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Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 31 de outubro de 2023 às 11:20


Estratégias de marcas de diferentes segmentos exploram anúncios, tecnologia e promoções para alcançar consumidores.

Os preparativos das marcas para a Black Friday estão a todo vapor. Com menos de um mês para a chegada de uma das datas mais importantes do ano para o varejo e para os consumidores, é preciso equilibrar não só o bolso como as expectativas. Segundo levantamento da consultoria GfK, 80% dos consumidores brasileiros pretendem ir às compras na Black Friday de 2023. O número representa uma queda na comparação com o ano anterior, que apontava 90%.

Além disso, 52% dos consumidores apresentem gastar o mesmo valor que consumiram na data do ano anterior. Para esse ano, 85% pretendem aproveitar a Black Friday para comprar presentes de Natal – também uma queda em relação a 2022, que foi de 90%.

No entanto, uma pesquisa interna do Google aponta que, este ano, o consumidor está mais interessado na Black Friday. No terceiro trimestre de 2023, as buscas pela data aumentaram 114% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Essa é uma oportunidade para que empresas de diferentes segmentos explorem novas possibilidades para criar ofertas e experiências que complementem a vida e o bolso do consumidor.


Busca e demanda

Para a Electrolux, a chave para a campanha da Black Friday de 2023 está na Inteligência Artificial. A empresa pretende ampliar a utilização da ferramenta Search Booster do Google para apresentar a marca para consumidores que pesquisam na ferramenta de busca de forma genérica, por exemplo, por meio da palavra “geladeira” ou “máquina de lavar”.

“Estudos recentes do Google mostram que a categoria de Eletrodomésticos é a terceira categoria mais desejada pelos brasileiros na Black Friday de 2023 e, por isso, nossa expectativa é bastante positiva”, define Gabriel Gomes, diretor de D2C da Electrolux para a América Latina. “O foco da nossa estratégia é justamente aproveitar estes momentos de crescimento de demanda e intenção de compra para conquistar o consumidor no início de sua jornada de compra”.

No ano passado, o maior desafio da Alura – maior escola especializada no segmento de tecnologia do país –, para a Black Friday era superar a campanha de 2021, quando a empresa bateu o recorde de vendas do ano. Segundo Júlia Chagas, diretora de Marketing e Student Experience da Alura, entender o comportamento e a jornada de compra do consumidor foi essencial para pensar na estratégia.

O resultado foi que, com uma campanha criada em parceria com o Google, a Alura atingiu um novo recorde de vendas durante a Black Friday de 2022: as buscas pela empresa cresceram em mais de 80% na comparação com o ano anterior.

“Sabemos que as pessoas não decidem estudar do dia pra noite, e o quanto a decisão de compra de uma matrícula em um curso pode ser demorada e que precisa mesmo de ponderação e assertividade”, explicou a executiva durante uma mesa redonda promovida pelo Google Brasil.

“Por isso, construímos uma estratégia para apresentar a Alura para pessoas que se interessam por tecnologia e temas correlatos, mas que ainda estavam indecisas e reforçar a marca meses antes da Black Friday, tanto para atrair novos consumidores quanto para reforçar atributos e diferenciais da empresa para quem já a conhecia”, revela Júlia Chagas.


Promoções a mil

Se por um lado a estratégia é investir nas ferramentas de busca, por outro é investir em anúncios para que as promoções alcancem os consumidores na Black Friday. É o caso da distribuidora da Nike no Brasil, a FISIA. A expectativa da empresa é manter o patamar de vendas durante o evento.

Para isso, irá apostar em anúncios ao longo do mês de novembro para explicar aos clientes da marca seus benefícios e descontos. Trata-se de uma estratégia semelhante à trabalhada na Black Friday do ano passado, como explica Fábio Angelis, head de Business, Media Performance e CRM da FISIA.

“Sempre buscamos entender qual o comportamento de cada consumidor para que consigamos entregar o que ele precisa por meio de ofertas de produtos que estejam alinhadas ao seu histórico de compras, bem como o acesso a produtos, conteúdos e eventos exclusivos para membros. Nesta Black Friday, queremos continuar investindo em uma comunicação que permita que a Nike esteja em contato próximo e seja inclusiva com todas as pessoas.”

Já no segmento pet, o desafio da Zee.Dog em 2022 foi evitar que a marca perdesse força na Black Friday diante de eventos externos, como a Copa do Mundo e as eleições. Esse ano, portanto, o plano foi antecipar as promoções. A estratégia já se mostrou um sucesso na comparação com o ano passado, segundo Camila Armstrong, coordenadora de Performance da Zee.Dog.

“Crescemos mais de 60% em receita. O faturamento de Black Friday representou 40% do montante anual, sendo ele 65% da nossa estratégia de marketing e posso dizer que o Google foi, disparado, o nosso melhor canal para impulsionar vendas”, explica a executiva. “Os anúncios na Busca do Google foram destaque para geração de receita, mas as campanhas Performance Max [tipo de campanha do Google baseada em metas] também contribuíram de maneira significativa para o sucesso da nossa estratégia de negócio”.

Fonte: Consumidor Moderno
Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 31 de outubro de 2023 às 11:16


De acordo com o relatório “Estratégias e Expectativas para a Black Friday 2023“, divulgado pela Neotrust, a Black Friday deste ano irá registrar um crescimento estimado de 12% no faturamento em relação ao evento de 2022. O período que abrange a data promocional, de quinta-feira (23/11) a domingo (26/11), será marcado por uma elevação considerável nas vendas online, com o número de pedidos aumentando entre 7% e 11%.

Entre os compradores em potencial da Black Friday 2023, 77% têm expectativas altas ou muito altas para as ofertas deste ano.
A partir de dados coletados de mais de 2500 varejistas online de todo o país, a CONFI monitora mensalmente a evolução do cenário de e-commerce no Brasil — abrange, por exemplo, uma média diária de 1,5 milhão de pedidos. 


Compras antecipadas na Black Friday

No levantamento apresentado hoje pela manhã, 54% dos entrevistados dizem ter a intenção de antecipar suas compras de Natal durante o evento. No ano anterior, esse número representava apenas 27% das intenções. As categorias que mais terão impacto na queda de preços neste ano são as de roupas e calçados, perfume, maquiagem, cosméticos, chocolates e doces.

Head de Vendas da Neotrust, Luis Otavio Cambraia também lembrou que o mercado de televisores terá uma redução este ano, uma vez que em 2022 houve um boom de vendas na Copa do Mundo. “Apesar disso, aparelhos como Airfryer seguem vendendo muito, uma vez que seguem substituindo o micro-ondas”, disse.


Descontos e frete grátis são os principais motivadores para compras não planejadas

Para 67% dos brasileiros, a Black Friday é uma das datas mais esperadas do ano no varejo. Prova disso é que 52% dos entrevistados planejam comprar durante o evento deste ano, em comparação com 60% no ano anterior. Entre os compradores em potencial, 77% têm expectativas altas ou muito altas para as ofertas deste ano.

Os fatores que influenciam a decisão de compra são:
– 67% citam descontos nos produtos acima de 50%;
– e 47% mencionam frete grátis entre os principais motivadores para compras não planejadas.

Um destaques para este evento, de acordo com o Google, é que as buscas sobre a Black Friday este ano já são 24% maiores que em 2022. A MindMiners, por exemplo, já assegura que 6 em cada 10 brasileiros têm certeza de que comprarão na data.


Outros insights de consumo na Black Friday


Ainda dentro do estudo, 72% acreditam que os preços durante o evento realmente são os mais baixos — portanto, trata-se de um momento chave para aproveitar ofertas vantajosas. Além disso, 28% esperam até a sexta-feira para fazer suas compras, enquanto 22% realizam compras ao longo do mês de novembro.

Buscas na Black Friday

Sobre a pesquisa de produtos, destaque para:
– 18% começam a acompanhar os preços seis meses antes do evento; 
– 27% buscam três meses antes;
– 29% um mês antes;
– e 9% começam a procurar 15 dias antes da Black Friday;
– apenas 2% não planejam fazer pesquisa;
– 41% pesquisam em sites de busca;
– 38% procuram em sites confiáveis em que já tiveram boas experiências. 

Enquanto 35% fazem pesquisas diretamente por meio dos aplicativos das lojas, 32% usam redes sociais e 30% buscam informações em sites especializados. A pesquisa também aponta que 47%, quase metade dos compradores da Black Friday, planeja fazer compras tanto em lojas físicas quanto online, destacando a importância de implementar estratégias omnichannel.


Cartão de crédito e Pix são os preferidos

Em relação às formas de pagamento, o estudo verificou que:
– 68% planejam usar cartão de crédito;
– 51% Pix;
–  28% cartão de débito;
– 19% carteira digital;
– 16% dinheiro.
Para Cambraia, o uso das carteiras digitais diminuiu no início de 2023 em favor do uso de cartões de crédito, enquanto o Pix tem continuado a ganhar tração.


Quase metade planeja instalar app para comprar

Com o objetivo de se preparar para as promoções e ofertas, 54% dos entrevistados afirmaram que se inscreveram em listas VIP e baixam os aplicativos das lojas com antecedência.

No relatório, 86% das pessoas que instalaram algum aplicativo na Black Friday de 2022 o mantiveram instalado após a data. Fora isso, 48% pretendem instalar um aplicativo que ainda não possuem em seus aparelhos para a Black Friday deste ano, enquanto 33% disseram ainda não saber.

Os motivos para que usuários instalem aplicativos de compra da loja são:
– 58,8% frete grátis;
– 41,2% ofertas exclusivas;
– 39,2% cupons de desconto;
– 33,3% entrega rápida;
– 15,7% pagamento facilitado, entre outros.


Ticket médio maior na Black Friday

No terceiro trimestre de 2023, o faturamento do comércio eletrônico foi de R$ 35,6 bilhões — um aumento de 0,5% em comparação com o trimestre anterior. No entanto, o número de pedidos registrou uma diminuição de 0,7%, atingindo a marca de R$ 75,4 milhões.

Já o ticket médio, que chegou a R$ 473 no terceiro trimestre de 2023, se aproxima do patamar histórico mais elevado. Em 2022, foi de R$ 454 e aumentou para R$ 597 durante a Black Friday.

Enquanto a maioria dos compradores afirme um gasto entre R$ 100 e R$ 1.000 no evento, cresce o número de pesquisados que pretendem gastar mais de R$ 2 mil quando comparado a 2022.

Previsão de faturamento na Black Friday 2023

Por fim, a pesquisa trouxe um comparativo de faturamento dos lojistas de e-commerce para a Black Friday 2023. Comparado ao valor arrecadado em 2022 (R$ 6,15 bilhões), a Neotrust espera que o evento deste ano chegue a R$ 6,92 bi — um aumento de 12,6%.

Separado pelos dias próximos à data, os valores são: R$ 1,58 bi na quinta-feira, R$ 4,91 bi na sexta-feira, R$ 1,42 bi no sábado e R$ 0,88 bi no domingo. Vale ressaltar que 74% das pessoas já estão pesquisa os produtos que pretendem comprar na data. 

Fonte: E-commerce Brasil