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Estratégia & Marketing Postado em segunda-feira, 15 de abril de 2024 às 09:47


O Dia das Mães é uma das datas sazonais que mais movimentam o comércio durante o primeiro semestre, isso porque esse é um evento que tem um apelo emocional muito grande envolvido. Essa é uma compra que praticamente já está prevista no orçamento anual dos consumidores, pois, independentemente do tamanho ou valor, queremos presentear aquelas que nos deram amor incondicional. Confira algumas dicas para aumentar suas vendas em uma das datas mais importantes do varejo brasileiro.

Então, é claro que você, dono, analista, gerente… do e-commerce, vai apostar no Dia das Mães para impulsionar as suas vendas de 2024. Afinal, o comércio eletrônico é o setor que mais viu as vendas crescerem nos últimos anos. E isso é o que eu vou te mostrar logo a seguir.


O impacto direto da comemoração no e-commerce

O Dia das Mães é uma data quase universal para o varejo. Muitos segmentos e nichos de mercado conseguem promover algum tipo de campanha relacionada à data. Desde as lojas de joias, eletro, vestuário até mesmo os supermercados podem se beneficiar dessa sazonalidade, que acontece no segundo domingo de maio.

Para se ter ideia, essa é uma das únicas datas do ano, juntamente com o Natal, em que até as marcas de luxo fazem ações para promover sua marca. Tudo isso pelo estreitamento de vínculos afetivos que envolvem o evento e que também podem criar laços das marcas com seus consumidores.

Dito isso, é interessante observar como o mercado se comportou na última edição do Dia das Mães. Em 2023, as vendas online cresceram 11,8%, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), ao mesmo tempo que o comércio físico apresentou uma queda.

Assim, o faturamento do e-commerce ficou em R$ 6,7 bilhões no Dia das Mães 2023, enquanto o ticket médio fechou em R$ 478,57, e o número de pedidos online atingiu os 14 milhões. Esses dados foram divulgados oficialmente pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).


O comportamento do consumidor na data

Um ponto importante que pode guiar a sua ação de Dia das Mães é a análise dos hábitos de consumo dos clientes. Voltando à pesquisa do ICVA, que citei no tópico anterior, os principais presentes de 2023 foram dos setores de acessórios e vestuários, seguidos de aparelhos eletrônicos e itens de decoração. Já os segmentos que tiveram aumento de vendas foram: livraria, papelaria, ótica, joalheria, cosméticos e higiene pessoal.

Além de acompanhar o comportamento dos consumidores no mercado de modo geral, é extremamente importante fazer um levantamento do seu próprio público-alvo. Por meio de ferramentas de análise de dados e de inteligência artificial, por exemplo, é possível identificar quais produtos têm maior procura no Dia das Mães, quais tipos de descontos têm mais apelo, ou qual a data ideal para começar a liberar as promoções.

Com o uso de dados, você pode até mesmo prever a demanda e manter o seu estoque abastecido para a data. Afinal, estamos vivendo tempos em que o uso de dados para a tomada de decisão é a chave do sucesso do e-commerce.


O que fazer para se destacar da concorrência

Não há uma fórmula mágica para fazer com que o seu e-commerce se dê bem no Dia das Mães 2024, afinal, cada ramo de atuação tem as suas particularidades. Mas há algumas estratégias que você pode aplicar, principalmente quando se fala de fidelização da sua base atual de clientes: abertura do período de promoções antes com acesso restrito para usuários cadastrados no site, ou até incentivo de cashback para eles voltarem a fazer pedidos após a data.

Além disso, uma comunicação personalizada, com o uso de dados, pode ser um ótimo diferencial da sua loja online, ao mesmo tempo que a experiência de compra e a usabilidade do site precisam estar impecáveis para que o cliente tenha segurança em comprar pela internet.

Porém, há um tema que merece cuidado para que a satisfação do cliente esteja garantida e para que ele veja a sua loja como opção vantajosa para fechar um pedido online: a competitividade logística. Hoje, os e-commerces que disponibilizam diversas opções de frete saem à frente, assim como aqueles que contam com o sistema de entregas no mesmo dia (same day delivery), para suprir a demanda de compradores de última hora.

Seja qual for a estratégia ou a tendência de mercado que você vai aplicar no Dia Das Mães, saiba que o sucesso do seu e-commerce depende de decisões que façam sentido para a saúde do seu negócio. Portanto, pense sempre nas inciativas a curto, médio e longo prazo. Somente com um planejamento bem estruturado, você poderá colher os frutos dessa data tão importante para o varejo.

Fonte: Ecommerce Brasil
Estratégia & Marketing Postado em segunda-feira, 25 de março de 2024 às 14:49

O estudo FlashBack, realizado pela R/GA a pedido do Google Cloud, analisa a performance do e-commerce durante a Black Friday para descobrir o que melhorar ou explorar na edição do ano seguinte.



Chatbot humanizado

Com 30 e-commerces em diferentes segmentos (Marketplace, Moda & Esportes, Drogarias e Beleza, e Pets), percebe-se uma preocupação crescente em melhorar a experiência de atendimento ao cliente através da linguagem natural por intermédio de chatbots.

Em 2022, apenas 3 das 25 empresas analisadas utilizavam chatbot com linguagem natural. Em 2023, no entanto, 12 das 30 empresas pesquisadas passaram a adotar essa tecnologia, resultando em um aumento de 233%.

“A IA tem sido fundamental para que os varejistas obtenham uma operação mais eficiente, além de oferecer uma melhor experiência digital ao consumidor, principalmente em um momento tão importante do ano que é a Black Friday”, explica Maykon Fernandes, Diretor de Vendas e Head de Indústria do Google Cloud.

“As nossas soluções para o varejo aproveitam inovações em análise de dados e inteligência artificial para ajudar os varejistas a atender às necessidades dos consumidores”, conclui.


Busca

Outra questão grave para o e-commerce é a parte das buscas semânticas. 22 dos 30 e-commerces analisados não entregaram um resultado satisfatório neste quesito, um problema que se estende para além da Black Friday. A busca semântica é uma busca por contexto, por exemplo: buscar por ‘rosto ressecado’ e receber como resultado sugestão de hidratantes faciais.

Além disso, 18 dos 30 e-commerces não entregam resultados quando há algum erro de digitação na busca.


Acessibilidade

Apenas dois dos aplicativos investigados pela pesquisa oferecem recursos extras de acessibilidade, como como libras ou text-to-speech (tecnologia que converte texto em áudio), e somente 4 dos 30 e-commerces atingiram a pontuação ideal em acessibilidade, que é de 90 a 100, segundo métricas do Lighthouse.

Isso levando em consideração que, segundo o IBGE, 18,6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência no Brasil.


Entregas

As entregas, por sua vez, são sempre pontos delicados tanto para consumidores quanto para lojistas. Uma possível solução para evitar entregas malsucedidas é o agendamento das entregas, que é realizado apenas por metade (15 de 30) dos e-commerces analisados.

As entregas rápidas – ou mesmo de urgência – também são uma questão, já que apenas 2 dos 30 e-commerces conseguiram realizar entregas em apenas um dia.


Tec em dia

Por fim, mas não menos importante, está a queda das páginas de produtos em momentos de tráfego muito intenso de visitantes. Segundo o estudo, no dia da Black Friday em 2023, 8 de 30 e-commerces enfrentaram erros de timeout, e 23 dos 30 apresentaram algum tipo de falha durante a compra.

Na edição do ano anterior, o estudo apontou que 7 dos 25 e-commerces analisados apresentaram erros de timeout no dia da Black Friday, apresentando uma discreta melhora, indo de 28% para 26%.

“Estamos na quarta edição do estudo e é possível notar que, apesar de ainda haver alguns pontos importantes de melhoria, outros apresentaram uma evolução significativa. É o caso da adoção da linguagem natural nos chatbots, o que mostra a influência que a IA vem desempenhando no mercado e a tendência de adoção cada vez mais ampla pelos varejistas”, explica Marisa Kinoshita, gerente sênior de marketing do Google Cloud Brasil.

Fonte: Ecommerce Brasil