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Estratégia & Marketing Postado em quarta-feira, 08 de setembro de 2021 às 15:21


Vamos encarar uma realidade: 2020 mudou nossas vidas pessoais e profissionais da noite para o dia. Embora ainda não se saiba como seremos afetados a longo prazo, está claro que 2021 não nos deixará ilesos.

Independentemente de como você se sinta em relação à pandemia da Covid-19 e seu impacto na economia, se estiver procurando um novo emprego, é importante observar as mudanças que estão ocorrendo no setor de recrutamento.

Veja 4 tendências que observamos em 2021:


O recrutamento se tornou digital
A conveniência de entrevistar candidatos por meio de videochamada – em vez de ter que agendar entrevistas pessoais – tem se mostrado benéfica, permitindo que os recrutadores entrevistem mais candidatos por dia do que de qualquer outra forma. Embora as entrevistas pessoais não tenham desaparecido para sempre, é seguro dizer que agora elas serão uma parte do processo, com os encontros virtuais se tornando o novo normal.

A localização não é mais um problema
Agora que mais cargos se tornaram remotos, muitas empresas não estão mais limitando sua busca a uma região específica. Dessa forma, as vagas que anteriormente estavam fora do seu alcance agora estão abertas a candidatos de todo o país, o que significa que os recrutadores estão expandindo seus esforços de busca. O melhor de tudo é que algumas companhias ainda oferecem o mesmo salário, independentemente da localização – uma vitória para quem procura emprego em todos os lugares!

Haverá um foco na utilização de mídia digital
Ao combinar mídia social e plataformas online em suas estratégias para alcançar indivíduos qualificados, os recrutadores estão expandindo seu campo de alcance exponencialmente. A capacidade de usar plataformas para anunciar vagas e aumentar o interesse dos candidatos ajuda as companhias a economizar tempo e dinheiro, permitindo que elas encontrem os melhores profissionais para o cargo que desejam preencher.

Diversidade e inclusão estarão na vanguarda
É maravilhoso saber que as empresas expressaram um profundo compromisso em formar ambientes de trabalho mais diversificados, equitativos e inclusivos, ajudando seus funcionários a prosperar. Dessa forma, quase todas as estratégias de atração de talentos se concentram em obter inscrições de uma ampla variedade de candidatos que correspondam aos conjuntos de habilidades especificados, oferecendo a mais pessoas e comunidades diferentes a oportunidade de sucesso.

Então, o que tudo isso significa para a sua procura de emprego?

Sua presença online é importante

Se você não tem um perfil no LinkedIn, agora é a hora de criar um. Se você já tem, agora é a hora de otimizá-lo. Seu perfil deve direcionar suas duas principais posições de interesse, utilizando várias palavras-chave específicas do setor e habilidades em seu título e resumo. Eu me concentraria nos últimos 10 ou 15 anos, fornecendo descrições dos trabalhos, histórico educacional e realizações.

Você também pode usar o LinkedIn para se conectar e se relacionar com colegas antigos e atuais, bem como com outros profissionais da indústria. Eu recomendo ingressar em grupos específicos da sua área e seguir várias empresas de interesse.

Por último, verifique suas contas de mídia social. Certifique-se de que todas as publicações pessoais nas redes sejam privadas, para que a sua principal presença online seja profissional. Quaisquer postagens que possam ser vistas como combativas, inadequadas ou controversas devem ser removidas, independentemente da intenção.

Você tem que se destacar
Com candidatos de todo o país disputando a maioria das vagas, o mercado de trabalho será, sem dúvida, mais competitivo. É importante que você personalize seu currículo para atender às necessidades de cada aplicação individual, ajustando suas habilidades e realizações para destacar qualquer experiência relevante. Isso também ajudará a fazer com que seu currículo passe pelo sistema de rastreamento que é usado para escanear e pontuar históricos de “favoráveis” a “desfavoráveis” com base em critérios específicos.

Provavelmente, suas entrevistas iniciais serão virtuais
Como tal, certifique-se de configurar uma câmera e um microfone de alta qualidade (se seu computador ainda não os tiver) e saber como usar todos os programas e softwares mais recentes, como o Zoom. Recomendo escolher uma área tranquila de sua casa, bem iluminada e vestir-se da melhor maneira possível, como se fosse uma entrevista pessoal. Se alguma dessas coisas o deixar inseguro, faça um teste com um amigo ou parente para resolver qualquer problema.

Lembre-se de que a procura por um emprego leva tempo, não importa quais sejam as tendências atuais.

Dedique-se à pesquisa diária. Antes de se candidatar a uma vaga, observe atentamente a data, conduzindo uma pesquisa extra para ver se ela também está listada no site da empresa. Existem alguns painéis de empregos que simplesmente pegam e duplicam as listagens que encontram em outro lugar, o que significa que a posição para a qual você está se candidatando pode muito bem ter expirado.

Ao fortalecer sua presença online, personalizar, fazer networking e realizar uma busca direcionada, você estará no caminho certo para conseguir uma posição.

Fonte: Forbes
Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 31 de agosto de 2021 às 11:21


O que é efeito de rede e sua importância: Em um mundo cada vez mais conectado e com relacionamentos infinitos, os efeitos de rede são um fator importante para a sua empresa. Digo isso porque cerca de 70% de todo o valor criado em tecnologia desde 1994 veio de efeitos de rede.

Primeiro, Network Effects, ou efeitos de rede, caracterizam-se como um fenômeno pelo qual um número maior de pessoas ou participantes aumenta o valor de um bem ou serviço.

Isso acontece, pois à medida que mais usuários conhecem e utilizam a plataforma, mais conteúdos, informações e serviços são produzidos. Esse crescimento atrai pessoas exponencialmente a se conectarem e fazerem negócios utilizando a rede. Certo, mas como funcionam essas redes?

Basicamente, as redes são formadas por links e nós. Os nós são os participantes da rede, como consumidores, clientes, compradores e usuários. Já os links são as conexões entre os nós ou grupos de nós em uma rede.

Esses links variam em termos de força, sendo uma função da durabilidade, proximidade e atividades entre dois nós. Você e o seu melhor amigo possuem uma relação há mais tempo, além disso, são mais próximos e mantém uma troca de informações, tudo isso fortalece o link. Portanto, é natural que o link do Instagram com o seu melhor amigo seja muito mais forte do que o seu link com alguém que você tem pouco contato. Apesar de entender como funcionam os links e sua força ser importante para as redes sociais, todos os links, fortes ou fracos, contam para para a criação de valor da plataforma.


E por que ter mais usuários traz mais valor para a empresa?

Um exemplo perfeito é o Facebook com 2,7 bilhões de usuários, o site iniciou apenas como uma rede social para conexão entre estudantes, mas com o seu crescimento se tornou atrativo para empresas pagarem para ter suas propagandas divulgadas. Aqueles que entenderem a importância dos efeitos de rede, estarão melhor posicionados para construir e desenvolver suas empresas.


Propriedades
As redes possuem propriedades e irei explicar as que eu considero mais importantes usando o exemplo do G4 Club:

- A direção, ou seja, se a troca é unilateral ou recíproca. O G4 Club é uma rede bidirecional, pois temos trocas constantes em encontros, reuniões presenciais, mentorias e discussões online. Essas interações são um dos pontos fortes do nosso clube e trarão diversas possibilidades, como negócios, parcerias, contratações, investimento e até M&A.
 
- A densidade de uma rede é determinada pela proporção de links para nós. Quanto maior a proporção, mais densa é a rede e consequentemente, mais poderosos são os seus efeitos. O G4 Club reúne gestores e líderes para construção de relacionamentos duradouros e com troca de experiências, sendo um grupo seleto de participantes, mas de alto valor agregado. Em junho de 2021, contávamos com 100 membros oficiais.

- A massa crítica. Refere-se ao ponto em que o valor produzido pela rede ultrapassa o valor do próprio produto e dos produtos concorrentes. Nós conseguimos chegar nessa massa crítica pelo network que proporcionamos com uma lista de excelentes profissionais que já se formaram conosco e que podem ser seu futuro fornecedor, parceiro ou cliente. Contudo, digo que estamos longe do ápice.

- O agrupamento. Os nós não são uniformes, ou seja, não estão organizados por natureza, eles precisam de uma ponte para ligá-los e formar assim, grupos ou subgrupos. Esse é o objetivo do G4 Club, criar um ciclo “vicioso” de relacionamento, negócios e desenvolvimento entre seus participantes.


E porque os efeitos de rede são tão importantes para sociedade?

Cada dia que passa o mundo está mais conectado e cada pessoa que conhecemos faz parte de uma teia invisível enorme. Apesar de dificilmente materializada, a nossa rede de conexões é gigantesca.

Quem nunca ouviu sobre a teoria dos seis graus de separação? Tal teoria originou-se a partir de um estudo científico desenvolvido pelo psicólogo Stanley Milgram na década de 1960, que criou a teoria de que, no mundo, são necessários no máximo seis laços de amizade para que duas pessoas quaisquer estejam ligadas. 

O primeiro estudo foi feito nos Estados Unidos através do envio de cartas, com o objetivo de identificar o número de laços de conhecimento pessoal existente entre duas pessoas quaisquer.

Essa teoria, inclusive, baseou o funcionamento do Orkut, pois graças a teoria o engenheiro de software responsável pela rede de relacionamentos, Orkut Buyukkokten, pôde estabelecer uma relação intermediária entre todos os usuários.


Outro estudo, um pouco mais recente, foi feito para analisar se esta teoria está correta. Este estudo foi feito por pesquisadores da Microsoft, eles estudaram os endereços de pessoas que enviaram 30 bilhões de mensagens instantâneas usando o programa MSN Messenger durante um início mês em 2006. 


Logo, eles concluíram que quaisquer duas pessoas estão conectadas em média, por sete ou menos conhecidos. Eric Horvitz, um dos pesquisadores envolvidos no projeto disse: “O que nós estamos vendo indica que talvez exista uma constante conectividade social para a humanidade”.


Apesar das redes sociais terem seus danos à sociedade, a globalização somada ao avanço da tecnologia trouxe oportunidades incalculáveis para a geração atual.


Network é bullshitagem?

“Vou a um happy hour fazer um networking”;
 “Vou àquele evento fazer alguns contatos”;
 “Você possui cartão? Toma aqui o meu”.

Qualquer semelhança não é mera coincidência nesses trechos citados acima. Para muitas pessoas, o que chamamos de networking é algo que não tem valor, é “puxa-saquismo”, apenas uma troca de cartões e um tanto de conversa chata. Nós realmente acreditamos que é exatamente o contrário. As pessoas muito bem sucedidas, apresentam três coisas em comum: motivação, capacidade e oportunidade. Para alcançar o sucesso, precisamos combinar trabalho árduo, talento e sorte.

O processo de conexão (se assim podemos denominá-lo) é algo que leva tempo. No livro “Dar e Receber” de Adam Grant ele menciona: “Ser doador não é ser bom nas corridas de 100 metros, mas é valioso nas maratonas”. No livro ele menciona os termos doadores, tomadores e compensadores. Não seremos exaustivos aqui, mas de forma ampla: dar, receber e trocar são três estilos fundamentais de interação social, mas as linhas entre eles são muito tênues e voláteis.

É como Wayne Baker explica: “Se criarmos redes de relacionamentos com a única intenção de conseguir algo, não seremos bem-sucedidos. Não podemos perseguir os ganhos das redes de relacionamentos; os benefícios são consequências naturais da dedicação a atividades e relacionamentos significativos.”

Um outro termo utilizado no livro de Adam Grant, diz respeito aos laços fortes e aos laços fracos. Basicamente laços fortes são nossos amigos e colegas íntimos, e os laços fracos são os nossos conhecidos. Os laços fortes geram vínculos, mas os fracos atuam como pontes: fornecem um acesso mais eficiente a novas informações.

Certamente precisamos da nossa rede mais próxima, daqueles que contamos para todo e qualquer momento. De toda forma, através de relacionamentos e conexões mais distantes, também conseguimos construir algo relevante.

Outro ponto importante e que já é objeto de estudo, é sobre o que chamamos de “Laços Latentes”. As conexões e o modo como são mantidas, foram evoluindo a cada década. Com o passar dos anos, construímos uma rede realmente forte de contatos, incluindo amigos, amigos de amigos, conhecidos, colegas, etc. É aí que entra então, a figura do “Laços Latentes”: os adultos acumulam milhares de relacionamentos durante a vida. Antes da tecnologia e da internet, algo em torno de 100 e 200 pessoas era algo muito bom e relevante, não existiam apps e redes sociais.

Os “Laços Latentes” fornecem mais informações novas que os laços antigos. Nos últimos anos, embora distantes, os laços latentes foram expostos a ideias e perspectivas distintas, enquanto os contatos ativos, mais provavelmente, compartilhavam os mesmos conhecimentos e pontos de vista.Ao se reconectarem, as pessoas ainda têm o sentimento de confiança. A reconexão é uma experiência, que quando bem aproveitada e vivida, se torna algo extraordinário nos dias atuais.

Uma boa prática já conhecida e que recebeu o nome de “o favor de 5 minutos”, pode ser uma boa estratégia nos momentos de conexão e pós-conexão. 

O que deve ser feito depois do primeiro encontro profissional? A melhor forma é pensar na outra pessoa primeiro e fazer alguma coisa por ela, um pequeno favor, mesmo que não gere nada em troca. Para quem ajuda, isso significa oferecer apenas alguns minutos do seu tempo, já para quem recebe pode ser um grande benefício.

Acreditamos fortemente que o Networking hoje é uma ferramenta imprescindível para qualquer um de nós na sociedade. Certamente temos pessoas com mais e menos habilidades para construir e usufruir disso. De toda forma, isso não deve ser ignorado já que a qualquer instante uma nova oportunidade pode surgir.

Fonte: Gestão 4.0