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Estratégia & Marketing Postado em segunda-feira, 05 de fevereiro de 2024 às 14:01
 
O investimento de R$ 25 milhões é estratégico para garantir mídia 360º, incluindo TV, Paid Media, Influenciadores, Podcasts e Digital Out-of-Home (DOOH).

O brasileiro é um dos consumidores mais conectados do mundo e empresas que querem se destacar e prosperar não subestimam a importância do investimento em marketing. Em um movimento estratégico para fortalecer sua presença no mercado, a Daki, aplicativo brasileiro de supermercado online e entrega de produtos essenciais sob demanda, anunciou recentemente a captação de um investimento significativo de R$ 25 milhões da 4Equity Media Ventures. Este investimento marca uma parceria estratégica entre a Daki e o primeiro fundo independente da América Latina no mercado de mídia para capital.

O investimento impulsionará as estratégias de marketing, fortalecendo ainda mais sua presença em espaços publicitários ao longo de 2024 em troca de participação acionária. A companhia, está atravessando um período de expansão, não apenas consolidando sua posição no mercado de entregas rápidas, mas também ampliando sua proposta de valor e seus serviços. O objetivo é abranger todas as jornadas de compra do consumidor, oferecendo um sortimento amplo e diferenciado, além de implementar novas modalidades de entrega para atender a qualquer demanda, seja por uma entrega instantânea ou agendada.

O recente montante captado pela Daki será direcionado para várias frentes estratégicas, apoiando sua posição no mercado. Uma das principais áreas de foco é a manutenção de um inventário “always on” para suas campanhas publicitárias em diferentes canais.


Investimento, confiança e presença de mercado

Rafael Vasto, CEO e Fundador da Daki, expressa otimismo com a atual fase da empresa:

“O investimento da 4Equity chega em um momento muito positivo para acelerarmos nossas estratégias de marketing e solidificar ainda mais a presença da Daki no mercado. Estamos indo além das fronteiras convencionais para conquistar os brasileiros e, de fato, redefinir a forma de se fazer supermercado no Brasil. Este investimento é mais um voto de confiança em nossa visão de se tornar a solução completa e definitiva do varejo alimentar moderno, e com ele, estamos reforçando nossa presença nos canais do futuro: influenciadores, Podcasts e Digital Out-of-Home (DOOH), Paid Media e TV”.

A companhia tem buscado evoluir para se tornar uma solução completa de supermercado e oferecer para o setor uma proposta única, que entrega desde as compras por conveniência até compras de abastecimento. Focando em experiência do consumidor e alta qualidade de serviço, a empresa aposta em uma tecnologia 100% proprietária e um modelo de negócio diferenciado. As dark stores, funcionam como pequenos centros de distribuição, com raio de entrega reduzido a poucos quilômetros, com estoque e entrega próprios viabilizam a agilidade e eficiência desde a escolha dos produtos até a entrega, garantindo a experiência do cliente.

“Mídia e publicidade bem feitas podem ser vetores essenciais no crescimento e aquisição de novos clientes em uma empresa. Fizemos e criamos muita coisa até aqui, mas entendemos que precisamos investir em uma publicidade inovadora e criativa, e trazer os meios para perto das nossas estratégias. Em um mercado vasto e em constante mudança de hábitos em direção a compras online de alta qualidade, é essencial mantermos uma presença marcante e diferenciada. Buscamos plataformas de divulgação que cresçam e se destaquem continuamente, refletindo a evolução do nosso negócio como algo indispensável na vida dos consumidores”,  destaca Natália Melo, Diretora de Brand Marketing da Daki.


Mídia como estratégia para atrair clientes

O movimento alinha-se com dados de um estudo da Associação Brasileira de Marketing Digital (ABMD) que concluiu que as empresas com maior exposição em canais relevantes conseguem aumentar seu faturamento em até 15%. O modelo de mídia em troca de ações da 4Equity envolve a análise das necessidades de negócio da startup, buscando entre os veículos investidores a melhor combinação de mídia para atingir os objetivos da empresa investida.

“Olhamos extensivamente para o mercado e acreditamos que a Daki seja a empresa melhor posicionada para liderar a disrupção do varejo no Brasil”, diz Renato Mendes, co-fundador da 4Equity. “Essa parceria é um passo significativo na consolidação da visão de que o media for equity é uma alavanca poderosa para impulsionar o crescimento do ecossistema empreendedor”.

Rafael Vasto conclui destacando que o investimento não apenas representa um marco financeiro, mas também um passo importante da empresa rumo à liderança de mercado. “A Daki está pronta para o próximo nível. Com esse investimento, queremos alcançar novos mercados e outros públicos, consolidando nossa posição como líder do mercado de supermercado e essenciais sob demanda no Brasil.”, conclui.


Rodada de Investimento

Vale destacar que a companhia deu um passo audacioso em 2023. Com apenas sete meses após anunciar sua série C de financiamento de US$ 50 milhões, a Daki, fechou uma nova rodada de investimento no mesmo montante, também em US$ 50 milhões. A rodada de investimento foi liderada pela Convivialité Ventures, o braço de investimento estratégico da Pernod Ricard, gigante do setor de bebidas alcoólicas.

A companhia tem conquistado os consumidores ao oferecer entregas em minutos ou agendadas, transformando a experiência de compra em algo extraordinário. Fundada em janeiro de 2021 pelos visionários Alex Bretzner, Rafael Vasto e Rodrigo Maroja, a Daki tem se destacado em entregas rápidas no Brasil, operando principalmente através de dark stores, lojas fechadas ao público, com raio de entrega restrito e estoque próprio.

Com um portfólio de mais de 3.000 produtos, que abrange desde itens de mercearia, hortifruti, carnes e congelados, até produtos para cuidado pessoal e animais de estimação, a empresa oferece uma variedade que atende às necessidades diárias dos consumidores. Sua atuação abrange diversas regiões, incluindo São Paulo, Santos, Campinas, ABC Paulista, Osasco, Guarulhos, Rio de Janeiro, Niterói e Belo Horizonte, contando com uma equipe de mais de 900 colaboradores dedicados a garantir a eficiência e agilidade em cada entrega.

Em junho de 2021, a companhia surpreendeu o mercado ao se financiar com a JOKR, fortalecendo ainda mais sua presença e ampliando sua capacidade de inovação. O reconhecimento do sucesso não demorou a chegar: em dezembro do mesmo ano, a empresa atingiu o status de unicórnio, com uma avaliação de mercado de 1,2 bilhão de dólares. Esse feito tornou o unicórnio mais rápido das Américas, destacando-se como uma das startups mais promissoras e bem-sucedidas do cenário brasileiro.

Fonte: Consumidor Moderno
Estratégia & Marketing Postado em segunda-feira, 29 de janeiro de 2024 às 10:43


O Assaí promoveu experiências e ações de relacionamento com torcedores em suas lojas e levou ídolos do futebol nacional para perto de clientes 

Em um mercado competitivo, como o de varejo, destacar-se é essencial. Estratégias eficientes de atração de clientes podem incluir desde ofertas exclusivas, um excelente atendimento ao cliente, programas de fidelidade e até mesmo um marketing inovador. Foi desenvolvendo uma estratégia centrada no cliente e pensando em uma paixão que une os brasileiros, que o gigante do varejo, Assaí Atacadista levou o futebol para dentro de suas lojas.

Ícones e campeões do futebol brasileiro, como Vampeta, Túlio Maravilha, Deyverson, Edilson e Velloso marcaram presença em 10 lojas da rede e a taça mais desejada do Brasil visitou seis Estados de diferentes regiões do país, mais o Distrito Federal. Além disso, os clientes também puderam tirar uma foto ao lado da taça do Campeonato Brasileiro e ganhar prêmios, como uma visita ao estádio do time do coração. Essa ativação de relacionamento com clientes contribuiu para aumentar em média 30% o número de clientes nas lojas participantes. O comparativo parte de um dia habitual na loja, sem contar com alguma ativação promocional diferenciada.

“Estamos há seis anos levando o nome do Assaí para dentro dos campos, lares e comércios brasileiros através do Brasileirão Assaí. Agora, decidimos trazer essa experiência para nossas lojas, criando uma conexão ainda mais profunda com nossos(as) clientes. E o resultado não poderia ser outro: filas de torcedores(as) ansiosos(as) pelo momento de tirar uma foto com seus ídolos ou se aproximar do troféu mais desejado do futebol brasileiro”, relata Marly Yamamoto, Diretora Executiva de Marketing e Gestão de Clientes do Assaí Atacadista.


Engajamento, experiências memoráveis e potência de vendas

As estratégias centradas no cliente têm sido cada vez maiores por parte das empresas, colocando o relacionamento com o cliente como protagonista nesse contexto. O propósito por trás dessa estratégia é claro: impulsionar o engajamento, proporcionar experiências memoráveis, fortalecer a retenção e, por conseguinte, potencializar as vendas. Diante disso, diversas empresas vêm investindo em ações e experiências de relacionamento com o cliente como uma peça-chave.

Líderes empresariais ao redor do mundo têm adotado essa visão, conforme evidenciado pela pesquisa CX Trends 2023, conduzida pela Zendesk. De acordo com os resultados, 81% desses líderes consideram a experiência do cliente e o suporte ao cliente como suas principais prioridades. Outra constatação revelada pela pesquisa é que 80% dos executivos planejam aumentar os investimentos na área de Atendimento no próximo ano.

“Costumo dizer que o sucesso de uma ação é medido pela conexão e reconhecimento da marca com seu público. O crescimento médio de 30% no fluxo das lojas nos dias de ativação é apenas uma consequência disso” enfatiza Marly Yamamoto

Ao todo, foram cerca de 40 milhões de pessoas impactadas com as ativações, o que representa aproximadamente 500 estádios do Maracanã lotados. “Nosso apoio e responsabilidade como uma das principais marcas incentivadoras do esporte no País estão alinhados ao nosso propósito: tornar a prosperidade uma realidade para todos(as). Isso nos conecta aos sonhos dos(as) brasileiros(as). É incrível ver que o Tour da Taça do Brasileirão Assaí proporcionou a homens, mulheres, crianças e adultos a realização de seus sonhos, seja pisar no gramado pela primeira vez, sentir a emoção do estádio com um gol do time do coração ou ganhar um abraço do ídolo”, destaca Yamamoto.

Além da exposição do troféu, as lojas foram decoradas com os mesmos elementos do Brasileirão, como o pórtico e o túnel inflável, proporcionando aos clientes uma experiência que simula a entrada dos jogadores em campo. A marca também organizou diversas atividades para os visitantes da taça, incluindo o tradicional Desafio de Chute ao Gol, com distribuição de mais de 10 mil brindes aos torcedores, e uma roleta que premiou mais de 60 sortudos(as) com uma experiência exclusiva no estádio durante uma partida do Campeonato, que incluía um tour pelo estádio do time, ingresso para o jogo e a oportunidade de bater um pênalti dentro de campo durante o intervalo.

Fonte: Consumidor Moderno