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Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 02 de fevereiro de 2021 às 10:50


Reunimos dicas retiradas de cinco best-sellers no assunto para você potencializar suas entregas.

Quando o assunto é produtividade em tempos de Covid-19 é preciso ainda mais organização para se sair bem e, ao mesmo tempo, manter a saúde mental diante dos desafios impostos. Foi isso que o ano de 2020 ensinou, certo? Pois, para quem ainda está buscando a melhor forma de encontrar esse balanço, que tal recorrer a essa coletânea com 10 sugestões vindas de alguns dos principais best-sellers mundiais sobre produtividade pessoal e profissional. Reunimos as dicas na lista abaixo:


O dia começa cedo

O livro “O Milagre da Manhã”, de Hal Elrod, causou um alvoroço após seu lançamento, em 2018, ao propor toda uma lista de tarefas antes mesmo das 8 horas da manhã. Desta obra, é possível tirar duas dicas para tornar-se mais produtivo:

- Acorde cedo: os benefícios de acordar cedo incluem ter horas exclusivas para si mesmo antes do mundo começar a rodar. O autor sugere que cada indivíduo comece sua rotina diária se levantando da cama às 5 horas da manhã. Desta forma, teria três horas livres para poder organizar-se antes de começar as entregas do trabalho. Se você conseguir mudar essa chave no seu organismo, pode deixar esse tempo para se exercitar, meditar, traçar planos, estudar ou simplesmente fazer as coisas de forma mais devagar. Vale tentar, mas sem esquecer de manter uma boa rotina de sono.

- Concentre-se em viver o presente: muita gente se sente insatisfeita com a própria vida e entra em um círculo de procrastinação que vai contaminando a produtividade diária e os próprios projetos de futuro. Segundo Hal Erod, que coloca em seu livro mensagens de positividade junto a dicas práticas, aprender a viver no presente é uma ótima maneira de se manter ativo diante das tarefas do dia a dia. Isso porque ao focar no que está acontecendo agora, também é possível ter mais tempo para desenvolver os próprios projetos pessoais.


Rever os hábitos é uma forma de melhorar a produtividade. 

Outra maneira de produzir mais no trabalho tem a ver com mudanças de hábitos. É isso que prega o livro “A Força do Hábito – Perceber e Corrigir os Hábitos na Vida e no Emprego”, escrito por Charles Duhigg, eleito pelo jornal de negócios “Financial Times” como a melhor publicação de 2012. Das páginas desta obra, é possível retirar os seguintes insights:

- Identifique os hábitos ruins: o autor divide o livro em três partes. A primeira trata dos hábitos individuais das pessoas; a segunda foca no que ele chama de “hábito das empresas”; e, nos capítulos finais, estão os hábitos sociais. Pesquisas reforçam os imputs dados pelo autor, por exemplo, identificar os hábitos bons e ruins dentro da nossa rotina. Segundo Duhigg, mesmo o que drena nossa atenção, tempo ou produtividade e que estamos acostumados a fazer há tempos pode ser mudado e moldado em formas melhores de se executar as tarefas. Então, para começar, identifique os tais maus hábitos.

- Identifique os atos no piloto automático: o livro também ajuda a perceber quando se está agindo e entender atitudes que se faz porque simplesmente se está acostumado a fazer. Esses hábitos condicionados, muitas vezes não ajudam na produtividade e se encaixam nessa categoria de escolhas não tão boas. Entre esses movimentos feitos sem pensar, feitos no “piloto automático” estão, por exemplo, checar as redes sociais (que acabam drenando nosso tempo sem nem percebermos). A cada pausa para WhatsApp e afins, a concentração se perde e são mais minutos para voltar do ponto onde se parou.

- Reclamar também atrapalha: quando se convivia no escritório, era fácil perder o foco quando algum colega de trabalho começava a reclamar por perto. De acordo com o autor, reclamar também pode se transformar em um hábito dos mais recorrentes já que, de certa forma, “tira” a responsabilidade de quem está reclamando e a coloca em algum outro fator externo. No ambiente do trabalho remoto, a reclamação também existe e consome tempo e energia. O autor recomenda, ao invés de cair nesse hábito reclamatório, focar na busca por solução daquele problema. Não só o profissional conseguirá ser mais produtivo, como também seu cérebro se sentirá recompensado quando você se sentir satisfeito por ter encontrado uma saída ao final do dia. A tática da busca por recompensa pode, inclusive, dar mais agilidade à execução das tarefas.



Gestão do tempo


Já “A Técnica Pomodoro”, de Francesco Cirillo, é justamente esse controle do tempo que garante a produtividade. Muita gente já conhece esse processo, que é famoso desde a década de 1980 e segue conseguindo adeptos. A grande sacada aqui é aprender a gerir o tempo, uma das grandes sacadas para se manter produtivo.

- Respeite prazos: a técnica é perfeita para ajudar quem tem dificuldade de fazer as entregas no tempo determinado, o que significa, muitas vezes, procrastinação ou desorganização, certo? A ideia do método Pomodoro é a de colocar um prazo de tempo definido para terminar as tarefas. Durante esse tempo, o cérebro tende a ficar focado na execução, já que sabe que será por período definido – e não durante um dia inteiro, por exemplo. A divisão sugerida no livro é a de contabilizar 25 minutos para cada repartição de tempo. Aliado ao cronômetro, vale fazer uma To Do List do que é possível executar nesse intervalo.

- Faça pausas: seguindo a lógica do método, se o seu cérebro sabe que vai haver uma pausa, é mais fácil de ele se concentrar nas entregas. A sugestão do livro é fazer pausas entre 15 e 30 minutos e nesse período “oxigenar a mente”. As medidas de tempo sugeridas pelo livro podem ser modificadas de acordo com a necessidade de quem adotar a técnica. Entre os resultados prometidos, está o de descobrir quanto tempo demora, realmente, para cumprir uma tarefa além de entender onde estão os gargalos de perda de atenção.



Melhora contínua

Escrito pela brasileira Tamara Schwambach Kano Myles, “Produtividade Máxima” trata de abordar aquele sentimento negativo que temos quando não conseguimos cumprir as tarefas. A ideia é usar a frustração de ficar empacado em uma confusão de entregas como motor para melhorar a produtividade. Como coach e organizadora profissional certificada, seu livro foca em técnicas de organização.

- Use a Pirâmide da Produtividade Máxima: este é o nome do método proposto pela autora, que defende seu sistema como uma maneira de colocar esforço naquilo que realmente será mais eficiente e significativo para o seu dia. Desta forma, você aproveita melhor o tempo para aquilo que está se dedicando. Basicamente, a ideia da pirâmide é passar para o próximo nível quando o anterior for completamente finalizado. É uma boa forma de ir dividindo as suas tarefas do dia.

- Foque na organização espacial: a autora defende que este é o ponto de partida para ser produtivo. O ambiente ou estação de trabalho deve estar ordenado e limpo para que não cause interrupções desnecessárias. Correspondências, livros, documentos e papéis, em geral, podem fazer a pessoa perder tempo.


- Não esqueça a Organização eletrônica: o mesmo vale para os arquivos do computador – seu espaço virtual. Em algum momento da semana é necessário organizá-lo para não ficar procurando o que precisa durante o dia inteiro de trabalho. Caixas de e-mail atoladas são uma verdadeira armadilha para a produtividade. Organize também suas senhas e acessos, seus sites mais acessados em Favoritos e vale até mesmo usar um aplicativo de listagem eletrônica, como o Evernote, no qual se pode criar notas.


Fonte: Consumidor Moderno
Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 26 de janeiro de 2021 às 10:49


Você já pensou em usar as técnicas de marketing que os empreendedores mais bem sucedidos do mundo usam para fazer seus negócios crescerem?

Não importa o tamanho da sua empresa, é 100% possível você replicar essas dicas de forma eficaz no seu próprio negócio. Veja os 14 passos poderosos para que saiba como vender mais e melhor:


1. Faça uma seleção das ideias

De fato, testar é a chave para qualquer negócio ter sucesso. Mas não basta testar qualquer ideia. É preciso ter foco.

Ou seja, uma ferramenta de marketing muito boa e que nem todo mundo usa é fazer um filtro das ideias que outros empresários tiveram. Assim, você pode focar nos pontos que deram certo e não usar os que deram errado. Simples.

É sábio o gestor que aprende com o erro alheio, mas é mais sábio ainda aquele que sabe fazer uma triagem das ideias alheias. Portanto, se você quer saber como vender mais e melhor, faça uma seleção das ideias.


2. Não copie técnicas de marketing, inspire-se nelas

Um erro bem comum que gestores cometem é copiar técnicas de gestão de outros negócios.

Além disso ser errado, não te leva ao sucesso, pois em um momento ou outro você será desmascarado e perderá toda a credibilidade conquistada. Então, uma das mais úteis técnicas de marketing para fazer sua empresa crescer é se inspirar sem copiar.

Afinal, criar um negócio por meio da cópia é como construir um castelo de cartas: não há base para sustentar.

Em suma, use os 3 passos:
1. Escolha os negócios certos para analisar
2. Veja o que deu certo e errado em cada uma
3. Use o que você aprendeu já!


3. De qual negócio eu devo analisar as técnicas de marketing?

Cá entre nós: de nada adianta fazer a melhor análise das técnicas de marketing de uma empresa se esse negócio não condiz em nada com o seu. Certo?

Por isso, aqui vão alguns passos vitais para você fazer uma seleção assertiva de negócios para estudar:
- Público-alvo parecido – por exemplo, MEI’s;
- Modelo de negócios semelhante – um app B2B não pode se comparar com uma loja física B2C;
- Mesmos desafios de crescimento – achar os gargalos ajuda muito a se preparar para crescer mesmo em momentos difíceis;
- Histórico de ganhos sólido e crescente – não é possível sem inspirar em negócios que não dão certo, não é?


4. Quais técnicas de marketing eu devo analisar?

De acordo com o Princípio de Pareto, 80% dos resultados vêm de 20% dos esforços. Então, nessa toada, é preciso saber quais são esses 20% de ouro.

Vou te dar 4 técnicas que um bom gestor deve de fato analisar em uma empresa:
- Estudar os testes A/B – uma das técnicas de marketing mais usadas para saber o que mais converte os leads;
- Analise os anúncios – não foque só na copy, mas também na configuração do anúncio como um todo.
- Faça engenharia reversa dos conteúdos mais bem sucedidos – ao se falar de técnicas de marketing digital esta é a mais importante. Ou seja, saber os porquês de um conteúdo ter tanto tráfego é a base para você atrair mais clientes e descobrir como fazer seu negócio crescer;
- Saiba por a+b como se dá o funil de vendas da empresa analisada


5. Como estudar testes A/B

De fato, essa análise pode ser desafiadora para quem nunca fez antes. Mas na verdade é muito simples.

Basta que você acesse, em modo anônimo, o landing page da empresa que você está analisando.

Em seguida, é só atualizar a página até que haja alguma diferença visual.

Então é só registrar as diferenças com um print da tela e compará-las com calma depois.


6. Compare com calma

Pois bem, agora é o momento de você fazer um jogo dos 7 erros com os testes. Algumas técnicas de marketing que podem ser usadas em testes A/B:
- Mudar a copy;
- Imagens diferentes;
- Novas provas sociais (aliás, se você quer saber como vender mais e melhor é preciso dominar este gatilho mental);
- Uma outra forma de mostrar o preço do produto ou serviço.


Portanto, cabe a você gestor analisar com calma tudo isso e ver o que você pode aplicar ou não no seu negócio.


7. Veja as técnicas de marketing nos anúncios

Além disso, é de sumo valor que você analise como as empresas de sucesso estão anunciando.

Para isso, você pode acessar a biblioteca de anúncios do Facebook ou fazer uma visita ao site do negócio e esperar que o remarketing faça o trabalho dele.


8. Filtre o que mais vê no remarketing

Como você deve saber, o remarketing é responsável por vender com um CPA 20% mais baixo do que outros tipos de ads.

Afinal, o lead que é impactado com esses anúncios é um lead mais “quente”, ou seja, bem mais voltado a comprar, uma vez que ele já sabe qual é sua dor e como resolvê-la.

Então, é vital que você foque em ver qual anúncio você mais vê ao desvendar o processo de vendas de outro empresa. Na maior parte das vezes, o anúncio que mais aparece é o melhor, isto é, o que mais converte.

Por fim, leia os comentários e veja quais são as maiores dúvidas e objeções a respeito daquele produto ou serviço oferecido. Na sequência, depois de descobrir como as outras empresas vendem mais e melhor com o remarketing, você ajusta essas técnicas para o seu negócio.


9. Explore as técnicas de marketing digital

De fato, o marketing digital cresce dia após dia. Assim, para fazer o seu negócio crescer em larga escala, hoje você precisa estar na internet.

E uma das técnicas mais poderosas dentro do marketing digital é fazer uma análise das palavras-chave, ou seja, analisar bem quais são as frases de busca com maiores investimentos em tráfego pago.

Afinal, as palavras com CPC ‘s maiores e mais consistentes são as que têm maior poder de conversão dos leads. Para saber isso, você pode usar ferramentas como o UberSuggest ou até mesmo o Ahrefs.


10. Verifique os tópicos mais relevantes

Ao traçar as técnicas de marketing digital para sua empresa é necessário verificar quais conteúdos são os mais relevantes, ou seja, os que geram mais engajamento.

Nesse sentido, é preciso usar ferramentas como o Ahrefs para analisar quais são as palavras-chave com mais tráfego no blog da empresa.

Além disso, uma outra métrica a ser vista é o nº de compartilhamentos nas redes sociais. Assim, você terá em mãos os tópicos mais relevantes e poderá fazer posts sobre esses temas.


11. Entre no funil de vendas

Nada melhor para saber o que o lead sente do que assumir o papel dele. Por isso, a fim de realizar uma análise completa, assine o e-mail marketing da empresa em foco.
Em seguida, analise como ela interage com você e te faz avançar pelo funil de vendas. Daí é só replicar as boas técnicas de marketing e ignorar o que não é tão bom.


12. Ponha as técnicas de marketing em prática

Pois bem, agora que você já sabe o passo a passo das técnicas de marketing que dão certo, é só pô-las em prática. Uma forma simples de fazer isso é a seguinte:

Faça testes A/B com as melhores ideias.
Foque no que dá mais resultado e melhore sempre.

Fonte: Gestão 4.0