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Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 08 de fevereiro de 2022 às 10:14

Um bom planejamento de compras otimiza os resultados da empresa. Isso porque eleva os lucros, diminui a necessidade de capital de giro, aumenta as chances de vendas e reduz perdas e custos com estoques parados que podem envelhecer. Por isso, fazer um bom planejamento de compras é fundamental.

Quando falamos em compras, não se pode esquecer do papel do estoque para o sucesso do negócio em 2022. O consultor de negócios do Sebrae/SP Davi Jerônimo recomenda que donos de empresas fiquem atento a quatro pontos:

* Giro de estoque
* Inventário
* Curva ABC (um método de categorização de estoques)
* Gestão eficiente

“A principal dica é ver os itens que mais foram vendidos em 2021, apesar de 2021 ainda refletir o comportamento em relação à covid-19”, afirma Jerônimo.

“Verifique históricos de produtos mais vendidos, usando médias, curva ABC, itens com margem e ganhos maiores. Analise fornecedores que entregam mais rápido, para aumentar a lucratividade e ter menor dependência de giro dos seus estoques, além de diminuir a necessidade de capital de giro da sua empresa”.


Periodicidade das compras

O processo de compras, afirma Jerônimo, dever ser entendido conforme a disponibilidade de fornecedores. “Se o fornecedor estiver perto, os pedidos de compras devem ser planejados conforme a entrega desse fornecedor, obedecendo aos critérios de estoque mínimo e estoque de segurança, para período de reposição.”

Isso vale, inclusive, para materiais de uso e consumo, os chamados produtos indiretos. São aqueles que não estão ligados à produção da empresa ou seu negócio principal, mas ainda assim são fundamentais para o funcionamento da organização. Trata-se se uma área que requer muita energia da equipe compras.

Ao se planejar para fazer esse tipo de compra, a empresa consegue ter visibilidade de redução de custos, fidelizar fornecedores e fazer contratos mais longos com preços fixos e garantia de entrega.


Inflação e juros altos

Em tempos de incerteza econômica e alta inflacionária, como o atual, esses contratos longos podem ser de extrema relevância. “A inflação prejudica, sem dúvida, as empresas, principalmente as que não têm planejamento para compras”, diz o consultor do Sebrae.

A fidelização de fornecedores também apoia a empresa na gestão de tempo, pois quando concentra a compra de insumo não produtivo, aquele de uso e consumo, com um ou poucos parceiros, reduz desperdício de tempo de negociar com vários players do mercado. Facilita também a resolução de eventuais imprevistos no meio do caminho. É algo que traz eficiência e produtividade para o processo.

Quando se trata de itens volumosos, a fidelização do fornecedor também é relevante. Nesse caso, o fornecedor se ocupa dos produtos, usando seu próprio espaço, e entrega periodicamente o que a empresa precisa.

Por fim, a concentração em um ou poucos fornecedores traz confiança para a relação e aumenta o conhecimento sobre a empresa. Ao conhecer a política de compras do cliente, o que só é possível em relações mais longas, o fornecedor entende as oportunidades de melhoria, preço e logística e se adapta à jornada do cliente.


Americanas Empresas

A Americanas Empresas, que fornece milhões de itens de suprimentos, além de outras categorias, para o mercado corporativo, permite que a empresa concentre suas compras em uma única plataforma digital, com um único fornecedor, trazendo benefícios como:

* Praticidade: todos os itens em um só lugar;
* Economia de tempo: com os produtos concentrados em um só lugar, a equipe de compras gasta menos tempo negociando e procurando o que a empresa precisa adquirir;
* Economia financeira: com um fornecedor fidelizado, é possível negociar uma forma de pagamento mais vantajosa, fazer a cotação de grandes volumes e fechar contratos de longo prazo, muitas vezes garantindo o preço inicial por alguns meses;
* Atendimento: quando o fornecedor já conhece o cliente, pode se adaptar à sua jornada. A Americanas Empresas, por exemplo, tem atendimento especializado para todo tipo de negócio, seja para microempreendedores individuais (MEIs) ou grandes empresas;
* Portal corporativo: uma só plataforma para as compras, que facilita a gestão do processo, o controle de gastos, é prático e rápido, oferecendo mais autonomia para o cliente que precisa de suprimentos de uso e consumo.


Erros mais comuns dos departamentos de compras

Algumas empresas demoram muito entre a cotação e a ordem de compras. Em função da volatilidade de preços e nível de estoque, isso pode gerar problemas de abastecimento. Contratos mais longos com fornecedores de confiança evitam esse tipo de situação.

A descentralização de fornecedores, aliás, em empresas que buscam preço item a item, sem olhar o todo, acaba gerando custos invisíveis, como tempo demandado para gerenciar cada fornecedor. Pode ser um erro também, ainda que menos visível.

Veja os erros mais comuns:
* Não ter histórico de vendas;
* Não pesquisar fornecedores;
* Não ter ferramentas que auxiliem na tomada de decisões do que comprar, quando comprar e o que comprar;
* Comprar produtos já existentes no estoque, aumentando ainda mais o volume, por não fazer análise preditiva do inventário;
* Não buscar outros canais e vendas para aumentar o giro do estoque.

“Fornecedores que estão antenados no mercado podem ajudar a aumentar números de clientes e vendas”.

Diante de tudo isso, que tal planejar melhor as compras para 2022 e escolher um fornecedor confiável, que ofereça em uma só plataforma tudo o que a sua empresa precisa? Uma parceria dessas tem muitos benefícios a oferecer.

Fonte: Infomoney
Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 01 de fevereiro de 2022 às 11:00


O mercado de luxo vem crescendo muito. De acordo com a consultoria Euromonitor International, a expectativa é que o setor movimente US$ 388 bilhões globalmente até 2025. Só no Brasil, a movimentação esperada é de R$ 29 bilhões até 2023, sendo que em 2025 o consumo digital deve representar 30% desse montante.

Apesar das perspectivas animadoras, algumas questões ainda fazem com que as marcas de luxo apresentem certa resistência com o e-commerce, por exemplo, a dificuldade de manter o padrão que um cliente de luxo encontra na loja física e o receio de que a experiência online reduza a percepção de exclusividade, afetando a imagem da marca.

Entretanto, diante do atual cenário de inevitável digitalização da vida, intensificada pelo isolamento social, o online mostrou que não é mais uma opção, mas um caminho necessário. Por isso, o e-commerce de luxo aposta em tecnologia, treinamento especializado e inovação para oferecer uma experiência impecável a seus clientes.

Veja algumas delas:

O site
Uma boa experiência no e-commerce começa com um site seguro, de fácil navegação, com layout bonito, moderno e intuitivo. A tecnologia deve ser uma aliada durante toda a jornada, e possibilita, por exemplo, a vitrine inteligente, que usa Inteligência Artificial em sua personalização, com recomendações mais assertivas baseadas no histórico de compras e buscas, para impactar o cliente com aquilo que ele quer ver.

Ao vivo
Os consumidores, principalmente brasileiros, costumam gostar de interações olho no olho. Nesse sentido, o atendimento por vídeo é uma grande tendência e permite o estreitamento do relacionamento com o consumidor online, garantindo o nível de atenção que ele espera receber.

As vendas por livestreams também se mostram altamente relevantes, em especial para o mercado de luxo. De acordo com a pesquisa realizada pelo Boston Consulting Group (BCG) e a Altagamma, o live-commerce tem taxas de conversão altíssimas nos EUA e na China, em média 70%. Um formato que apenas começou a ganhar espaço no Brasil, apresentando alto potencial de crescimento.

Omnichannel: escolher como e onde comprar e retirar ou receber
Essa liberdade é muito apreciada pelo cliente de luxo. Um formato que chega com força são as guide shops, pequenas lojas onde é possível sentir de perto os produtos – experimentar, ver, tocar – para depois realizar a compra no e-commerce e ter a segurança e a comodidade de receber o produto no conforto da sua casa.

Velocidade de entrega
O cliente de luxo é muito exigente, e uma das experiências que mais valoriza é a entrega rápida e com qualidade. Para proporcionar essa agilidade é importante escolher um parceiro com Dark Stores e Centros de Distribuição bem localizados, espalhados por diversas regiões do país, já que existe uma demanda de luxo reprimida fora do eixo Rio-São Paulo.

Hoje, na Infracommerce, conseguimos realizar a entrega de um pedido que sai de uma Dark Store em até 2 horas ao consumidor que fica a em uma raio de até 10 km e isso mexe diretamente com a taxa de conversão. Nossos estudos mostram que em SP a taxa de conversão aumenta até 10% com essa oferta, e, quando vamos para lugares mais distantes como Norte e Nordeste, a taxa de conversão chega a aumentar até 30%.

Embalagem premium
Outro ponto importantíssimo para essa experiência excepcional é a embalagem. O cliente de luxo não quer receber seu produto num papel pardo ou numa caixa qualquer, ainda há uma sensação de perda de valor em comparação com a experiência da loja física. Por isso, todo o cuidado com dobras específicas, a fita posicionada perfeitamente, o aroma da marca borrifado dentro do pacote deve ser pensado para que quando o cliente abra a embalagem venha aquele: Uau!

Personalização
Se a meta é fazer o consumidor se sentir especial, uma mensagem personalizada escrita à mão na papelaria da marca de luxo é uma ideia encantadora. Há ainda a possibilidade de uma entrega de luva branca, onde um motorista uniformizado entrega o presente em mãos ao presenteado, como se fosse um chofer exclusivo para aquela entrega. Sem dúvida uma experiência única e marcante.

Sustentabilidade
Cuidar do planeta é um luxo! E, cada vez mais, os clientes dão preferência a marcas que trabalham com consciência ambiental, seja na cadeia de produção, na escolha da embalagem ou na oferta de opções de entrega eco-friendly, como as realizadas de bicicleta ou com redução de emissão de carbono.

Atendimento
Vale a pena investir em um SAC bem treinado, disponível 24/7, que utilize a linguagem da marca e seja capaz orientar a compra, funcionando como um personal shopper consultivo  Apesar de os chatbots estarem super em voga, o cliente de luxo ainda prefere ter um atendimento humano e que garanta a solução de seus problemas.São muitas as possibilidades que o mercado de luxo oferece para que seus clientes se sintam seguros, bem cuidados e encantados pelas marcas. As portas do digital estão abertas ao glamour e à sofisticação e, com criatividade e bom gosto, há muito a ser feito nesse setor

Fonte: ABCOMM