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Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 16 de agosto de 2022 às 10:29


Uma das formas mais seguras de se iniciar um negócio próprio é no franchising, e vai ajudar bastante fazer muitas perguntas antes de comprar uma franquia.

Antes de atingir o estágio atual de sucesso, a franquia passou por um longo período experimental onde foram feitos diversos testes operacionais e de processos que, entre outras coisas, ajudaram a dar solidez e rentabilidade ao negócio.

É como se o empreendedor desenvolvesse uma fórmula de sucesso e, depois, decidisse replicar esse modelo em outros lugares e com outras pessoas.
Apesar disso, só o CTRL C e CTRL V dessa receita não farão com que esse “bolo” cresça naturalmente. Tudo vai depender da forma como o franqueado aplicará esses métodos.

Se você está pensando em comprar uma franquia e está pesquisando como executar os processos da marca da melhor forma possível, algumas dúvidas terão de ser sanadas junto à rede.


Pesquise e pergunte antes de comprar uma franquia

Aliás, consultores especialistas em franchising aconselham que antes de abrir sua unidade todo investidor questione o franqueador com o máximo de perguntas possível, a fim de obter clareza e transparência quanto à operação.

Principalmente, sobre as necessidades do negócio que dependerão diretamente da gestão do franqueado.

Além disso, eles também recomendam que o investidor trace um perfil próprio para entender se ele está realmente preparado para seguir uma série de regras e pontos que não foram criados por ele. Como explica abaixo o sócio-diretor da consultoria especializada em varejo e franquias GoAkira, José Carlos Fugice Jr.

“Primeiro de tudo, ele deve se perguntar: até onde eu, como franqueado, posso desenvolver maneiras próprias de tocar o negócio?
A partir daí ele verá se esse tipo de operação se encaixa com o perfil que ele busca como empreendedor.


As vezes uma pessoa muito criativa prefere seguir um padrão de processos que ela criou mas, como a gente sabe, as franquias possuem um padrão específico e testado, que deverá ser seguido à risca.

O consultor orienta, ainda, ao possível franqueado que ele venha a sanar todas as dúvidas possíveis em relação à franquia, principalmente as relativas ao apoio e suporte oferecidos pela rede franqueadora.

“Geralmente, tanto o comprador de uma franquia quanto o vendedor acabam generalizando as dúvidas sobre os processos de apoio e suporte, mas no dia a dia isso pode gerar conflitos, pois o entendimento não ficará claro entre as partes.

Se você já definiu o negócio ou a franquia com a qual quer trabalhar, mas ainda não sabe que questionamentos deve fazer para o entrevistador, separamos uma lista com 19 perguntas indispensáveis para você tirar com o franqueador antes de finalizar o processo de abertura da franquia.

O índice foi elaborado com a ajuda de consultores especializados em franchising, em especial a diretora da área de inteligência de mercado do Grupo Bittencourt, Caroline Bittencourt, e o sócio-diretor da consultoria GoAkira, José Carlos Fugice Jr.

Questionamentos antes de abrir uma franquia

1. Como será a remuneração da franqueadora? Quais os percentuais oferecidos e sobre qual índice do franqueado é aplicada a remuneração?

2. Como será a divisão de território para atuação da franquia? Onde o franqueado poderá atuar e onde ele não poderá. Isso inclui também os canais como delivery e e-commerce, por exemplo.

3. Como funcionará o abastecimento da unidade? Se o franqueador for também o fornecedor como se dará a realização dos pedidos e do prazo de entrega? Se o franqueador não for o principal fornecedor, como é a relação de compras? Há uma central de compras ou o franqueado negocia diretamente com o fornecedor?

4. Há fornecedores homologados ou o franqueado terá que desenvolver sua própria rede de fornecedores?

5. Quais são as regras de sucessão e repasse de franquias?

6. O que é esperado do franqueado e o que o franqueador vai oferecer como contrapartida? Ter muito claro o papel de cada uma das partes é ponto chave para uma relação madura e transparente.

7. Quais são os suportes que a franqueadora vai oferecer? Treinamentos, manuais, visitas de consultores, enfim, qual a estrutura que a franqueadora tem para atender as demandas da rede?

8. Qual é o plano de expansão da franqueadora, quanto tempo ela tem de mercado e quanto ela já conquistou de espaço no setor? É interessante investir em uma franquia que tenha efetivamente potencial de crescimento.

9. Como os franqueados atuais estão em relação ao resultado do negócio? Eles já tiveram retorno do investimento e em qual prazo isso ocorreu? Há franqueados com mais de uma unidade?

10. Qual é a situação da marca atualmente, está devidamente registrada? E como funciona o uso da marca pelo franqueado?

11. Como será a integração do franqueado na rede? Ou seja, quanto tempo de treinamento, se este será presencial ou virtual, se será prático ou apenas teórico, se contempla também a equipe, e os custos envolvidos com esse treino serão de responsabilidade de quem?

12. A franqueadora tem estabelecido um fundo de propaganda? Como tem sido a utilização desse fundo em prol da rede? Quais as ações são feitas e se elas tem efetivamente trazido benefícios para a rede?

13. Quais são as condições do contrato? Inclui-se: prazo de contrato, condições de renovação e rescisão, tanto por parte do franqueado quanto franqueador.

14. Qual o resultado que ele pode esperar do negócio e o quanto ele é factível de acontecer? Pedir números de unidades em operação é uma boa referência. Analise a lucratividade, rentabilidade e tempo de retorno do investimento.

15. A rede já teve unidades fechadas ou franqueados desligados da rede? Se sim, por quais motivos?

16. Quais são os maiores desafios do negócio? É comum o franqueador focar no que ele tem de melhor para oferecer, mas é bom saber que não existe negócio perfeito e entender os pontos que o franqueado precisa ficar atento é extremamente importante.

17. Como está a saúde financeira da franqueadora? Ela possui dívidas no mercado? E como é a relação entre os sócios da franqueadora (se houver)?

18. De uma forma geral, qual é o histórico da franqueadora e sua experiência como operador do negócio e depois como franqueador? Qual a experiência que ela tem no sistema de franquias e se foi assessorada por alguma empresa para fazer o projeto e se estruturar como franqueadora.

19. Quais são os diferenciais da marca em relação à concorrência já existente no mercado e como ele pretende se manter relevante ao longo do tempo? Existe uma cultura de inovação e renovação do negócio? É importante estudar o mercado e como a marca reage com os concorrentes.

Fonte: ABF Expo