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Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 08 de dezembro de 2020 às 10:37


Pense em um homem que todos os dias quando acorda, levanta, toma o seu café da manhã e vai correndo para um rio com um balde. Ele chega neste rio de manhã cedo e enche o recipiente. Com um único problema: o balde está furado.

Mas mesmo assim ele continua em sua missão e enche o balde de água novamente. O balde começa a esvaziar. Ele enche o balde novamente. O balde começa a esvaziar. Ele enche o balde novamente.

E assim repetidamente durante todo o dia, até o momento que ele vai para casa. São horas e horas do seu dia nessa missão e ele realmente acredita que está tudo bem, afinal, ele está “sendo produtivo” enchendo o balde.

Nesse momento você pode estar pensando que ninguém faria isso, não faz nenhum sentido.

Mas talvez você seja o homem do balde. O balde seja a sua empresa. E a água os seus clientes.


Porque você deve se preocupar com a retenção?

Parece óbvio que você deve cuidar dos seus clientes atuais, mas muitos empreendedores, em busca de um crescimento acelerado, focam todos os seus esforços em adquirir novos clientes, e esquecem completamente dos clientes atuais.

Sendo assim o crescimento dessas empresas se torna insustentável. Elas colocam muitos clientes para dentro, mas não conseguem ter uma relação LTV/CAC saudável e lucrativa, que verdadeiramente faça sentido.

Muitas das empresas que estão focando todos os seus esforços em crescer rapidamente, provavelmente ainda nem deveriam pensar em growth.



Seu melhor ROI

O motivo para isso é muito simples: seu melhor retorno sobre investimento está nos seus clientes atuais.

Talvez você acredite que estamos falando isso simplesmente porque “é bonito” cuidar do clientes, mas a realidade é que os dados são bem claros quanto a importância de se levar a melhor experiência possível para os consumidores:

* Reter um cliente é 5x a 7x mais barato do que adquirir um novo.
* Aumentar a sua retenção pode significar um acréscimo de 20% a 95% no seu lucro.
* As chances de vender para quem já é seu cliente podem chegar a 70%, enquanto para novos clientes as chances estão entre 5% e 20%.
* Um cliente satisfeito indica a sua empresa para 3 pessoas próximas.
* Clientes satisfeitos gastam 140% a mais e tem o triplo de chance de realizar novas compras.


Sabendo de todos esses dados acima não restam dúvidas: cuidar do seu cliente atual é extremamente lucrativo e não existe forma melhor de crescer do que dando a melhor experiência possível para quem já está com você.

Na verdade, qualquer crescimento onde o cliente não esteja satisfeito com o produto é insustentável. São os consumidores satisfeitos que vão funcionar como canal de aquisição de novos clientes e indicar a sua empresa para amigos e familiares. 

Mas também são eles que vão gastar mais em sua jornada, comprando mais vezes, produtos de ticket mais alto, por mais tempo. Não existe forma melhor de ter uma ótima relação LTV/CAC.

Por exemplo: caso você construa uma boa escada de valor, um cliente que entra por um produto de ticket baixo pode subir até os seus produtos mais caros – e lucrativos – sem gerar nenhum custo adicional de aquisição. Pelo contrário, gerando ainda mais lucro durante esse processo.O que podemos aprender com isso?

Para melhorar a sua retenção é necessário garantir uma experiência incrível aos seus consumidores. Mapeie toda a jornada do seu cliente, desde o momento que ele conhece a sua empresa, passando pelo momento da compra até o pós-venda e veja como você pode diminuir os entraves e aumentar a felicidade do consumidor durante este processo.

Toda a empresa precisa ter o mesmo foco: dar aos clientes o melhor nível de satisfação possível. Medindo NPS, MHS e a taxa de retenção você conseguirá tirar insights valiosos de quais clientes ficam mais tempo com você, quais conseguem ver mais valor na sua solução e quais são os mais satisfeitos.

Fazendo estas análises e cuidando da sua relação com os clientes, você vai parar de desperdiçar dinheiro com os clientes errados e começar a ter grandes resultados, atingindo quem realmente precisa, e gosta, de você.

Fonte: Gestão 4.0
Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 08 de dezembro de 2020 às 10:13


Especialista lista principais erros e uma estratégia prática do que fazer para seu resultado do marketing ser rápido e eficaz.

Nos últimos anos, investir em diversas estratégias de marketing digital se tornou essencial para muitas empresas, afinal, já é sabido que o digital invadiu o mundo dos negócios. Com o isolamento social e a necessidade de migrar as vendas de produtos e serviços, os empreendedores enxergaram as redes sociais como uma oportunidade para se manter estável. Para se ter uma ideia, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 70% dos brasileiros têm acesso a internet e, desse número, 97% acessa por meio dos dispositivos móveis. Isso comprova a necessidade das corporações entenderem o papel do marketing digital.

Porém, de acordo com Alex Vargas, especialista em marketing digital e empreendedor digital com 800 mil inscritos em seu canal no YouTube, mesmo funcionado como uma solução para muitos empreendedores, existem algumas estratégias realizadas de maneira inadequada que podem gerar um efeito contrário do desejado. “São detalhes simples mas que podem passar despercebidos e estragar totalmente sua estratégia de vendas. Por isso, construir uma boa vitrine virtual é essencial”.

Abaixo, o especialista lista os principais erros e uma estratégia prática do que fazer para seu resultado do marketing ser rápido e eficaz. Confira:


1. Falta de paciência

Tome cuidado com o imediatismo, ansiedade e desespero. “Não é correto pensar que uma coisa que você nunca fez vai funcionar perfeitamente logo na primeira vez. Não podemos comparar nossa primeira semana com os três ou quatro anos de uma outra pessoa. Normalmente, os processos no marketing digital não são rápidos. Gosto de indicar a estratégia do 100 - 100 coisas, 100 dias, quando nos damos esse período cria-se um espaço de tempo para os resultados aparecerem. Pensa: quanto tempo que leva uma faculdade? Quanto tempo é um contrato de trabalho? Então, se livre desse imediatismo, dessa ansiedade, desse desespero, saiba que as coisas não vão acontecer logo de primeira, e que tudo leva o seu tempo”, alerta Alex Vargas.


2. Falta de planejamento

É necessário entender que todos os empreendedores de sucesso tem um ponto em comum: disciplina. “Ela é fundamental em um negócio, principalmente no início, e você precisa entender como é sua disciplina do dia a dia, seguindo horário, alimentação, exercícios, trabalhando a mente, para manter o foco. Não se compare com quem já está no mercado há muito tempo, ou com perfis de ostentação, siga a sua estratégia e tenha paciência e compreensão com seu processo”.


3. Não fazer uma análise de concorrência

Para a estratégia ser completa logo de início, também é preciso fazer uma análise de quem são os concorrentes e o que estão falando. “O intuito aqui é entender o que está falando na estratégia do outro para aplicar em seu negócio. Por exemplo: um arquiteto percebe que seus concorrentes não estão falando sobre design biofílico, você pode levar essa novidade para os seu público. Então, faça esse diagnóstico desde início”, complementa.


4. Ter um site não seguro

Esse é um erro bem comum e que os empreendedores, muitas vezes, desconhecem. “Caso você queira aplicar algumas estratégias no seu site, na hora da criação, é preciso se certificar se o mesmo está habilitado para receber as ações de marketing digital. Isso porque, é preciso que as suas visitas se tornem em algum tipo de conversão (leads ou vendas). Apenas os anúncios em si não vendem e nem geram contatos”, salienta.


5. 80% Prática e 20% Teoria


O “Princípio de Pareto” também pode ser aplicado ao marketing digital. A partir dele é possível saber uma propensão dos resultados dentro dos negócios. “Só estudar e não partir para a ação não vai funcionar. Não fique esperando o momento, cenário ou equipamentos ideais, apenas comece. No início, demorei para colocar em prático tudo o que aprendi, pensava na câmera ideal para gravar o vídeo, edição e outras pontos, mas o mais importante é o conteúdo e ir aprendendo na prática. É fundamental se atualizar, mas também tudo que foi visto deve ser colocado em prática. Estude em 20% do seu tempo e aplique 80% o que aprendeu. Essa teoria também vale em outros sentidos, como 80% dos resultados estão relacionados a 20% dos investimentos”.


6. Não identificar o nicho, produto e estratégia

Saiba qual caminho você quer seguir e persiga nele. “Se você está trabalhando com Dropshipping, por exemplo, um segmento que cresce a cada dia e que o empreendedor é responsável por precificar a venda e o marketing da loja, é necessário focar em um produto e estratégia: se está vendendo uma câmera específica, faça campanhas recorrentes e se torne um especialista nessa área, assim os seus clientes vão chegar até você. Além disso, saiba focar em um produto e na estratégia: se vai fazer vídeo para o Youtube fique neste canal até dar certo, faça roteiro e conclua”.

É importante deixar claro que o mundo do marketing digital é bem amplo e que existem diversas formas de fazer o seu negócio aparecer, seja vídeos, campanhas no Google e nas redes sociais ou até por meio de conteúdos. “Veja qual delas se encaixa melhor para o seu negócio e siga as dicas que o resultado será positivo”, finaliza o especialista.

Fonte: Administradores.com