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Estratégia & Marketing Postado em segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024 às 13:35


Estudo realizado pela Brain Inteligência Estratégica mostra que a geração Z é a que mais compra nas plataformas digitais.

Os consumidores brasileiros estão cada vez mais interessados em adquirir produtos através de e-commerces e marketplaces, o que também se reflete entre os entusiastas do esporte: 35% preferem realizar compras de itens esportivos em lojas virtuais, enquanto 32% preferem as lojas físicas e 30% veem os shoppings centers como pontos de venda mais atrativos, de acordo com estudo realizado pela Brain Inteligência Estratégica.

O levantamento destaca que a geração Z, pessoas nascidas entre 1990 até 2010, é a que mais compra nas plataformas digitais, representando 45% do total. Já os indivíduos nascidos entre 1965 até 1980, a geração X, são os que mais adquirem em shoppings (39%).

“Os meios de pagamentos digitais oferecem uma maior praticidade ao consumidor brasileiro, que otimiza o seu tempo com compras online. O digital tem sido um grande aliado na busca por melhores preços e oportunidades”, afirma Fernando Lamounier, educador financeiro e diretor da Multimarcas Consórcios. Ele aponta que o crescimento das compras no e-commerce é resultado da digitalização e modernização dos serviços financeiros.

Quando se trata de gastos, a média dos entrevistados com vestuário e calçados esportivos é equivalente, atingindo R$ 151, sendo a geração X a que mais investe nesses itens, com custo mensal de R$ 203. O Sul do País apresenta a maior média, com R$ 185.

O gasto médio com mensalidades para serviços como treinadores e instalações é de R$ 149. A geração que mais investe nas infraestruturas das atividades físicas é a baby boomers, nascidos entre 1945 e 1964, com custo mensal de R$ 170, destacando a região Sudeste com a maior média (R$ 193). A natação é o esporte com mais gastos (R$ 364).

“A busca por ofertas sempre ajuda o orçamento final. Por isso, é importante que o consumidor fique de olho em promoções e busque academias ou atividades que apresentem um custo benefício mensal atrativo, com o fim de manter uma vida saudável sem entrar no vermelho”, explica o Lamounier.

Os entrevistados (25%) alegam que a frequência de compra é de ao menos um item esportivo por mês. Os principais fatores que influenciam na decisão final são a qualidade do produto (65%) e o preço (62%).

Fonte: Mercado & Consumo
Estratégia & Marketing Postado em segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024 às 10:39


Assim como no restante do ano, os meses de janeiro e fevereiro têm metas a serem batidas pelos e-commerces. Mas, justamente neste começo de ano, há alguns acontecimentos que impedem as lojas online de lucrar, como é esperado em datas como Dia do Consumidor, Dia das Mães e Dia dos Namorados, em que o faturamento está deslanchando de vento em popa. Férias escolares, Carnaval e um movimento não tão favorável ao consumo, que não esteja ligado ao turismo, podem impactar diretamente o retorno de vendas de início de ano.

Como driblar as adversidades e conseguir equilibrar as contas ao longo do ano, mesmo com janeiro e fevereiro sendo dois meses mais amenos para o varejo? 

Diante desse cenário, como driblar as adversidades e conseguir equilibrar as contas ao longo do ano, mesmo com janeiro e fevereiro sendo dois meses mais amenos para o varejo? O primeiro ponto que destaco aqui, neste artigo, é ter um planejamento anual muito bem estruturado. Junto a isso, há outros setores em que você pode investir e que podem ajudar o seu e-commerce a recuperar o fôlego depois do Carnaval. Continue a leitura e saiba como aplicar algumas estratégias de vendas!


Invista em um planejamento anual

Antes de pensar em recuperar as vendas depois de janeiro e fevereiro, é importante ter um planejamento de e-commerce para 2024. Você deve traçar as metas a serem alcançadas em cada mês do ano, levando em consideração a realidade do seu modelo de negócio, as estatísticas dos anos anteriores e a análise do seu nicho de mercado. Assim, você consegue delimitar objetivos claros e possíveis de serem atingidos, evitando surpresas ou frustações por não conseguir vender a mesma quantidade de produtos em janeiro e em novembro, que é um mês mais promissor para o e-commerce.

Além de tudo isso, com um planejamento anual definido, fica mais fácil colocar as campanhas de marketing em prática e aumentar a divulgação da sua loja online. Quanto mais pessoas sabem da sua presença no digital, maiores são as chances de atrair e reter um público mais amplo e qualificado, no caso de você ter uma segmentação bem executada.


Recupere as vendas online depois do Carnaval

Então, chegamos a uma etapa em que você identificou que as vendas da sua área de atuação são mais baixas em janeiro e fevereiro. Ok, mas e depois disso? O que fazer para recuperar o tempo perdido e voltar a vender mais no e-commerce depois do Carnaval? Abaixo, trago alguns pontos em que você pode investir para dar uma guinada nas vendas, respeitando a sua margem de lucro e as metas estabelecidas no planejamento de 2024.

Datas sazonais: aproveite o gatilho de vendas das datas sazonais para ampliar público e vendas. Tenha em mente que os consumidores esperam por promoções e ofertas especiais em datas com cunho comercial, então, invista nessa estratégia. Saiba, também, em quais datas focar, dependendo do seu segmento de mercado. Neste primeiro semestre, há três sazonalidades principais para o varejo, de modo geral: Dia do Consumidor (15/03), Dia das Mães (12/05) e Dia dos Namorados (12/06).

Promoções para clientes fiéis: essa é a chance de aproximar o seu cliente da sua marca. Envie vouchers, cupons e brindes exclusivos para quem já comprou na sua loja online. Isso faz com que o consumidor se sinta especial e ganhe uma motivação a mais para voltar a comprar com você. Sendo assim, essa é uma estratégia de retenção e fidelização de clientes.

Controle de estoque: para que você consiga rodar promoções, datas sazonais e outras campanhas dentro da normalidade, você precisa fazer um controle de estoque eficiente. Nada mais desmotivador para o cliente do que comprar um produto e, na hora da entrega, não ter mais o item em estoque. Pior ainda quando o pedido desse cliente é para presentear alguém especial, como acontece no Dia dos Namorados. Por isso, fique atento a esse ponto.

Gestão logística: atrelada ao controle de estoque, está a execução de uma logística eficiente. Todos os processos devem estar em dia para que você não tenha dores de cabeça. Desde o armazenamento à separação de produtos e ao envio das mercadorias, tudo deve funcionar com a excelência que o mercado de vendas online exige. Dentro deste item, também está a logística reversa, conhecida pelos consumidores como a política de trocas e devoluções, sendo essa uma etapa que também deve estar bem azeitada para não manchar a imagem da sua empresa.

Há outros pontos em que você pode, e deve, investir para garantir o lucro do seu negócio no digital. Aqui, ainda posso citar a oferta de diversas formas de pagamento, a utilização das últimas novidades em tecnologia, inteligência artificial e análise de dados. Mas tudo, exatamente tudo, vai depender da sua realidade de negócio e do seu segmento de atuação, como já citei lá no início do artigo. Portanto, o ano começa, sim, antes do Carnaval – nesse período, é a hora de “colocar a casa em ordem” para deslanchar seu e-commerce no resto do ano e para que você saiba identificar o que faz sentido para o seu e-commerce e, se for preciso, conte com especialistas de mercado para traçar as melhores estratégias.

Fonte: Ecommerce Brasil