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Gestão & Liderança Postado em terça-feira, 29 de junho de 2021 às 10:04


Pesquisa revela que candidatos acompanham redes sociais e páginas de opinião antes de tentar um novo emprego.

A ideia de marca empregadora é cada vez mais importante no mercado de trabalho. Uma pesquisa realizada pela empresa de tecnologia para recrutamentos InfoJobs revelou que 70% dos profissionais do mercado de trabalho levam em conta a reputação da marca empregadora das organizações para aceitar uma proposta de emprego. O levantamento indicou ainda que 76,2% dos entrevistados procuram por páginas de opinião pública e redes sociais sobre a empresa antes de tentar uma vaga.

"Atualmente, no mundo corporativo, muitas empresas disputam por visibilidade. Porém, não basta apenas aparecer, é preciso ser visto positivamente no universo empresarial", afirma Ana Paula Prado, Country Manager do InfoJobs. Para a executiva, o papel do RH é entender como vai ser a jornada do candidato - antes mesmo de estar inserido na empresa - e depois se preocupar em como ele irá atuar ali dentro, caso venha a ser contratado.

Hoje em dia, mais do que oferecer oportunidades de emprego, as empresas precisam se preocupar com o que o candidato quer saber e o que o desperta o seu interesse. Para 43,2% dos entrevistados, plano de carreira é o que mais importa ao se candidatar a uma vaga; em segundo lugar, aparecem salário e benefícios (32,6%). Em contrapartida, os motivos que mais fazem os candidatos desistirem de uma vaga são: divergência de informações (35,7%) e salário incompatível com o mercado de trabalho (31,4%).

Nesse cenário fica evidente a importância de um job description bem feito e transparente, para que o candidato entenda para qual vaga está se candidatando, inclusive a faixa salarial da oportunidade. Não à toa, 87% dos profissionais preferem um anúncio de vaga completo, com todas as informações necessárias, contra 13% que preferem um anúncio mais direto, com outras informações durante o processo.

Outro ponto importante, e já conhecido pela maioria, é a ausência de feedback nas entrevistas. Apesar do comportamento ter mudado, algumas das reclamações continuam as mesmas e nunca é demais enfatizar que o que os profissionais menos gostam em processos seletivos é a falta de feedback durante o recrutamento (43,8%), seguido de um processo com muitas etapas (26,4%).

Por fim, os dados mostram que mais da metade dos profissionais acompanham as empresas que são premiadas e reconhecidas pela marca empregadora, e dentre as pessoas que acompanham, 98,3% dizem que esse tipo de reconhecimento gera desejo de trabalhar nessas empresas.

"A reputação da marca está exatamente nesse contexto. Entenda que a atração vai desde o processo seletivo, benefícios descritos na vaga, plano de carreira e feedback. Isso sem falar nos comentários em páginas de opiniões, postagens nas redes sociais, prêmios de reconhecimento e visão de funcionários e ex-colaboradores. Por isso é imprescindível que as empresas entendam que a todo momento falam com pessoas, que são consumidoras da sua marca", finaliza a executiva.

Fonte: Administradores.com