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Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 26 de setembro de 2023 às 10:44


Estudo comprova que 40% dos brasileiros que compram pela internet tomam suas decisões baseadas na recomendação de algum influenciador. Saiba como fazer um bom marketing pessoal para potencializar seus negócios.

Estudos já comprovaram que o marketing pessoal é uma estratégia poderosa quando se trata de vendas. Em tempos de ascensão das redes sociais, ter a imagem pessoal vinculada ao produto ou serviço da empresa permite uma conexão mais pessoal com o público consumidor. De acordo com a pesquisa Influencer Marketing Hub, 40% dos brasileiros que compram pela internet tomam suas decisões baseados nas recomendações de algum influenciador.

O empresário que antes era visto como um condutor de negócios, agora é visto como um potencial influenciador. Essa mudança é uma resposta ao comportamento do consumidor que passou a comprar mais produtos por influências nas plataformas digitas. Com isso, o Instagram, TikTok e LinkedIn desempenham um papel crucial nas estratégias de vendas. Para se ter uma ideia, o mercado de influenciadores movimentou cerca de R$ 87,36 bilhões.

Embora, exista um campo gigantesco nas mídias sociais para potencializar os negócios, ter apenas uma boa imagem não é suficiente. É fundamental a utilização do poder do marketing pessoal de forma cuidadosa e intencional com o objetivo de se comunicar de forma eficaz com o consumidor para gerar valor ao negócio e consequentemente resultar em vendas.

“Tiktokização” das profissões

A arquiteta especializada em iluminação Nicole Gomes, alcançou uma marca de 70 mil seguidores em sua conta no Instagram aplicando os princípios do marketing pessoal. Com uma audiência engajada, a influencer vem desempenhando um papel significativo na ampliação da visibilidade e no aumento da sua marca Labluz. Em sua conta pessoal a arquiteta dá dicas de iluminação para arquitetos, além de mostrar o seu lifestyle no Instagram.

Para Nicole é consideravelmente mais simples para alguém perceber que uma empresa possui uma figura, o que facilita a conexão direta com ela ou com o próprio negócio, gerando um sentimento de confiança e segurança. “Humanizar uma marca e aproximá-la do consumidor é um tanto benéfica. Quando compartilho conteúdo sobre iluminação, isso aumenta a autoridade da Labluz, pois uma pessoa com profundo conhecimento técnico está por trás da loja.”

O que aconteceu com Nicole faz parte de um movimento que ficou conhecido no auge do isolamento social: “Tiktokização” das profissões. Esse é um termo popular onde profissionais de diversos segmentos foram para as mídias sociais para mostrarem dos seus produtos e serviços.

Várias celebridades já entenderam há muito tempo o poder que o marketing pessoal tem como força de vendas. Celebridades como Bianca Andrade, com sua marca Boca Rosa; Ana Hickmann com sua marca de bolsas e óculos e Giovana Antonelli, com rede de depilação Gio Laser. Todas em comum utilizam de um conjunto de estratégicas para se conectarem com esse público.

Como melhorar a imagem pessoal?

Não é da noite para o dia que se constrói uma imagem profissional. Aplicar o marketing pessoal requer um conjunto de estratégias e ações para construir uma imagem positiva, além de influenciar pessoas. De acordo com José Roberto Marques, CEO do IBC Coaching,  em seu blog, para se fazer um bom marketing pessoal é fundamental construir uma imagem profissional que transmita confiança e competência. Abaixo, Marques lista algumas dicas:


ANALISE SEU CENÁRIO ATUAL

Comece analisando seus pontos fortes e fracos. Exemplos:
Pontos fortes: determinação, boa formação acadêmica (graduação e pós-graduação), organização, boa comunicação interpessoal, facilidade com números.
Pontos fracos: procrastinação, teimosia, ansiedade, ausência de segundo idioma.
Oportunidades (o que é possível fazer): curso de idiomas, mestrado internacional, liderar equipes.
Ameaças (o que pode te prejudicar): crise no setor, aumento da concorrência na área, risco de terceirização da atividade profissional.


DETERMINE SEUS OBJETIVOS

Tenha em mente onde você quer chegar. Ter objetivos profissionais depende de seus desejos e de seus esforços. É muito importante definir prazos para que esses objetivos sejam alcançados, assim como as empresas costumam fazer.

Como é possível perceber, as metas profissionais podem ser bem diferentes umas das outras. Tudo depende de como você se sente atualmente, o que só será possível perceber por meio do autoconhecimento. Lembre-se de que o ideal é ter metas para curto, médio e longo prazo.


DESENVOLVA SUAS HABILIDADES TÉCNICAS

Depois de definir aonde você quer chegar, a próxima pergunta é: como você deve chegar lá? A evolução profissional de uma pessoa depende de dois fatores: o avanço nos estudos e o acúmulo de experiências na área.

Portanto, é preciso reciclar o que você já aprendeu e também ampliar seus horizontes para novos conhecimentos. Todas as áreas profissionais que existem passam por descobertas e atualizações constantemente, de modo que você precisa acompanhar essas atualizações para manter-se competitivo.

Fonte: Consumidor Moderno
Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 26 de setembro de 2023 às 10:37


Cada vez mais varejistas sentem os efeitos de influência da Geração Alpha. Sobretudo o público entre 8 e 12 anos, que ainda que não tem poder de compra, mas possuem grande poder de influência nas compras familiares.

Esses pré-adolescentes estão crescendo com ferramentas digitais e meios de comunicação online que lhes dão uma janela para o consumismo desde cedo. Desde o aumento do uso de tablets e computadores nas escolas até assistir a resenhas de brinquedos e vídeos de desembalagem no YouTube.

O acesso à tecnologia também está moldando continuamente as suas expectativas em relação à experiência de compra, tornando a conveniência e a gratificação imediata grandes prioridades. Dessa forma, eles esperam experiências online perfeitas, entrega rápida e ofertas personalizadas como algo natural. Expectativas que compartilham entre amigos e familiares.

Como resultado, jovens da Geração Alpha valorizam marcas com missões e ações claras que envolvam inclusão e a sustentabilidade. De acordo com a Mintel, o mercado de roupas infantis crescerá de 6,8 bilhões de libras para cerca de 7,3 bilhões de libras por ano até 2027. Nesse sentido, reunimos estudos de casos de marcas com foco no público pré-adolescente.

JOHN LEWIS


A John Lewis lançou em 2023, sua primeira marca própria focada especificamente em crianças de sete a 12 anos. A linha de roupas infantis busca atender às necessidades das crianças e dos pais através de produtos autênticos e acessíveis ao orçamento dos pais.

A marca entende que esses jovens, começando a escolher suas roupas e desenvolver seus estilos, não estão interessados em roupas de coleções mais jovens. Além disso, a exposição digital torna o grupo adolescente mais atento às tendências da moda.

Pensando nisso, a linha de roupas da John Lewis se concentra em looks inspirados nos anos 90 e 2000, com moletons grandes, camisetas gráficas e calças cargo.


HOLLISTER

Pensando em dar mais autonomia aos jovens durante as compras online e diminuir o número de carrinhos abandonados, a Hollister lançou no final de 2022 um recurso exclusivo para o seu e-commerce.

Chamado de Share2Pay, o recurso permite que os consumidores escolham seus produtos, adicionem ao carrinho e compartilhem o link com quem vai pagar as compras. Assim, os pais ou qualquer pessoa pode finalizar as compras de forma mais ágil, sem precisar estar perto da criança ou adolescente.

H&M X ROBLOX



Um estudo da Razorfish e Vice Media, verificou que 57% da Geração Z se sentem mais confortáveis ​​em expressar-se através dos jogos do que na vida real. Nesse sentido, a H&M lançou em janeiro de 2023, uma experiência virtual focada na sustentabilidade e na autoexpressão, sobretudo entre o público mais jovem.

A H&M Loooptopia Experience no Roblox, oferece minijogos, sessões de estilo e eventos ao vivo onde os jogadores podem coletar itens e usá-los para criar roupas digitais para seus avatares. Além disso, trocar e reciclar roupas com amigos desbloqueia elementos especiais para personalizar seu avatar.

O nome da experiência é inspirado no ‘Looop’, o sistema de reciclagem disponível nas lojas da H&M. Com isso a varejista espera influenciar ações positivas dos clientes na vida real, aproveitando o Efeito Proteus, o fenómeno em que o comportamento dos indivíduos em mundos virtuais é influenciado pelas características e pela aparência do seu avatar.


KIBU

A Batch.Works, empresa de fabricação circular, uniu forças com o estúdio de design Morrama para apresentar os fones de ouvido Kibu, um produto projetado para ser montado, personalizado e reparado por crianças.

Os fones de ouvido são desenvolvidos no estúdio da Morrama, em Londres, e utilizam PLA reciclado derivado de resíduos de embalagens da indústria agrícola. O lançamento formal do Kibu está previsto para o final de 2023. Para garantir a segurança do uso das crianças, o design apresenta partes ampliadas para minimizar o risco de ingestão pelo público-alvo, crianças de cinco a onze anos.

O projeto aborda a questão do lixo eletrônico por trás da criação dos fones de ouvido. Além disso, o design modular facilita a substituição de peças quebradas, ao mesmo tempo que permite ajustes para garantir o conforto à medida que a criança cresce.

COACHTOPIA

Coachtopia é uma nova submarca da marca de artigos de couro Coach que usa restos do chão da sala de corte que, de outra forma, teriam ido para aterros sanitários. Falamos recentemente sobre o sucesso da submarca focada no público adolescente.

Fonte: GDRUK e Ponto de Referência