Notícias


Varejo & Franquias Postado em quarta-feira, 12 de julho de 2017 às 20:46
De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas encerrou o primeiro semestre de 2017 com retração de 1,5% frente ao mesmo período do ano passado. Este desempenho da atividade varejista foi menos negativo do que o observado no primeiro semestre do ano passado, quando a retração fora de 8,3%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a retração da atividade varejista no primeiro semestre de 2017 é explicada pelo elevado desemprego no país e pelos juros ainda altos dos crediários.


A maior retração do consumidor no primeiro semestre de 2017 deu-se no segmento de material de construção, o qual registrou queda de 14,4% frente ao primeiro semestre do ano passado. A segunda maior queda foi de 12,6%, observada no movimento dos consumidores nas lojas móveis, eletroeletrônicos e informática, seguida de perto pela retração de 12,4% no segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios neste primeiro semestre de 2017. Houve recuo também significativo, de 10,0%, nas lojas de veículos, motos e peças.

Retrações menores ocorreram nos setores de combustíveis e lubrificantes (-6,8%) e nos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-1,4%), este último segmento tendo um desempenho melhor que os demais principalmente por causa da queda da inflação, puxada pela deflação dos alimentos.

Fonte: Serasa Experian