
Nem o Brasil nem o mundo vão acabar.

Fonte: Brazil Journal