Notícias


Gestão & Liderança Postado em quarta-feira, 19 de julho de 2017 às 18:14
Aprofunde suas entrevistas
Ao conduzir entrevistas, evite as velhas perguntas de sempre e também não faça perguntas superficiais. Ao perceber que os candidatos se atrapalham ou tentam mudar de assunto, não deixe passar. Aprofunde-se. Faça uma nova pergunta com base na resposta anterior para obter maior nível de detalhamento. Se o entrevistado estiver falando sobre um projeto no qual está trabalhando em outra empresa, peça detalhes concentrando-se no que ele efetivamente faz. As pessoas costumam usar o velho “nós” ao falar sobre sua experiência e, mesmo em um projeto de sucesso, a participação do candidato pode ter sido mínima ou até inexistente. Ele até pode ter trabalhado na empresa quando o Incrível Aparelho Modelo 450 estava sendo criado, mas é possível que só fosse encarregado de limpar os banheiros.

Esclareça as alegações, fazendo perguntas detalhadas como “Quando você trabalhou no Aparelho 450, quais eram suas responsabilidades, exatamente?”. Se ele responder que participou da equipe que criou o memorável slogan de marketing para o produto, aprofunde-se o máximo que puder. Qual foi a contribuição específica do candidato, seu raciocínio, suas ideias alternativas? Por que ele gostou do slogan que sugeriu, quais foram os outros slogans propostos, quais partes desses slogans ele gostou e não gostou? Não pare por aí. Continue investigando.

Se for revelado que ele não participou do processo tanto quanto quis dar a entender, você o verá inventando coisas na hora. Se ele não participou tanto do processo e não conseguir inventar coisas na hora, também será interessante saber disso. Ou, se de fato teve uma participação ativa, ele lhe dará informações concretas e profundas sobre o processo.

O objetivo é ignorar o currículo e usar a entrevista para fazer o maior número de perguntas investigativas possível.

No recrutamento, não tente encontrar um colaborador redondo para se encaixar num buraco redondo. O melhor é encontrar uma pessoa talentosa e criar um cargo que se adeque a ela. A meta é ter um conjunto de pessoas incríveis porque, com um conjunto de pessoas incríveis, grandes realizações serão possíveis.

Fonte: Revista HSM