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Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 26 de abril de 2022 às 13:38


Como a Shein, até então desconhecida para a maioria dos investidores, está fazendo tudo mais barato e mais rápido no mundo da moda.

Empresa sediada em Nanjing, na China, agora é mais valiosa do que a Zara e a H&M juntas.

Uma empresa de que muitos investidores nunca ouviram falar está mudando o negócio da moda, fazendo tudo mais barato e mais rápido. E o processo está apenas começando.

A Bloomberg informou na semana passada que a Shein, uma empresa de moda chinesa, alcançou uma avaliação de mercado privado de US$ 100 bilhões (R$ 479,89 bilhões). Empresas de capital de risco estão correndo por um pedaço da economia dos influenciadores. Investidores regulares devem considerar comprar Meta Platforms.

A Shein não é um nome que sai facilmente da boca da maioria dos investidores. A empresa é um produto de Chris Xu, especialista em otimização de mecanismos de busca. Xu começou em 2008 vendendo vestidos de noiva online sob o nome ZZKKO.

Quatro anos depois, a empresa mudou de nome para She Inside e se ramificou em roupas em geral. Hoje, Shein, a mais recente encarnação, é um império global da moda exclusivamente online, com clientes em 150 países e US$ 11 bilhões em vendas anuais.

A empresa sediada em Nanjing, na China, agora é mais valiosa do que a Zara e a H&M juntas, suas maiores concorrentes de fast fashion. E a Shein está crescendo muito mais rápido.

O modelo de negócios é baseado na previsão de tendências de moda rápida em tempo real, fabricação verticalmente integrada, marketing viral por meio de influenciadores de mídia social e uma rede de logística que ignora navios de contêineres e caminhões. Shein é fast fashion na era digital.

A empresa usa algoritmos que rastreiam a atividade de navegação no TikTok, no Instagram, no Google e em outras plataformas digitais. Esta informação é transformada em roupas de tendência de produção limitada em cerca de três dias. Os itens são então comercializados on-line e por milhares de influenciadores de mídia social baseados em comissões. Os clientes recebem seus vestidos, blusas e brincos cinco a sete dias depois pelo correio.

Mas deixar a internet prever as tendências da moda pode ser confuso. Os colares de suástica produzidos em 2020 foram um fracasso de relações públicas. E as capas de smartphone vendidas em 2021 que mostravam um homem negro algemado esboçado em giz também erraram o alvo.


A Shein compensa as falhas com grandes sucessos

Explorar a crescente comunidade de influenciadores para comercializar seus produtos foi pura genialidade. E a empresa aproveitou a experiência do TikTok gastando muito em anúncios digitais para alcançar e permanecer na mente de clientes inconstantes de 20 e poucos anos.

General Atlantic, Tiger Global e Sequoia estão entre as grandes empresas de capital de risco que fizeram fila para um pedaço da Shein, de acordo com o relatório da Bloomberg. A avaliação de US$ 100 bilhões coloca o empreendimento de Nanjing como a terceira companhia privada mais valiosa do mundo, atrás apenas da ByteDance, controladora do TikTok, e da SpaceX, fabricante de foguetes de Elon Musk.

As empresas de capital de risco entendem que a Shein invadiu o varejo com ciência de dados e mídia social. É uma poderosa vantagem competitiva que será difícil de replicar.

E a Meta Platforms é uma grande beneficiária da ascensão da Shein. Eu explico.
Atualmente, é popular para investidores e analistas descartar o Meta como um experimento fracassado de mídia social. Para ser justo, uma enxurrada de escândalos no Facebook ajudou essa narrativa a ganhar força. No entanto, em sua essência, o Meta é uma plataforma digital de condomínios fechados. Suas propriedades Facebook, WhatsApps e Instagram são endereços críticos no cenário global de mídia social.

A Shein é dez vezes mais popular no Instagram do que no TikTok, de acordo com um relatório de junho de 2021 no South China Morning Post. Quando os influenciadores publicam fotos de seus últimos itens da Shein, o Instagram é o local de escolha. A Meta ganha comissões vendendo anúncios em torno desse conteúdo, bem como campanhas maiores da marca Shein.

Há ainda o Shops, um programa Meta incipiente para ajudar influenciadores e empresas a construir vitrines digitais dentro do Instagram e de outras plataformas Meta.

O varejo está evoluindo. E o ambiente digital é a próxima bola da vez. É mais barato e mais rápido, e não depende de embarcações marítimas ou shoppings fechados pela covid-19. O digital é direto para o cliente.

A US$ 210 por ação, a Meta está em processo de construção de um fundo depois de cair do patamar de US$ 382,50, em setembro de 2021. A ação é negociada a apenas 14,5 vezes os ganhos futuros, apesar de suas propriedades digitais de estreia. Investidores de longo prazo podem pensar em comprar ações na atual fragilidade.

Fonte: Forbes
Tecnologia & Inovação Postado em terça-feira, 26 de abril de 2022 às 13:35


Fundada em 2006, a plataforma tem mais de 217 milhões de usuários mensais e foi adquirida pelo bilionário por cerca de US$ 44 bilhões.

O Twitter anunciou nesta segunda-feira (25) que aceitou uma oferta de compra de US$ 44 bilhões (cerca de R$ 215 bilhões) feita por Elon Musk, o homem mais rico do mundo (veja mais no vídeo abaixo). O negócio, que deve ser concluído ainda neste ano, precisa da aprovação formal dos acionistas da empresa e dos órgãos regulatórios.

A operação representou uma reviravolta. Isso porque, há dez dias, a negociação não foi bem recebida por acionistas do Twitter, e o conselho chegou a adotar o mecanismo conhecido como "poison pill" ("pílula do veneno") para frear a investida do bilionário.

Há duas semanas, Elon Musk fez uma oferta de US$ 43 bilhões (cerca de R$ 210 bilhões) em dinheiro para assumir o controle total da rede social. Na sexta-feira (22), o empresário de origem sul-africana reuniu-se por videochamada com vários acionistas da plataforma para defender a sua proposta de compra.

Segundo a imprensa internacional, o conselho de administração do Twitter se reuniu neste domingo (24) para analisar o caso.

Com a pressão dos acionistas, a empresa aceitou a oferta de Musk de US$ 54,20 em dinheiro por cada ação comum. Esse valor será pago aos acionistas e representa um prêmio de 38% sobre o preço dos papéis em 1º de abril. Após o anúncio, as ações do Twitter operaram em alta de 7,4% no mercado.

No começo de abril, documentos da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla em inglês) apontaram que o magnata havia comprado 9,2% das ações da companhia. Dias depois, o executivo foi indicado para o conselho de diretores da empresa, mas declinou o convite.

Fundador da empresa de transporte aeroespacial SpaceX e da fabricante de carros elétricos Tesla, Musk é um usuário frequente do Twitter e, após a aquisição, prometeu "melhorias" na rede social. Segundo ele, a plataforma tem um "potencial tremendo" e deve ser uma espécie de "arena" de defesa da liberdade de expressão.

"A liberdade de expressão é a base de uma democracia em funcionamento e o Twitter é a praça da cidade digital onde assuntos vitais para o futuro da humanidade são debatidos", disse Musk.

"Quero tornar o Twitter melhor do que nunca, aprimorando o produto com novos recursos, tornando os algoritmos de código aberto para aumentar a confiança, derrotando bots de spam e autenticando todos os humanos", afirmou ele em comunicado sobre a aquisição.

Twitter passa a ser de capital fechado

Com a compra, o Twitter passa a ser uma companhia de capital fechado. Isso significa que a empresa não vai mais oferecer suas ações na bolsa. Criada em 2006, a plataforma tem mais de 217 milhões de usuários mensais.

Parag Agrawal, atual presidente-executivo da rede social, também adotou tom otimista para falar do momento.

"O Twitter tem um propósito e relevância que impacta todo o mundo. Estou profundamente orgulhoso de nossas equipes e inspirado por um trabalho que nunca foi tão importante", afirmou.

Agrawal é o sucessor de Jack Dorsey, um dos fundadores do Twitter, que deixou o comando da plataforma em 2021.


De usuário celebridade a comprador

Com mais de 80 milhões de seguidores, Elon Musk coleciona postagens controversas na plataforma.

Horas antes de divulgar o acordo, o executivo publicou em seu perfil oficial uma mensagem que pode ser um indicativo de sua visão para a plataforma:
        "Eu espero que meus piores críticos permaneçam no Twitter, porque é isso que significa liberdade de expressão".

Fonte: G1