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Estratégia & Marketing Postado em segunda-feira, 08 de agosto de 2022 às 15:46


Estudo da Nielsen/Opinion Box identifica hábitos de consumo na sociedade e destaca a maciça presença das mulheres na internet, no conhecimento de marcas e decisões de compra.

O que conquista a atenção das mulheres na internet? Para começar, são elas que mais consomem, principalmente música, notícias, séries e conteúdo de saúde e beleza. O hábito de consumo feminino foi investigado por um estudo da Nielsen em parceria com o instituto Opinion Box.

A pesquisa confirmou o que já se suspeitava: mulheres usam mais internet. Tanto para acompanhar mais influenciadores, quanto para tomar decisão de compra. Além disso, elas são mais impactadas por anúncios ligados a aparência, alimentos e eletrônicos.


O que as mulheres fazem online?

Segundo o levantamento, chamado “Elas: Comportamento e Barreiras”, 90% mulheres entram na internet todos os dias. Elas utilizam especialmente redes sociais, assistem vídeos ou filmes e ouvem música. Pelo menos 80% delas acessam as redes sociais todos os dias. Mais de 67% assistem filmes ou ouvem música. Apenas 60% das mulheres utilizam para atividades corriqueiras, como usar e-mails, pesquisas ou consultas e 59% para ler notícias.

Os números de hábitos de consumo levantados pela pesquisa da Nielsen/Opinion Box

Foram entrevistadas mil pessoas de todas as regiões do Brasil entre os dias 24 de fevereiro e 2 de março de 2022. Dentre os entrevistados, 69% eram mulheres, 24% homens e 7% optaram por não citar seu gênero.

O objetivo do estudo é estimular a inclusão das mulheres para contribuir para a compreensão do perfil das brasileiras em diferentes frentes. Um dos destaques é a análise do hábito de consumo online das brasileiras, às questões sociais e ao mercado de trabalho.

Segundo Sabrina Balhes, líder de Measurement da Nielsen Brasil, entender o comportamento de consumo para o setor de mídia e marketing pode contribuir com a inclusão.

“Nos posicionamos usando a nossa técnica de pesquisa para que possamos ter ambientes e mercados mais eficientes, mas que também inclua todas as pessoas”.

Os hábitos de consumo delas na internet

O hábito de consumo feminino também se converte mais em compras. São as mulheres que lembram mais de anúncios e convertem a publicidade vista em produtos comprados.

Perguntadas que tipo de produto compraram nas últimas duas semanas, as mulheres revelaram o hábito de consumo online. Dentre os segmentos analisados, o que mais tem conversão de anúncio em uma compra realizada é a de roupas, sapatos e acessórios, com 48% de compras realizadas. Em seguida foram alimentos, com 45% e eletrônicos, com 43%. Maquiagem e cuidados representam 38% e 37% das maquiagens.

Causas sociais são levadas em conta na hora da compra

Também pesa na decisão de compra feminina a apoio a causas sociais. Segundo o levantamento, cerca de 46% das mulheres disseram que compram produtos de marcas que apoiam causas sociais. Mas esse apoio é dado com um certo ceticismo. Mas mais da metade delas, 51%, acreditam que as empresas apoiam causas sociais para se beneficiarem.

Elas também se sentem mais representadas na publicidade. Quando o recorte é de gênero, as mulheres (32%) se sentem mais representadas que os homens (28%). A comunidade LGBTQIA+ é a que se mostrou mais incerta no estudo, com 41% respondendo que não tem certeza sobre a representatividade.

Hábito de consumo feminino reflete responsabilidade com a casa

Os hábitos de consumo online femininos revelados pelo estudo Nielsen/OpinionBox refletem a responsabilidade que cada gênero tem com a vida doméstica. Os dados mostraram que 22% das mulheres entrevistadas têm cuidar da casa como principal atividade durante o dia, já entre os homens este índice é de apenas 2%. Os afazeres em casa ficam atrás apenas do trabalho (50%) para elas.

Enquanto mulheres ainda são protagonistas das atividades domésticas, elas tendem a estar mais atentas à publicidade, pois são mais responsáveis pelos hábitos de consumo não só delas, mas de toda a família.

De acordo com a uma pesquisa da Statista Global Consumer Survey, faz todo sentido elas estarem mais conectadas, afinal, as mulheres ainda controlam o orçamento familiar, e tomam 81% das decisões de compra.

Fonte: Consumidor Moderno
Estratégia & Marketing Postado em segunda-feira, 01 de agosto de 2022 às 16:46


The Future Viewing Experience revela que a televisão assumirá um novo papel – e isso irá impactar as pesquisas de audiência.

O futuro para a entrega de conteúdo e publicidade de TV e vídeo e a evolução das experiências e comportamentos dos espectadores expõem muita complexidade. Por isso, a Kantar, em seu mais recente estudo, destaca as oportunidades e desafios para proprietários de mídia, anunciantes e agências, e as implicações para a medição de audiência e o perfil de consumo.

Muitas vezes, as tentativas de olhar para o futuro podem ser hipnotizadas por objetos brilhantes, pelo que a tecnologia pode fazer em oposição ao que as pessoas realmente querem que ela faça. Trabalhando com a Research the Media, o objetivo da empresa era fornecer uma avaliação centrada no espectador, de onde a experiência está indo e as oportunidades e desafios que estão por vir no streaming.
Portanto, confira 7 insights descobertos pela organização sobre o streaming:

1.A tela grande domina o consumo de streaming dos espectadores

O aparelho de TV inteligente agora é o principal impulsionador do aumento do uso de serviços de streaming conectados, como subscription video on demand (SVOD, ou streaming de vídeo) e broadcaster video on demand (BVOD, ou streaming de áudio).

O celular é um meio bem estabelecido e dominante em muitas atividades, mas quando se trata de transmitir conteúdo de formato longo, trata-se da melhor tela disponível. A era dos decodificadores está chegando ao fim e a batalha começa pelo controle do principal gateway de entrega de vídeo em casa: a própria tela da TV conectada.

2. Marcas de mídia globais buscarão autossuficiência monolítica com controle total sobre as cadeias de suprimentos

Passos significativos em direção à integração vertical definirão o longo prazo, à medida que os proprietários de mídia global procuram controlar toda a cadeia, desde a produção de conteúdo até a entrega em casa. A tendência pode significar uma desaceleração na disponibilidade de conteúdo.

3. A briga por franquias esquenta

As empresas de mídia estão buscando um retorno sobre seus investimentos significativos em propriedade intelectual promovendo franquias e capitalizando em bases de fãs globais e locais. A internacionalização da cultura e o amor do público mais jovem por legendas estão inaugurando uma era em que o conteúdo local pode se tornar global.

4. A produção independente e regional continua vital


A massa crítica para um serviço global estará além de todos, exceto um punhado de players com propriedade intelectual valiosa e extensa, a produção independente permanecerá significativa com players menores e de nicho encontrando valor em colaborar com outros para competir de forma eficaz.

5. Começo do fim para a compulsão de box set?

O que antes era uma unique selling proposition (USP) importante está se tornando cada vez mais incomum à medida que os serviços de streaming adotam uma abordagem de lançamento sequencial mais inspirada na emissora para os originais emblemáticos, ajudando a impulsionar o burburinho e prolongar as assinaturas.
Essa tendência está fazendo com que os serviços SVOD se afastem cada vez mais das estratégias de lançamento ‘tudo de uma vez’ e está até levando a uma reavaliação do papel dos canais lineares para ajudar na descoberta de conteúdo.


6. SVOD e AVOD: o futuro terminará em camadas

O mercado de vídeo está entrando em um novo período de modelos híbridos, com muitos serviços SVOD e BVOD migrando para níveis sem anúncios e suportados por anúncios. No entanto, os desafios estão à frente em não canibalizar as ofertas principais e outros obstáculos são identificados.
Essa abordagem irá acelerar o mercado em direção a um ecossistema de publicidade de duas camadas no qual aqueles que podem pagar por ambientes sem anúncios se tornarão cada vez mais difíceis de alcançar?

7. A complexidade do ecossistema de TV e vídeo é uma ameaça ao crescimento da publicidade endereçável

O progresso em direção à capacidade de endereçamento real tem sido mais lento do que o esperado e os recursos atuais e as oportunidades de entrega são limitados. No entanto, se a complexidade do ecossistema de distribuição de vídeo puder ser enfrentada de forma eficaz, as Smart TVs avançarão, oferecendo oportunidades transformadoras, além de facilitar novas formas de publicidade.

Subjacente a essas e outras tendências importantes identificadas no relatório completo está o valor colocado na medição de audiência, que deve continuar a evoluir de acordo com as mudanças do mercado.

Embora muitas das tendências ofereçam oportunidades de monetização empolgantes e valor para o setor, também há desafios significativos e decisões vitais à frente para todos.

Como isso impacta as pesquisas de medição?
Cientes dessas novas premissas que devem guiar os caminhos do streaming daqui para frente, a Kantar, enquanto uma empresa de pesquisas, monitoramento e análises de dados, também elencou alguns pontos que podem ser potencializados nos estudos decorrentes desse novo cenário.

Enriquecimento de dados primários por meio de colaboração segura
A colaboração segura é o caminho claro a seguir para clientes que combinam seus conjuntos de dados primários e se conectam aos ativos de dados da Kantar. Este significa entender códigos de conduta para dados trocados entre organizações para garantir que seja feito com responsabilidade e para garantir que os dados sejam acessados em cenários seguros.

Estratégias de dados responsáveis para publicidade
A Kantar continua a investir fortemente em sistemas que garantem o manuseio consciente de dados pessoais, usando estratégias de agregação e ofuscação para preservar a privacidade. Isso serve para preservar a privacidade dos respondentes, com base em práticas estabelecidas no setor de pesquisa de mercado, cujos códigos de conduta anteciparam os desenvolvimentos atuais e excederam em muito a legislação da época.

Painéis totalmente consentidos são ainda mais essenciais
Neste novo mundo de maior soberania de dados e legislação mais rígida, painéis de medição totalmente consentidos e baseados em pessoas serão cada vez mais críticos para proprietários de mídia, agências e anunciantes entenderem como os espectadores se movem entre plataformas e dispositivos para consumir conteúdo e publicidade.

Existem três partes do quebra-cabeça de medição: proprietário da mídia/plataforma dados primários, as marcas possuem dados primários de clientes e painéis consentidos como uma fonte de verdade para unir as coisas.

Gerenciamento de painel seguro e sem atrito
À medida que os consumidores percebem o valor de seus dados e seus direitos crescentes sob a legislação de privacidade, há a concentração em uma abordagem renovada para interagir com os membros.

Painel com membros é um ativo vital, o coração pulsante da medição de painel consentida baseada em pessoas. O papel da ciência de dados está em ativar conjuntos de dados consentidos, um papel essencial, fundindo fontes de dados complementares e calibrando painéis para dados de censo off-line sobre hábitos de consumo.

Fonte: Consumidor Moderno