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Gestão & Liderança Postado em segunda-feira, 30 de abril de 2018 às 16:04
Uma pesquisa realizada pelo IPSOS no começo deste ano e publicada agora apontou as dez marcas mais influentes atuando no Brasil em 2018. A pesquisa levou em conta cinco aspectos fundamentais para medir a força de uma marca.

Os aspectos abordados foram Liderança e inovação, Confiança, Presença, Responsabilidade social e, por fim, Engajamento. Apenas a Havaianas está na lista representando o varejo. Confira:

10. Danone

A marca popularizada por seus alimentos lácteos é reconhecida igualmente por sua Liderança e inovação (30%) e pela Confiança que passa para o consumidor (30%). A ampla presença da marca na vida do consumidor corresponde a 24% da força da marca. Responsabilidade social tem 16%. Em engajamento, a Danone não tem representatividade, segundo o IPSOS.

9. Havaianas

O engajamento da Havaianas corresponde a 5% da força da marca. Responsabilidade social tem 13%. Confiança tem 23%. Liderança e inovação (32%) e Presença (32%) são as características mais fortes da Havaianas.

8. Mastecard

A empresa de cartões de crédito tem, como seu ponto forte, a confiança que o consumidor tem nela, representando 32% de sua força. Em seguida, vem presença, com 28%. Liderança e inovação possuem 25% e Responsabilidade social, 15%. Engajamento não possui relevância.

7. Nestlé

A marca suíça de alimentos e bebidas tem seu melhor desempenho em presença, com 35%, seguido por confiança, com 26%. Responsabilidade social corresponde a 20% da força da marca, seguida de perto por Liderança e inovação. Engajamento também não tem relevância, segundo o IPSOS.

6. Netflix

Diferentemente da maioria das marcas, a plataforma de streaming tem muito de sua força no Engajamento, com 27% do total, atrás apenas de Liderança e inovação, com 33%, e empatada com Confiança, também com 27%. Em compensação, o desempenho em Responsabilidade social é zero. Presença completa os marcadores, com 12% de representatividade.

5. YouTube

A plataforma de vídeos on-line tem 43% de sua força em Liderança e inovação. Engajamento corresponde a 29%. Confiança tem 20%. Presença representa 8% e responsabilidade não tem representatividade.

4. Microsoft

A Microsoft não possui representatividade em Presença e Engajamento e concentra sua força em Liderança e inovação (46%) e Confiança (41%). Responsabilidade social corresponde a 13% da força da marca americana no Brasil.

3. Samsung

Confiança é o aspecto principal da marca coreana, com 35% de representatividade. Em seguida, com 24%, está Liderança e inovação. Presença tem 23%. Engajamento, 17%. Responsabilidade social não tem representatividade.

2. Facebook

Apesar de não possuir representatividade quando o assunto é Confiança diante do consumidor, o Facebook chegou ao segundo lugar como marca mais relevante. Seu grande trunfo é Liderança e Inovação, que representa 46% da força da marca. Presença tem 38% e Engajamento, 12%. Responsabilidade social representa 4%.

1. Google

A campeã em influência é o Google e sua grande força está em Liderança e Inovação, com 44% do total. Confiança vem em seguida, com 31%. Presença (14%), Responsabilidade Social (11%) e Engajamento (0%) fecham os marcadores.

Fonte: Novarejo