Notícias


Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 10 de outubro de 2017 às 19:07
A introdução da tecnologia na indústria da moda tem sido muito rápida num curto período de tempo. Hoje, ninguém nega que a linha entre o mundo da moda e da tecnologia está ficando mais tênue. Tendências como realidade virtual e aumentada, impressão 3D, inteligência artificial, Internet das coisas e blockchain já fazem parte do cotidiano da indústria.

Quando falamos em blockchain, falamos principalmente de segurança e transparência. Mas a tecnologia blockchain pode revolucionar completamente a indústria da moda e esse é o objetivo do artigo de hoje. Embora o conceito seja complexo para explicar, eu vou tentar apresentar de uma maneira mais simples o que a tecnologia pode fazer para o varejo de moda.

A inteligência artificial, realidade aumentada, blockchain, drones, internet das coisas, robôs, realidade virtual e impressão 3D são as oito tecnologias emergentes que as empresas precisam se familiarizar por causa da Industria 4.0. Das oito, é o blockchain que tem o potencial para tornar a moda mais transparente e sustentável.

O que é Blockchain?

O blockchain (também conhecido como “o protocolo da confiança”) é uma tecnologia que visa a descentralização como medida de segurança. São bases de registros e dados distribuídos e compartilhados que possuem a função de criar um índice global para todas as transações que ocorrem em um determinado mercado. Funciona como um livro-razão, só que de forma pública, compartilhada e universal, que cria consenso e confiança na comunicação direta entre duas partes, ou seja, sem o intermédio de terceiros.

Está constantemente crescendo à medida que novos blocos completos são adicionados a ela por um novo conjunto de registros. Os blocos são adicionados à blockchain de modo linear e cronológico. Cada nó – qualquer computador que conectado à essa rede tem a tarefa de validar e repassar transações – obtém uma cópia da blockchain após o ingresso na rede. A blockchain possui informação completa sobre endereços e saldos diretamente do bloco gênese até o bloco mais recentemente concluído.

A blockchain é vista como a principal inovação tecnológica do bitcoin visto que é a prova de todas as transações na rede. Seu projeto original tem servido de inspiração para o surgimento de novas criptomoedas e de bancos de dados distribuídos. Veja o vídeo.

Quais as implicações da tecnologia blockchain e RFID?

Com o aumento das transações digitais, a preocupação com segurança se torna cada vez mais importante. E como o mercado exige mais e mais informações sobre as operações de negócios, a transparência torna-se um imperativo. O que torna o blockchain relevante é o fato de que a informação pode ser transmitida através de grandes redes, como as cadeias de fornecimento e ser usada e acrescenta pelos usuários dessas redes, sem comprometer a segurança da informação.

A circulação de produtos falsificados na indústria da moda custa bilhões a cada ano e diminui o valor dos produtos para clientes de varejo. A combinação das tecnologias Blockchain e RFID (identificação por radiofrequência) será útil não só em falsificações de identificação, mas também na produção e controle de estoque, armazenagem, distribuição, logística e rastreamento automática de objetos.

A identificação dos produtos originais poderia ser realizada independentemente do tempo e lugar com a ajuda de um chip RFID. Se um produto não contém um chip RFID, ou continha um chip RFID que não foi registrado no Blockchain, ele seria tratado como uma falsificação.

O controle também pode ser realizado com base na localização. O mesmo produto que circula simultaneamente em lados opostos da Terra indicaria uma falsificação. A história de rastreamento de um produto seria o equivalente a um certificado de autenticidade, aumentando assim o valor para os clientes de varejo.

Propriedade intelectual

Blockchain é uma tecnologia essencial na luta contra a pirataria que custa as empresas e consumidores ao redor do mundo cerca de US$ 660 bilhões por ano. Microchips na roupa pode assegurar ao consumidor a certeza de que o item que está comprando é genuíno pois através de um aplicativo no celular pode obter informações sobre a história da peça.

O sistema facilita a transparência na cadeia de valor

O Fashion Revolution começou como um movimento social exigindo transparência e ética na fabricação de nossas roupas. Hoje na cadeia de produção da indústria da moda, a transparência é crucial. As informações armazenadas no chip do vestuário é praticamente infinita.  Por isso as empresas podem armazenar e divulgar informações sobre onde a peça foi feita, onde e como a matéria-prima foi cultivada, o que fizeram com que a peça de vestuário, em que condições, quanto foi pago para a sua produção, etc.

O Blockchain permite não só garantir a transmissão de grandes quantidades de informação, mas também garante que esta informação não pode ser alterada e, portanto, as marcas têm uma ferramenta para comunicar as características de seus processos de produção. Isso vai significar um grande diferencial para as marcas perante seus clientes com a divulgação da transparência de sua cadeia de fornecimento. O Blockchain muda completamente a forma como tem sido feita a certificação e a descoberta da origem dos produtos.

A experiência do cliente é melhorada

As gerações Y e Z interagem com suas roupas de uma maneira muito diferente de outras gerações. Isso é porque as roupas significam mais do que um elemento de identidade ou imagem, a honestidade é um elemento chave que qualquer marca deve considerar. O Blockchain oferece oportunidades para disseminar informações adicionais, como vídeos, fotos e informações pessoais e pode ser facilmente integrado com redes sociais.

O blockchain dá poder ao consumidor

Ao exibir informações sobre o processo de fabricação de produtos de moda, a empresa pode oferecer aos consumidores uma noção da complexidade em trazer um produto ao mercado. Blockchain pode ajudar a eliminar a mentalidade do “descartável” ao mostrar aos consumidores todo o trabalho que está em cada um deles. Não podemos prever todas as inovações baseadas em tecnologia blockchain mas definitivamente vai significar uma revolução na indústria da moda.

Estima-se que até 2025, 70% dos mercados globais dependerão direta ou indiretamente do blockchain pois a tecnologia facilita a transparência na cadeia de valor e será crucial na luta contra a pirataria, melhorando a experiência do cliente e introduzindo valores como honestidade e transparência real na indústria da moda. Só os falsificadores e empresas de má índole que não aprovam a tecnologia.

Fonte: Stylo Urbano