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Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 28 de novembro de 2017 às 20:56
Sede por inovar e gestão de pessoas como ferramenta para construir uma base sólida para criar caminhos que facilitem os processos de inovação. Esse foi o segredo das 50 melhores empresas de varejo para se trabalhar em 2017.

Entre as melhores empresas do varejo para se trabalhar estão o Magazine Luiza, Mc’Donalds, Tok&Stok e CNA.

Na edição de 2017, o estudo recebeu 120 inscrições de redes de varejo de médio e grande portes, que somam um quadro de 265 mil funcionários. Desse total, 50 companhias foram reconhecidas como as melhores companhias para trabalhar.

E isso tem acontecido apesar das instabilidades econômicas pelas quais o País passou. Esse cenário colocou desafios às empresas. E eles não foram poucos: de acordo com o estudo, 18% das empresas presentes na lista deste ano realizaram demissões em massa.

Apesar disso, essas companhias têm conseguido reter talentos ao criar oportunidades de crescimento para os seus empregados.

Do total dos funcionários das empresas listadas, 48% deles ficam na empresa por conta dessas oportunidades de crescimento – índice bem acima do segundo fator mencionado (qualidade de vida, com 25% das menções). Esse fator mostra que as redes estão alinhadas aos desejos de crescimento dos profissionais que atuam no setor.






Fonte: Novarejo
Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 21 de novembro de 2017 às 12:40
Crescer. Essa palavra está na cabeça de dez em dez empresários de grandes redes e empreendedores. É o que todos querem. Observar o que grandes redes fazem para alcançar resultados acima da média é um dos caminhos para errar menos e testar. Por isso, NOVAREJO reuniu neste espaço as estratégias de grandes redes de segmentos diferentes.

No segmento de super e hipermercados, o GPA está desenvolvendo uma estratégia de focar no que sabe fazer: varejo alimentar. Essa é a base de todas as ações da companhia no último ano, o que inclui aumentar o portfólio do atacarejo Assaí, que tem registrado crescimentos acima da média, e otimização do portfólio. A empresa também está caminhando para consolidar sua transformação digital.

Veja as estratégias que têm feito o GPA sair  de um rombo de R$ 119 milhões no terceiro trimestre de 2016 para um lucro de R$ 32 milhões agora.

1. Foco na estratégia
2. Inovação dentro do core
3. Observar o mercado
4. Otimização do Portfólio
5. Digitalização

Outra rede que tem se consolidado com estratégia digital é o Magazine Luiza. Considerando o maior benchmark do varejo brasileiro em transformação digital, o Magazine Luiza tem registrado fortes crescimentos no seu e-commerce, inserido em uma estratégia já conhecida pelo mercado de ser um negócio digital com pontos físicos e calor humano.

A companhia, que até 2015 ainda amargava resultados negativos, reverteu o jogo. No segundo trimestre deste ano, por exemplo, o Magazine Luiza registrou o seu maior lucro líquido da história da empresa, de R$ 72,4 milhões – um crescimento de quase 600% em relação ao segundo trimestre do ano anterior. E tudo isso é resultado da estratégia digital

Confira aqui as estratégias do Magazine Luiza:

1. Laboratório de inovação do Magazine Luiza 
2.  Aplicativos e novas plataformas
3. Digitalização das lojas
4. Foco na multicanalidade
5. Serviços
6. Marketplace


No segmento de calçados, quem tem dado um exemplo de integração de canais é a Arezzo. A companhia conseguiu tirar o omnichannel do papel e elevou o nível de experiência dos consumidores, inserindo na estratégia SAC, redes sociais, aplicativo, site…tudo em uma estratégia baseada em dados.

Confira aqui as estratégias da Arezzo:

1. SAC
2. Relatórios
3. Análise de comportamento
4. iPads nas lojas
5. Aplicativo
6. Novas opções de entrega
7. Redes sociais

Também no campo digital, a Netshoes tem conseguido resultados. O e-commerce tem conseguido aumentar as vendas via dispositivos móveis – ampliando as possibilidades de crescimento de vendas. A companhia conseguiu elevar os pedidos em aplicativos e m-sites em 98,7% no segundo trimestre deste ano.

Confira aqui as estratégias da Netshoes:

"Uma das estratégias da companhia para elevar esse número foi colocar a experiência desses dispositivos em primeiro plano. Com isso no centro da estratégia, a empresa realizou algumas ações que ajudaram a elevar o número. Ter uma plataforma mobile responsiva é uma delas. A companhia atua assim desde 2011. Outra ação é o Navegue Grátis, projeto que desde 2015 permite que os clientes acessem os apps da Netshoes e Zattini sem consumir a franquia de dados contratada junto às principais operadoras. Outro investimento que o Grupo faz para elevar esses números é simplesmente oferecer o que o consumidor busca. No e-commerce da Zattini, por exemplo, quando um cliente busca por “camisa feminina azul de manga curta”, o site apresenta todas as opções exatamente nestas características. O Grupo Netshoes também atua na precisão das informações aos consumidores. Por isso, a companhia tem estúdios em todos os CDs próprios que funcionam todos os dias para registrar todos os produtos a fim de subir todas as informações do produto com as imagens corretas. A empresa investiu em uma máquina 360, que fotografa todos os produtos vendidos nas plataformas do Grupo, em todos os ângulos e ainda gera um vídeo do item. Em um segmento com jornadas de compras baseadas em emoção, o segmento de varejo pet tem demonstrado sua força. A Petz criou estratégias para crescer neste campo. O segredo, segundo Sérgio Zimerman, CEO da companhia, é apostar no varejo de alma que cria uma relação forte e afetiva com os clientes. Foi assim que a Petz cresceu 31% no ano passado e espera crescer 50% até o fim deste ano, impulsionado pelas novas lojas."

Confira aqui as estratégias da Petz:

1. Avalie os motivos
2. Pense com a cabeça do cliente
3.  Defina estratégias
4. Construa um ambiente pensado
5. Aposte além do óbvio

Fonte: Novarejo