Notícias


Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 09 de julho de 2019 às 09:39
Customização, foco na experiência e automação serão alguns dos elementos comuns em lojas em 2030.

No mundo do varejo, uma discussão tem sido cada vez mais recorrente nos últimos anos: como o setor deve se atualizar e se manter relevante no futuro? Um estudo elaborado pela consultoria CB Insights traz previsões de como o varejo deve parecer em 2030. A pesquisa aponta, entre outras coisas, três tendências para as lojas do futuro.

Pequenos depósitos robotizados

O sistema de micro centros de distribuição, baseado em espalhar pequenos depósitos em locais urbanos e acessíveis, é uma das principais tendências para o futuro do varejo. Segundo a consultoria, essa tendência vai andar lado a lado com um processo de robotização.

O estudo indica que os pequenos depósitos serão instalados em locais com muito tráfego, como aeroportos e academias, e integrados com veículos e drones autônomos que farão o último trecho da entrega de produtos comprados online.

Customização

Em 2030, as vendas do varejo podem também ser muito mais customizadas do que atualmente, aponta a pesquisa. Isso pode acontecer graças à evolução da impressão 3D, que oferece a possibilidade de produção de customizados em escala e em tempo real.

Experiências e serviços

Oferecer experiências e serviços necessários para seus clientes é outra tendência para as lojas do futuro, de acordo com a consultoria, que aposta que os varejistas vão competir diretamente com instituições de ensino na oferta de cursos relacionados a seus produtos.

Além disso, as lojas também oferecerão serviços para públicos específicos, como mães e idosos. Outra tendência nesse sentido é o estabelecimento de parcerias entre estabelecimentos comerciais e outras marcas, que aproveitarão o excesso de espaço nas lojas para oferecer experiências, criando oportunidades de conexão com compradores.

Fonte: Época Negócios
Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 09 de julho de 2019 às 09:36
O WhatsApp está na lista dos aplicativos com maior índice de crescimento dos últimos anos. Uma pesquisa divulgada pela Folha de São Paulo em julho de 2018 destaca que o aplicativo soma 120 milhões de usuários ativos no Brasil, mais da metade da população do País. Sendo este o serviço de comunicação mais usado, ultrapassando até o tradicional e-mail, não poderia ser diferente, a ferramenta chegou também no ambiente corporativo. Se um dia ele foi proibido durante a jornada de trabalho, hoje é usado para conversas com clientes, fechamentos de negócios e até grupos de empresas. “É certo que o WhatsApp facilita e até aprimora muitas atividades, mas para que dê certo, é preciso utilizar a tecnologia a favor da produtividade . A sua empresa tem um grupo para discutir as questões de trabalho? Como ele é utilizado? Quais são as informações compartilhadas? Saiba que essas questões são fundamentais influenciadoras dos resultados”, afirma a Janaina Manfredini, coach da Effecta Coaching.

Veja três dicas da especialista:

Faça um filtro do que é enviado

O seu grupo empresarial de WhatsApp vive lotado de mensagens? Se a resposta for sim, o que é comum, saiba que na maioria das vezes as pessoas não leem o que foi dito e as informações acabam se perdendo. Analise você mesmo, quantas mensagens já deixou passar despercebidas? O exagero de conteúdo que não interessa o grupo inteiro faz com que as pessoas percam o interesse e deixem de acompanhar o que é falado, e isso atrapalha muito a comunicação da organização, já que parte dessas mensagens poderia ser de importância para todos.

Use o privado

Envie no privado tudo que não for para todos. As pessoas tendem a se iludir e achar que publicar o dia todo no grupo faz parecer que está trabalhando, entenda que isso não mostra nada. Além disso, temos a síndrome de querer passar a imagem de querido, muito comum nos aniversários, são 15, 20, 150 mensagens de parabéns no grupo de trabalho. Não faça isso. Desejar os parabéns é legal, deixa o ambiente de trabalho mais agradável e o relacionamento melhor, mas atulhar o grupo com as felicitações traz muitas chances de uma informação do trabalho ser deixada de lado. Use o privado.

Cuide com os horários

Se você envia uma mensagem depois do horário de trabalho, ela precisa ser muito importante e essencial para aquele horário. Muitas pessoas vão enviando suas ideias na hora para não esquecer, isso é preguiça de anotar em um papel ou bloco de notas. Fora do horário de trabalho é o momento das pessoas de recarregar para o próximo dia, sem recarga  perdemos produtividade e não queremos isso.

Para a especialista, as dicas contribuem para uma maior produtividade, que deve ser preservada pois melhora os resultados da empresa, e muito mais que isso, melhora o sentimento de realização, competência a relevância do profissional. Isso também é recarga de energia para os próximos desafios.

Fonte: Empreendedor