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Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 15 de abril de 2025 às 14:33

Trabalhar adequadamente a divulgação do e-commerce não é uma atividade secundária. Afinal, quanto mais tráfego na loja, maiores as oportunidades de venda.

Outro fator importante, nem sempre considerado, é que sem tráfego o e-commerce encontra dificuldades até para fazer análises mais precisas sobre o resultado de seus esforços, seja em termos de ofertas ou mesmo de condições de navegação da página.

Refletindo sobre as estratégias de divulgação, uma das formas de conseguir ampliar a audiência é pegar carona nos assuntos que estão em evidência na mídia e, claro, nas redes sociais.

É óbvio que essas iniciativas não devem ser realizadas de forma aleatória, uma vez que precisam atender às particularidades de cada negócio. Contudo, vale o registro de que elas são importantes para atrair a atenção do público e, por isso, precisam fazer parte do planejamento de comunicação da marca.

O que não pode faltar na comunicação do e-commerce?

Por uma série de razões, é fato que vivemos um período de elevação significativa nos custos envolvidos na aquisição de clientes. Portanto, é natural que hoje as operações sejam mais seletivas em suas estratégias, procurando definir suas prioridades.

E faz todo o sentido ter esse cuidado, afinal, dificilmente a loja virtual consegue atuar com uma ampla margem de lucro. Assim, é comum a preocupação em relação às ações que são imprescindíveis para quem faz vendas online. Infelizmente, não existe uma resposta padrão para esse caso.

No entanto, é possível afirmar que o ideal é manter o equilíbrio entre mídia orgânica e paga. Foi-se o tempo em que as empresas poderiam ignorar a necessidade de investimento. Quem atua com redes sociais sabe que, cada vez mais, para se obter resultados, é fundamental olhar com mais atenção para as oportunidades de impulsionamento.

Numa visão mais estratégica, outro aspecto fundamental é atuar com base num planejamento consistente. Definir as ações com antecedência é a melhor forma de garantir o cuidado necessário não apenas na produção dos conteúdos, mas também na questão do monitoramento. Sem investir tempo e recursos nessa tarefa, o risco é enorme, uma vez que a loja virtual não consegue nem mesmo realizar os ajustes necessários.

Como pegar carona com a mídia para atrair o público?

Olhando para essa programação que deve ser feita para as ações de divulgação, é essencial considerar a necessidade de reservar espaço para contemplar assuntos que estão em evidência na mídia.

Em muitos casos, é possível, inclusive, prever temas que poderão ser trabalhados a partir desse tipo de apelo mais “quente”. Datas comemorativas se encaixam bem nesse quesito, claro, mas é possível avançar um pouco mais nessa análise, levando em conta os eventos que costumam movimentar o dia a dia da população.
Analisar os calendários oficiais das principais competições esportivas, por exemplo, pode ajudar na programação desses conteúdos. O direcionamento mais ou menos incisivo depende da área de atuação do e-commerce, mas pela amplitude do assunto é possível atender diferentes perfis de público.

Como ter um planejamento mais flexível

Além desses eventos programados, é fundamental que a equipe de marketing também tenha flexibilidade para fazer a adequação necessária para contemplar assuntos que, por alguma razão, tornam-se fenômenos.

Apenas para citar um caso recente e que evidencia bem a força que um “assunto do momento” pode conquistar, vale a pena analisar os dados sobre a trend “volta do Neymar”.

Para dimensionarmos como o assunto movimentou a audiência, vale analisar o que aconteceu nas plataformas digitais da equipe santista.

Com a chegada do jogador, o perfil do Santos, no Instagram, cresceu 104% no número de seguidores, saindo de 4,3 milhões para 6,8 milhões de pessoas, segundo dados divulgados pela ComScore.

Nas redes sociais do clube, os números foram estratosféricos: 180 milhões de ações, considerando reações, shares, comentários, reposts, favoritos e loves, e o vídeo teve quase 500 milhões de visualizações.

O relatório divulgado pela ComScore também indicou o retorno da ação do jogador para o Mercado Livre, que obteve um recorde de engajamento no Instagram. Foram 2,7 milhões de ações.

E a prova do impacto desse tipo de notícia também pode ser obtida ao se analisar os resultados alcançados por influenciadores que comentaram o retorno do craque.

O jornalista Fabrizio Romano registrou um total de 26 milhões de ações, em 105 posts sobre o assunto.

Como aproveitar fenômenos de audiência

Outro caso emblemático de 2025 foi a repercussão da cerimônia do Oscar, em razão, principalmente, das indicações para o filme Ainda estou aqui.

Nesse caso, assim como no do esporte, trata-se de um tema que contempla diferentes perfis de público e, portanto, pode funcionar de chamariz para a comunicação do e-commerce.

Para entender melhor a percepção do público sobre a premiação este ano, a Opinion Box realizou a pesquisa Melhores do Cinema, em fevereiro, analisando o engajamento do público com o evento, suas expectativas e as opiniões sobre os indicados deste ano.

Alguns insights importantes para entender por que vale a pena para o e-commerce pegar carona nos destaques da mídia:

– 6 em cada 10 entrevistados manifestaram intenção de assistir à cerimônia;
– E veja que interessante: apenas 35% já tinham visto o filme no momento da pesquisa; 56% pretendiam assistir e 9% não tinham interesse.
– 88% concordam que o cinema brasileiro precisa ser mais valorizado pelo público e 80% confirmaram que as indicações de Fernanda Torres e de Ainda estou aqui geraram mais vontade de acompanhar o Oscar®;
– 76% declararam acreditar que o Brasil é capaz de produzir filmes tão bons ou até melhores do que os filmes de Hollywood;
– E 84% indicaram sentir mais orgulho de ser brasileiro com as indicações.

Como fica evidente nos dados apresentados, mais do que o evento em si, o trabalho com um evento que está em alta pode abrir outras possibilidades para a comunicação do e-commerce.

Nesse caso, por exemplo, o momento seria propício para a produção de conteúdos relacionados de alguma forma ao cinema ou à cultura nacional, de forma mais geral.

Qual o impacto dos trending topics na estratégia de comunicação?

Além dos assuntos em evidência na mídia, o e-commerce pode se orientar também pelos trending topics. Nesse caso, contudo, é fundamental fazer uma análise mais detalhada da situação.

O termo nasceu e ganhou força no X (quando ainda era Twitter), mas hoje está presente em todas as redes sociais, como uma forma de revelar o que está em destaque nas conversas.

Para as marcas, pode ser pertinente para sua estratégia participar daquela conversa, para ampliar sua visibilidade. Outro ponto relevante é que a análise também pode inspirar a equipe na produção de conteúdos e ajudá-la a se manter informada sobre as novidades.

Boas estratégias de marketing de conteúdo exigem, cada vez mais, conteúdos que sejam autênticos e que valorizem a relação que a marca mantém com seu público.

Nesse contexto, faz sentido que se leve em conta a possibilidade de pegar carona nos assuntos que estão em evidência na mídia ou explorar melhor os trending topics para aumentar o tráfego obtido pelo e-commerce.

Como se pode deduzir, como em outras ações de divulgação, é essencial manter a linguagem e o “tom” da comunicação da marca, ou seja, não se pode tratar esse tipo de iniciativa de forma isolada.

Fonte: Ecommerce Brasil
Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 15 de abril de 2025 às 14:29


O uso de brindes personalizados, no varejo, é uma estratégia amplamente conhecida, afinal, ao presentear consumidores, é possível fortalecer relacionamentos, criar conexões emocionais e aumentar a exposição à marca.

Para você ter uma ideia, 81% dos consumidores afirmam manter brindes por um ano ou mais, de acordo com pesquisa da Gitnux.

Quando falamos do setor de e-commerce, os brindes personalizados desempenham um papel ainda mais importante. Ao contrário de uma loja física, onde é possível trabalhar todos os sentidos do cliente, as lojas virtuais possuem maior dificuldade com o tato e o olfato.

Nesse sentido, ofertar brindes agrega mais valor à experiência do consumidor, elevando a experiência de compra e incentivando maior fidelidade.

Aquisição, vendas e visibilidade de marca

Quando realizada de maneira estratégica, uma ação promocional com brindes é excelente para aumentar a taxa de aquisição de clientes. Oferecer um presente incentiva novos consumidores a finalizarem a compra e, de quebra, você já começa o relacionamento com o pé direito, ofertando um item tangível para que a pessoa se lembre da loja.

Os brindes também podem ser usados durante ações, ofertas e campanhas para aumentar o senso de urgência e de oportunidade. Essa é uma excelente estratégia, inclusive, para elevar o ticket médio.

Por fim, quando bem escolhido, um brinde personalizado ajuda a criar buzz sobre a marca, seja nas redes sociais ou no offline, ao incentivar as pessoas a postarem o item e o usarem em suas rotinas.

Como acertar na escolha do brinde para e-commerce

Para que o brinde se torne um aliado para aumentar o faturamento e a fidelização de clientes no e-commerce, é importante fazer a escolha e a distribuição de forma estratégica. Algumas dicas são:

– Distribua brindes para compras acima do ticket médio: presenteie os clientes que fizerem compras maiores para incentivar o aumento do faturamento no período.

– Escolha itens que estejam alinhados à marca: os brindes são uma extensão da marca e, portanto, precisam ir ao encontro de seus valores e identidade. Brindes ecológicos, por exemplo, são uma ótima maneira de reforçar o posicionamento de empresas que se preocupam com o meio ambiente.

– Mostre o brinde no carrinho: reforce, na finalização da compra, que o cliente está sendo presenteado. Esse ato pode parecer simples, mas tem o poder de reduzir as taxas de abandono de carrinho.– Prefira qualidade e durabilidade: lembre-se de que o brinde está comunicando a sua marca, portanto, o item deve possuir alta qualidade e durabilidade para não transmitir uma mensagem errada e, de quebra, ficar mais tempo com o seu cliente.

– Use técnicas de copywriting: em vez de apenas destacar “ganhe o item X”, prefira frases como “oportunidade exclusiva de ganhar um item de luxo” ou “seja um dos poucos a ganhar esse item de edição limitada”. Dessa forma, você vai conseguir despertar ainda mais o desejo dos clientes.

– Reative a sua base de clientes: os brindes não precisam ser usados apenas para atrair novos clientes. Eles também são excelentes para criar uma nova aproximação com clientes que não compram há um tempo. Pense em uma ação dedicada para resgatar quem está sumido.

– Integre o brinde à campanha: por fim, pense sempre no brinde como uma extensão da campanha que está acontecendo no momento e/ou no uso que o seu cliente faz do produto. Por exemplo, pet shops podem apostar em necessaires e bolsas personalizadas para transportarem os itens dos pets. Uma marca de biquíni pode surpreender com uma toalha ou uma viseira personalizada.

Fonte: Ecommerce Brasil