Notícias


Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 16 de janeiro de 2018 às 21:02
O setor de franquias cresceu acima da inflação em 2017. Em prévia, a ABF (Associação Brasileira de Franchising) anunciou que o setor deve fechar o ano passado com R$ 163 bilhões de faturamento – um crescimento de 8% em relação ao ano anterior.

No ano passado, o setor conseguiu elevar em 1% o número de empregos gerados. Ao todo, as franquias empregam em torno de 1,2 milhão de trabalhadores diretos.

Em número de unidades franqueadas, o setor conseguiu elevar em 2%, superando os 145 mil pontos de venda.

A projeção para 2018 é que o setor cresça entre 9% e 10% em faturamento e em 3% em número de unidades. O número de empregos deve ser um pouco maior neste ano. A associação prevê que o setor gere 3% a mais de empregos.

“Teremos eleições, mas devemos ver um descolamento da política em relação à economia. Devemos continuar com o crescimento, principalmente no número de unidades franqueadas”, afirmou Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF.

Menos marcas?

Ao longo do ano passado, os resultados trimestrais da ABF indicavam retração no número de redes, de marcas de franquias. A prévia do ano indica uma redução de 6% no número de marcas, em relação a 2016, totalizando 2,8 mil redes. O setor já chegou a ter mais de 3 mil marcas em operação.

Essa queda, segundo o presidente da Associação, não demonstra fechamento de redes, mas a saída de algumas delas do sistema. “Esse número indica que o setor tem amadurecido. As redes estão mais estruturadas e há o fortalecimento da figura do franqueado multiunidade”, explicou Cristofoletti.

Em países com o sistema de franquias mais consolidado, como os Estados Unidos, a média de unidades por marca é de em torno de 200. Aqui, com os números da prévia, a média é de 52 unidades por marca.

Fonte: Novarejo