Varejo & Franquias
Postado em terça-feira, 20 de maio de 2025 às 15:36
A garantia de que o consumidor vai encontrar tudo que precisa no PDV é uma base para construir uma experiência satisfatória. Para isso, desenvolver uma gestão proativa e evitar qualquer possibilidade de ruptura de estoque é indispensável.
Nesse contexto, a falta de produtos no ponto de venda é um problema gerencial comum e que provoca danos significativos. Afinal, o cliente se sente frustrado e acaba procurando outro estabelecimento, levando a perda de receitas e competitividade.
Quer saber como eliminar esse risco? Neste post trouxemos informações importantes para contribuir com o sucesso da sua gestão! Continue a leitura e veja 7 dicas valiosas para evitar a ruptura de estoque e preservar a satisfação dos seus clientes!
O que significa a ruptura de estoque?
A ruptura de estoque consiste na falta de determinados produtos no ponto de venda. Acontece quando o cliente procura a mercadoria nas gôndolas e expositores, mas não encontra, situação desagradável e que oferece riscos significativos para as receitas.
As causas da ruptura de estoque são diversas e normalmente relacionadas com falhas na gestão, como negociações longas e reposição ineficiente. Não acompanhar as mudanças nos hábitos do consumidor também pode levar a ocorrência do problema.
Por que é importante evitar que aconteça?
O ponto de venda é o local onde o cliente toma decisões importantes e cria a percepção sobre a loja. Em vista disso, a disponibilidade e variedade de produtos contribui para otimizar o processo e facilitar a conversão.
Desse modo, evitar que a ruptura ocorra é muito importante, pois indisponibilidade dos itens na loja pode causar as seguintes situações:
compromete a imagem da empresa;
desistência dos clientes fazer a compra;
o consumidor não retorna para novas compras;
o consumidor procura outra loja;
perda da fidelidade dos clientes;
perda de competitividade.
Quando a gestão é eficiente e evita a ruptura, a loja garante que todo o portfólio permaneça sempre disponível em qualquer época do ano. Com isso, evita contratempos e riscos de comprometer a experiência do consumidor.
Como evitar a ruptura de estoque? Veja 7 dicas!
Você viu até agora a importância de evitar a ruptura de estoque, que é um problema grave para o desempenho de um negócio varejista. Por essa razão, investir em medidas para prevenir essa situação desagradável deve ser uma prioridade.
Assim sendo, com algumas ações simples é possível garantir um controle eficiente dos produtos da loja e impedir que a ruptura aconteça. Além de contribuir para alinhar os setores de estoque, compras e vendas, pilares das atividades comerciais.
1. Capacite os colaboradores
A equipe interna precisa estar alinhada e com uma comunicação clara, eficiente e direta, em todos os departamentos. Para alcançar esse objetivo, a realização de treinamentos periódicos é indispensável e deve ser realizada para todos os profissionais, de acordo com as funções.
2. Conheça bem os clientes
As mudanças nos hábitos do consumidor são comuns e a loja deve estar sempre atualizada sobre as preferências e comportamentos. Trata-se de uma ação relevante para manter a disponibilidade de produtos e também auxiliar nas campanhas de marketing.
3. Controle as vendas de forma mais eficiente
Outra dica importante para eliminar rupturas no varejo é controlar o fluxo de vendas com eficiência e em harmonia com o estoque e o departamento de compras. É preciso saber quais os produtos que saem mais e em quais épocas, para garantir a reposição adequada.
4. Direcione de sell-in para sell-out
O sell-in consiste nas vendas de empresas para empresas, ou seja, dos fornecedores para a loja e o sell-out, representa a venda dos produtos da loja para o consumidor. Compreender essa relação e direcioná-la é crucial para organizar os processos e evitar rupturas.
5. Conte com bons fornecedores
Os fornecedores são parceiros importantes para evitar rupturas e ter uma boa relação vai ajudar a conseguir receber os pedidos sempre que precisar e com agilidade. Portanto, escolha empresas confiáveis para ter apoio e garantir a entrega rápida e a devida reposição dos produtos.
6. Utilize ferramentas adequadas
Devido à grande variedade de itens comercializados no varejo, realizar o controle é uma tarefa desafiadora. Sendo assim, usar ferramentas de gestão para auxiliar a monitorar as atividades é indispensável e auxilia a evitar erros que sempre levam a rupturas.
7. Priorize a experiência do consumidor
Para conduzir a gestão os gestores precisam compreender o processo de compra e otimizar as estratégias pensando na experiência do consumidor. Essa perspectiva contribui para entender o que é preciso para a satisfação e com isso, facilita manter o PDV atrativo e completo.
Como utilizar a tecnologia para evitar rupturas?
A ruptura no varejo acontece devido a falhas gerenciais, normalmente pela dificuldade de lidar com grande volume de informações e demandas. Pequenos erros comprometem o gerenciamento do estoque e levam a indisponibilidade itens no ponto de venda.
Considerando esse fato, o uso da tecnologia é a melhor maneira para facilitar a gestão e automatizar as tarefas. Por meio de softwares, é possível eliminar trabalhos manuais e reduzir os erros que frequentemente causam a ruptura de estoque.
Em outras palavras, utilizar um sistema digital favorece a comunicação e o acompanhamento centralizado de todo o estoque e PDV. Um recurso imprescindível e que oferece funcionalidades específicas para a gestão interna de um negócio varejista.
Lembre-se também, que os inventários são fundamentais para monitorar a quantidade de cada produto e avaliar o fluxo de vendas de cada categoria. Dessa forma, você terá dados reais para controlar as compras e a reposição de produtos para manter seu portfólio sempre disponível para o seu cliente.
Fonte: SafolGondolas