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Estratégia & Marketing Postado em quarta-feira, 21 de junho de 2017 às 08:19
Líderes conhecem a importância da elaboração de um planejamento estratégico. Contudo,  a maioria tem medo de montá-lo, pois o planejamento força esses executivos a confrontar um futuro incerto. O pavor é que a estratégia esteja totalmente divergente da lógica de mercado ou que tenha implícita cortes de funcionários.

“Erros no planejamento estratégico podem levar à demissão de executivos, por isso muitos observam esse processo com cautela”, destaca Roger L. Martin, professor da Rotman School of Management e especialista em estratégia.

Na opinião do professor, há três erros comuns no processo de planejamento estratégico das organizações que devem ser evitados:

- Aguardar a revisão de estratégia anual para rever sua estratégia. Concorrentes não esperam um ano para atacar, clientes não esperam doze meses para mudar suas preferências, assim como as novas tecnologias não esperam esse tempo para alterar o jogo. Monitore o mercado de forma contínua. Caso necessário, revisite sua estratégia para mantê-la alinhada como as necessidades do mercado.

- Esperar a análise SWOT para começar o processo. A análise SWOT que monitora as forças, fraquezas, oportunidades e ameaça de uma organização tende a custar caro, demorar e, por vezes, não entregar o valor esperado. Por isso, Roger L. Martin recomenda não aguardar a finalização desse processo para estabelecer um planejamento estratégico.

- Não se preocupe tanto com valores e missão. Já é uma praxe no mundo corporativo estabelecer a visão e a missão da empresa logo após o fim do exercício SWOT. Em geral, trata-se de um processo longo que envolve muito debate entre as diversas áreas da companhia apenas para chegar às palavras perfeitas que representam os valores e a missão da empresa. O especialista acredita, sim, que esse passo deve ser estabelecido, todavia, não se deve perder tanto tempo com a questão. Precisa ser algo simples e rápido.

Fonte: HBRB