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Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 26 de janeiro de 2021 às 10:49


Você já pensou em usar as técnicas de marketing que os empreendedores mais bem sucedidos do mundo usam para fazer seus negócios crescerem?

Não importa o tamanho da sua empresa, é 100% possível você replicar essas dicas de forma eficaz no seu próprio negócio. Veja os 14 passos poderosos para que saiba como vender mais e melhor:


1. Faça uma seleção das ideias

De fato, testar é a chave para qualquer negócio ter sucesso. Mas não basta testar qualquer ideia. É preciso ter foco.

Ou seja, uma ferramenta de marketing muito boa e que nem todo mundo usa é fazer um filtro das ideias que outros empresários tiveram. Assim, você pode focar nos pontos que deram certo e não usar os que deram errado. Simples.

É sábio o gestor que aprende com o erro alheio, mas é mais sábio ainda aquele que sabe fazer uma triagem das ideias alheias. Portanto, se você quer saber como vender mais e melhor, faça uma seleção das ideias.


2. Não copie técnicas de marketing, inspire-se nelas

Um erro bem comum que gestores cometem é copiar técnicas de gestão de outros negócios.

Além disso ser errado, não te leva ao sucesso, pois em um momento ou outro você será desmascarado e perderá toda a credibilidade conquistada. Então, uma das mais úteis técnicas de marketing para fazer sua empresa crescer é se inspirar sem copiar.

Afinal, criar um negócio por meio da cópia é como construir um castelo de cartas: não há base para sustentar.

Em suma, use os 3 passos:
1. Escolha os negócios certos para analisar
2. Veja o que deu certo e errado em cada uma
3. Use o que você aprendeu já!


3. De qual negócio eu devo analisar as técnicas de marketing?

Cá entre nós: de nada adianta fazer a melhor análise das técnicas de marketing de uma empresa se esse negócio não condiz em nada com o seu. Certo?

Por isso, aqui vão alguns passos vitais para você fazer uma seleção assertiva de negócios para estudar:
- Público-alvo parecido – por exemplo, MEI’s;
- Modelo de negócios semelhante – um app B2B não pode se comparar com uma loja física B2C;
- Mesmos desafios de crescimento – achar os gargalos ajuda muito a se preparar para crescer mesmo em momentos difíceis;
- Histórico de ganhos sólido e crescente – não é possível sem inspirar em negócios que não dão certo, não é?


4. Quais técnicas de marketing eu devo analisar?

De acordo com o Princípio de Pareto, 80% dos resultados vêm de 20% dos esforços. Então, nessa toada, é preciso saber quais são esses 20% de ouro.

Vou te dar 4 técnicas que um bom gestor deve de fato analisar em uma empresa:
- Estudar os testes A/B – uma das técnicas de marketing mais usadas para saber o que mais converte os leads;
- Analise os anúncios – não foque só na copy, mas também na configuração do anúncio como um todo.
- Faça engenharia reversa dos conteúdos mais bem sucedidos – ao se falar de técnicas de marketing digital esta é a mais importante. Ou seja, saber os porquês de um conteúdo ter tanto tráfego é a base para você atrair mais clientes e descobrir como fazer seu negócio crescer;
- Saiba por a+b como se dá o funil de vendas da empresa analisada


5. Como estudar testes A/B

De fato, essa análise pode ser desafiadora para quem nunca fez antes. Mas na verdade é muito simples.

Basta que você acesse, em modo anônimo, o landing page da empresa que você está analisando.

Em seguida, é só atualizar a página até que haja alguma diferença visual.

Então é só registrar as diferenças com um print da tela e compará-las com calma depois.


6. Compare com calma

Pois bem, agora é o momento de você fazer um jogo dos 7 erros com os testes. Algumas técnicas de marketing que podem ser usadas em testes A/B:
- Mudar a copy;
- Imagens diferentes;
- Novas provas sociais (aliás, se você quer saber como vender mais e melhor é preciso dominar este gatilho mental);
- Uma outra forma de mostrar o preço do produto ou serviço.


Portanto, cabe a você gestor analisar com calma tudo isso e ver o que você pode aplicar ou não no seu negócio.


7. Veja as técnicas de marketing nos anúncios

Além disso, é de sumo valor que você analise como as empresas de sucesso estão anunciando.

Para isso, você pode acessar a biblioteca de anúncios do Facebook ou fazer uma visita ao site do negócio e esperar que o remarketing faça o trabalho dele.


8. Filtre o que mais vê no remarketing

Como você deve saber, o remarketing é responsável por vender com um CPA 20% mais baixo do que outros tipos de ads.

Afinal, o lead que é impactado com esses anúncios é um lead mais “quente”, ou seja, bem mais voltado a comprar, uma vez que ele já sabe qual é sua dor e como resolvê-la.

Então, é vital que você foque em ver qual anúncio você mais vê ao desvendar o processo de vendas de outro empresa. Na maior parte das vezes, o anúncio que mais aparece é o melhor, isto é, o que mais converte.

Por fim, leia os comentários e veja quais são as maiores dúvidas e objeções a respeito daquele produto ou serviço oferecido. Na sequência, depois de descobrir como as outras empresas vendem mais e melhor com o remarketing, você ajusta essas técnicas para o seu negócio.


9. Explore as técnicas de marketing digital

De fato, o marketing digital cresce dia após dia. Assim, para fazer o seu negócio crescer em larga escala, hoje você precisa estar na internet.

E uma das técnicas mais poderosas dentro do marketing digital é fazer uma análise das palavras-chave, ou seja, analisar bem quais são as frases de busca com maiores investimentos em tráfego pago.

Afinal, as palavras com CPC ‘s maiores e mais consistentes são as que têm maior poder de conversão dos leads. Para saber isso, você pode usar ferramentas como o UberSuggest ou até mesmo o Ahrefs.


10. Verifique os tópicos mais relevantes

Ao traçar as técnicas de marketing digital para sua empresa é necessário verificar quais conteúdos são os mais relevantes, ou seja, os que geram mais engajamento.

Nesse sentido, é preciso usar ferramentas como o Ahrefs para analisar quais são as palavras-chave com mais tráfego no blog da empresa.

Além disso, uma outra métrica a ser vista é o nº de compartilhamentos nas redes sociais. Assim, você terá em mãos os tópicos mais relevantes e poderá fazer posts sobre esses temas.


11. Entre no funil de vendas

Nada melhor para saber o que o lead sente do que assumir o papel dele. Por isso, a fim de realizar uma análise completa, assine o e-mail marketing da empresa em foco.
Em seguida, analise como ela interage com você e te faz avançar pelo funil de vendas. Daí é só replicar as boas técnicas de marketing e ignorar o que não é tão bom.


12. Ponha as técnicas de marketing em prática

Pois bem, agora que você já sabe o passo a passo das técnicas de marketing que dão certo, é só pô-las em prática. Uma forma simples de fazer isso é a seguinte:

Faça testes A/B com as melhores ideias.
Foque no que dá mais resultado e melhore sempre.

Fonte: Gestão 4.0
Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 19 de janeiro de 2021 às 09:45


Comércio eletrônico e aumento da demanda por delivery estimularam bons resultados para algumas companhias, apesar do cenário global de crise.

Se pudéssemos definir 2020 em uma palavra, certamente seria: “atípico”. A pandemia do novo coronavírus desencadeou uma crise econômica global sem precedentes e obrigou todos os setores a se reinventar para sobreviver. Enquanto milhares de empresas quebraram diante das dificuldades financeiras, algumas, por sua vez, conseguiram crescer ainda mais, mesmo em um cenário marcado por incertezas e se tornar verdadeiros cases de sucesso. Veja alguns exemplos a seguir.


VIA VAREJO


Sob nova direção desde o meio do ano passado, o grupo que controla empresas como Casas Bahia e Ponto Frio e conta com 41 mil funcionários transformou os limões da pandemia em uma doce limonada. A mudança na diretoria veio na hora certa: desde o segundo semestre de 2019, a Via Varejo voltou a realizar novos investimentos em tecnologia, melhorou suas lojas e revisou contratos com fornecedores, se preparando, ainda que “sem querer” para a crise que estava por vir.

O isolamento social provocou o fechamento temporário de mais de mil lojas da rede, mas isso não impediu que a empresa fechasse o segundo trimestre de 2020 com lucro de R$ 65 milhões. O peso do e-commerce nesse resultado é inegável: a fatia do faturamento representada pelas vendas online saltou de 30% para 70% com a quarentena.

Em meio à pandemia, a empresa não deixou de lado a responsabilidade social. R$ 5,3 milhões foram doados por meio da Fundação Casas Bahia para o combate à crise, incluindo R$ 1 milhão para mulheres empreendedoras. Em abril, uma live promovida pelo grupo em parceria com a dupla Sandy & Junior arrecadou mais de 700 toneladas de alimentos para doação. A Via Varejo mantém ainda projetos de auxílio financeiro para micro e pequenos empreendedores, como forma de reforçar seu papel dentro da sociedade.


MERCADO LIVRE

Com o crescimento expressivo das vendas online na pandemia, o Mercado Livre, maior portal de comércio eletrônico do Brasil, bateu recorde de vendas no terceiro trimestre de 2020. O volume de vendas registrado pela empresa entre julho e setembro chegou a US$ 5,9 bilhões, enquanto o total de usuários ativos cresceu 92,2%.

Com isso, o Mercado Livre fechou o terceiro trimestre com um lucro líquido de US$ 15 milhões, superando as expectativas, que eram de US$ 10,5 milhões de lucro. Agora, a empresa planeja manter o ritmo no quarto trimestre, com as vendas impulsionadas pela Black Friday e pelo Natal.

Um dos movimentos que levou a esse crescimento foi o investimento em logística. A empresa agora possui até aviões em sua frota e, em alguns lugares, consegue fazer a entrega no dia seguinte da compra. Somente este ano, o valor de mercado do Mercado Livre dobrou, atingindo impressionantes US$ 61,6 bilhões de dólares.


PAYPAL

A alta do comércio eletrônico ao redor do mundo favoreceu, também, os resultados do PayPal. O lucro da empresa de pagamentos eletrônicos cresceu 86% no segundo trimestre de 2020, chegando a US$ 1,53 trilhão.

Para o PayPal, o segundo trimestre foi marcado por quebras de recordes: foram nada menos do que US$ 222 bilhões transacionados em seu sistema. Essa também foi a primeira vez que a receita da empresa ultrapassou os US$ 5 bilhões em um único trimestre.

Desde o começo da pandemia, o PayPal incluiu cerca de 44 milhões de novas contas de compradores e vendedores à sua plataforma. “Em 1º de maio, o PayPal registrou mais pagamentos online do que na Black Friday de 2019, até então nosso recorde global. Ao longo dessa jornada, abrimos novos canais de contato e conseguimos aumentar nossa capacidade de atendimento com alto nível de excelência”, diz Ana Paula Kagueyama, Head Global de Soluções para Clientes do PayPal.

Segundo ela, como muitos comerciantes e consumidores tiveram de mudar sua forma de vender e comprar, passando a fazê-lo de forma 100% online, foi natural que players como o PayPal acabassem sobressaindo neste momento “O PayPal está em uma posição privilegiada por ter um balanço financeiro robusto e um modelo de negócios que nos ajuda a enfrentar este momento desafiador. Há um movimento global em direção aos pagamentos digitais, que data de muito antes da pandemia, e estamos bem posicionados para ajudar nessa transição”, destaca.


iFood

Além do e-commerce, outro setor que não teve do que reclamar durante a pandemia foi o de delivery. Entre março e agosto, o número de restaurantes cadastrados no iFood cresceu praticamente 50%. Em agosto, o iFood atingiu a marca histórica de 236 mil restaurantes na plataforma, em mais de mil cidades, e 44,6 milhões de pedidos.

Em meio à pandemia, a empresa tem procurado formas de apoiar os restaurantes parceiros. Desde abril, o iFood já destinou mais de R$ 180 milhões de sua própria receita para auxiliar estabelecimentos em todo o Brasil, reduzindo taxas de comissão. Em parceria com a Rede, do Itaú, os restaurantes tiveram a opção de antecipar o repasse para 7 dias, a fim de manter o fluxo de caixa. Com isso, mais de R$ 3 bilhões foram injetados na economia brasileira.

O iFood também adotou medidas para preservar seus entregadores nesse período. Foram destinados R$ 43 milhões a iniciativas desenvolvidas para a categoria, incluindo dois fundos solidários (um para parceiros de grupos de risco e outro para profissionais com sintomas de Covid-19).

Fonte: Novarejo