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Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 18 de abril de 2023 às 11:01


Vince Carrari, Diretor de Advertising do Spotify no Brasil, trouxe uma visão bem interessante sobre o poder do áudio e da música para marcas durante sua apresentação no festival de inovação MMA Impact, que acontece em São Paulo.

O executivo abordou os resultados da última pesquisa realizada pelo Spotify, a Sonic Science 2.0, que fala sobre como o áudio afeta o cérebro, corpo e emoções dos ouvintes e como as marcas podem se beneficiar com isso.

Vince, que também é músico, afirma que o áudio “tem o poder de mudar nosso comportamento e nossas emoções, e isso também captura o interesse das marcas”.

“Campanhas de publicidade você se lembra delas muito mais pela música. As imagens nem sempre trazem essa memória de forma tão rápida e marcante”.

O áudio afeta nossas emoções e nossas rotinas, sem dúvida. Vince diz que com a chegada de ferramentas digitais e plataformas de streaming esse poder aumentou e abriu-se novos caminhos para as marcas alcançarem novos públicos através do áudio. Desde que elas respeitem alguns critérios.

“Quando você for comunicar sua marca lembre-se de que cada momento tem uma música certa para as pessoas, então, sua publicidade deve estar dentro daquele contexto”.


Sonic Science 2.0

A pesquisa Sonic Science 2.0 comprova que as pessoas ouvem mais de 2 horas por dia de música e podcasts só no Brasil. E as marcas estão apostando nesse tipo de formato cada vez mais.

O levantamento mostra que entre os pesquisados, 23% dizem que a música aumenta sua performance no dia a dia. Já 73% estão abertos a ouvir anúncios desde que eles tenham contexto com aquilo que eles estão ouvindo.

“Se a sua audiência está ouvindo uma playlist de esportes, por exemplo, crie propagandas que tenham a pegada e sons relacionados com aquele momento”.

Para Vince, tempo também é valioso no áudio. “Você tem poucos segundos para isso. Não subestime esse tempo tão valioso das pessoas quando for fazer propaganda em áudio”.

A Sonic Science 2.0 mostra que um em cada cinco participantes do estudo disse ter pesquisado online uma marca ou produto após ouvir o anúncio no Spotify. Além disso, 30% disseram ter maior propensão a comprar um produto ou serviço que ouviram no Spotify.Relevância e contexto

A relevância contextual, segundo Vince, é o que torna as mensagens de marca via áudio prazerosas e faz com que as pessoas percebam as mensagens de forma mais envolvente.

A Sonic Science 2.0, mostra, por exemplo, que as pessoas que se deslocam de manhã ou à tarde estão mais propensas a interações via áudio. Nesses períodos, o nível de engajamento dos participantes do estudo foi 11,3% maior quando estavam ouvindo o Spotify.

Já o astral melhorou em 0,73 em uma escala de dez pontos. Em termos de lembrança, o nível de precisão dos participantes do estudo ao lembrar as marcas dos anúncios que ouviram no Spotify foi 5,3 vezes maior em comparação a um modelo baseado em acertos por acaso.

Ao final, Vince deixou claro como o marketing via áudio e todo seu contexto digital está criando grandes oportunidades para as marcas. A música certamente é o fio condutor dessa jornada.

Quando as marcas percebem seu poder e sabiamente conseguem desenvolver sua mensagem dentro desse novo contexto digital, ágil e personalizado, o impacto é realmente poderoso.

Fonte: Consumidor Moderno
Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 11 de abril de 2023 às 11:33


Há muitas coisas que influenciam no número total de vendas, não apenas a qualidade do produto e sua divulgação. Um dos mais importantes, por exemplo, é a precificação, pois deve estar dentro do que o público considera aceitável. Porém, você ainda pode usar esse número para fechar mais negócios com uma estratégia de preço psicológico.
Pode parecer algo estranho falando desse jeito, mas você muito provavelmente já viu essa estratégia como cliente. Se implementada corretamente, pode aumentar bastante o desempenho de vendas dos seus produtos.
Acompanhe e entenda como.


O que é a estratégia de preço psicológico?
Em essência, trata-se de uma estratégia que usa o preço do produto para influenciar a compra, mas não necessariamente com um valor mais baixo. É apresentar essa aquisição para o cliente de forma que ela pareça mais atrativa à primeira vista. O resultado disso é que a compra se torna mais satisfatória, pois o cliente nota rapidamente os benefícios das ofertas e do preço.


Como aplicar a estratégia do preço psicológico?
Se você já tem uma boa precificação para seus produtos, então não é difícil estabelecer colocar uma estratégia de preço psicológico em prática. Veja aqui alguns dos principais pontos envolvidos.


Preços quebrados
Uma tática simples, mas eficaz, é não usar o preço cheio para nenhum produto. Ao invés de dizer que um produto custa R$50, diga que ele custa R$49,99. O valor final que você recebe pela venda ainda é praticamente o mesmo, mas o cliente percebe um valor menor, pois olha os dois primeiros números com mais facilidade, o que torna a compra mais atrativa.


Desconto real X percentual
É bem comum oferecer descontos para fechar mais vendas. Porém, a forma como eles são enquadrados também é importante. O desconto real, quando você mostra o valor completo economizado, é ideal para produtos de maior valor, acima de R$100, pois a diferença é mais visível. Já o desconto percentual é indicado para produtos abaixo de R$100, pois a porcentagem parece mais significativa que o valor final.


Valor por quantidade
Outra estratégia de preço psicológico é mudar não o preço, mas o valor entregue ao cliente. Por exemplo, promoções de “compre 4 e ganhe 1 de graça”, em que há um desconto efetivo em relação ao total da compra. Elas são atrativas para o público, que recebe algo de graça, e para a empresa, que faz uma venda de maior volume.


Confirmar o preço sem desconto
Outra tática efetiva é mostrar o preço original do produto, antes do desconto, para que o cliente veja a diferença. Esse método ajuda a reforçar a importância e o valor dessa economia para o cliente, o que o deixa mais inclinado a fazer a sua compra agora.


Facilitar o parcelamento
Muitos clientes não podem fazer uma grande compra à vista, mas estão dispostos a fazer uma compra parcelada. Se você esclarecer as condições de parcelamento ou mesmo apresentá-las junto do produto, muitos clientes vão tomar a decisão de compra rapidamente.

Fonte: Echosis