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Gestão & Liderança Postado em terça-feira, 26 de outubro de 2021 às 11:14


Thiago Lima, da LinkApi, orienta empreendedores sobre crescimento e venda do negócio.

Somente no primeiro trimestre de 2021, as startups brasileiras receberam US$ 1,9 bilhão em aportes, número que representa 54% do total de 2020. Os dados são do Inside Venture Capital, relatório mensal realizado pelo Distrito Dataminer, braço de inteligência de mercado da plataforma de inovação aberta Distrito. Além disso, nunca se viram tantos M&As (mergers and acquisitions ou fusões e aquisições) e exits (vendas) - ainda segundo a pesquisa, no mesmo período também ocorreram 56 transações de fusões e aquisições realizadas no ecossistema de inovação brasileiro.

Ante o mercado aquecido, empreendedores se deparam com dúvidas frequentes sobre os melhores caminhos no crescimento do negócio. Buscando auxiliá-los, Thiago Lima, fundador da LinkApi - plataforma global de integração de APIs, adquirida pela Semantix em uma transação de R$ 100 milhões -, lista abaixo alguns aprendizados que podem ser úteis para empreendedores que enxergam o exit como possível próximo passo:

Cresça rápido e torne seu negócio atrativo"Quando as empresas crescem muito rápido, mas não têm solidez no negócio, torna-se muito difícil replicar processos. É importante entender que para tornar um negócio atrativo ao mercado, o crescimento tem que ser estratégico e previsível no longo prazo. Por isso, entender o comportamento detalhado do seu negócio em pleno crescimento vai ajudar nas projeções e assertividade de qualquer negociação."


Tenha paciência com a operação
"Na minha visão um M&A é um jogo de paciência, você tem que ter calma e ser 100% racional. Trata-se de uma operação de risco, e por mais que você consiga mitigar isso, não anula os riscos 100%. Em alguma escala, você deve assumi-los. Mas deve checar todos os detalhes para reduzi-los ao máximo que conseguir."


Se quer ter uma boa oferta, invista em um escritório especializado
"Um escritório especializado custa caro, mas é a melhor solução para que você não transforme a venda da sua empresa em uma cilada. É uma operação que pode mudar sua vida para melhor ou pior. Por isso que eu digo: é mais fácil vender quando você não está à venda; você fica mais racional."


Analise muitas propostas antes de fechar
"Você tem que ouvir outras empresas, até para entender como as pessoas negociam. Senão, fica à mercê das regras de uma pessoa só e entra na negociação vendido. Foi mais fácil escolher a Semantix frente a uma vasta concorrência. Não ficou mais confuso, pelo contrário, ficou mais simples."

Fonte: Administradores.com