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Estratégia & Marketing Postado em segunda-feira, 29 de janeiro de 2024 às 10:43


O Assaí promoveu experiências e ações de relacionamento com torcedores em suas lojas e levou ídolos do futebol nacional para perto de clientes 

Em um mercado competitivo, como o de varejo, destacar-se é essencial. Estratégias eficientes de atração de clientes podem incluir desde ofertas exclusivas, um excelente atendimento ao cliente, programas de fidelidade e até mesmo um marketing inovador. Foi desenvolvendo uma estratégia centrada no cliente e pensando em uma paixão que une os brasileiros, que o gigante do varejo, Assaí Atacadista levou o futebol para dentro de suas lojas.

Ícones e campeões do futebol brasileiro, como Vampeta, Túlio Maravilha, Deyverson, Edilson e Velloso marcaram presença em 10 lojas da rede e a taça mais desejada do Brasil visitou seis Estados de diferentes regiões do país, mais o Distrito Federal. Além disso, os clientes também puderam tirar uma foto ao lado da taça do Campeonato Brasileiro e ganhar prêmios, como uma visita ao estádio do time do coração. Essa ativação de relacionamento com clientes contribuiu para aumentar em média 30% o número de clientes nas lojas participantes. O comparativo parte de um dia habitual na loja, sem contar com alguma ativação promocional diferenciada.

“Estamos há seis anos levando o nome do Assaí para dentro dos campos, lares e comércios brasileiros através do Brasileirão Assaí. Agora, decidimos trazer essa experiência para nossas lojas, criando uma conexão ainda mais profunda com nossos(as) clientes. E o resultado não poderia ser outro: filas de torcedores(as) ansiosos(as) pelo momento de tirar uma foto com seus ídolos ou se aproximar do troféu mais desejado do futebol brasileiro”, relata Marly Yamamoto, Diretora Executiva de Marketing e Gestão de Clientes do Assaí Atacadista.


Engajamento, experiências memoráveis e potência de vendas

As estratégias centradas no cliente têm sido cada vez maiores por parte das empresas, colocando o relacionamento com o cliente como protagonista nesse contexto. O propósito por trás dessa estratégia é claro: impulsionar o engajamento, proporcionar experiências memoráveis, fortalecer a retenção e, por conseguinte, potencializar as vendas. Diante disso, diversas empresas vêm investindo em ações e experiências de relacionamento com o cliente como uma peça-chave.

Líderes empresariais ao redor do mundo têm adotado essa visão, conforme evidenciado pela pesquisa CX Trends 2023, conduzida pela Zendesk. De acordo com os resultados, 81% desses líderes consideram a experiência do cliente e o suporte ao cliente como suas principais prioridades. Outra constatação revelada pela pesquisa é que 80% dos executivos planejam aumentar os investimentos na área de Atendimento no próximo ano.

“Costumo dizer que o sucesso de uma ação é medido pela conexão e reconhecimento da marca com seu público. O crescimento médio de 30% no fluxo das lojas nos dias de ativação é apenas uma consequência disso” enfatiza Marly Yamamoto

Ao todo, foram cerca de 40 milhões de pessoas impactadas com as ativações, o que representa aproximadamente 500 estádios do Maracanã lotados. “Nosso apoio e responsabilidade como uma das principais marcas incentivadoras do esporte no País estão alinhados ao nosso propósito: tornar a prosperidade uma realidade para todos(as). Isso nos conecta aos sonhos dos(as) brasileiros(as). É incrível ver que o Tour da Taça do Brasileirão Assaí proporcionou a homens, mulheres, crianças e adultos a realização de seus sonhos, seja pisar no gramado pela primeira vez, sentir a emoção do estádio com um gol do time do coração ou ganhar um abraço do ídolo”, destaca Yamamoto.

Além da exposição do troféu, as lojas foram decoradas com os mesmos elementos do Brasileirão, como o pórtico e o túnel inflável, proporcionando aos clientes uma experiência que simula a entrada dos jogadores em campo. A marca também organizou diversas atividades para os visitantes da taça, incluindo o tradicional Desafio de Chute ao Gol, com distribuição de mais de 10 mil brindes aos torcedores, e uma roleta que premiou mais de 60 sortudos(as) com uma experiência exclusiva no estádio durante uma partida do Campeonato, que incluía um tour pelo estádio do time, ingresso para o jogo e a oportunidade de bater um pênalti dentro de campo durante o intervalo.

Fonte: Consumidor Moderno
Estratégia & Marketing Postado em segunda-feira, 15 de janeiro de 2024 às 15:47


Fechar uma venda é apenas metade do trabalho dentro de uma empresa. Tão importante quanto atrair o cliente é conseguir fidelizá-lo, para que volte e continue trazendo mais negócios. A longo prazo, é muito mais efetivo fidelizar clientes do que tentar buscar novos.

Vender para alguém que já conhece sua marca e sua qualidade é sempre mais fácil, além de mais rentável. Clientes fiéis trazem uma rentabilidade mais consistente para sua empresa e elevam seu potencial.

 Confira aqui 10 estratégias para fidelizar clientes que você deve adotar em seu negócio o quanto antes.

Monitore seu público

Conhecer bem o público consumidor é o primeiro passo para saber como fidelizá-lo. Fique sempre de olho no comportamento dos seus clientes e do seu público-alvo, especialmente se houver alguma mudança relevante no mercado.

Tenha sempre canais abertos para ouvir e fidelizar
Nada é mais frustrante para um cliente do que querer um produto ou serviço e não conseguir fazer o seu pedido. O ideal é que haja o mínimo de fricção na hora de estabelecer esse contato. Por isso é importante ter canais sempre abertos.

Personalize produtos e serviços
Cada cliente tem suas necessidades específicas, mesmo quando todos buscam o mesmo produto. Sendo assim, vale a pena personalizar seu atendimento e o seu trabalho para atender a essas demandas.

Segmente seu público
Seguindo a mesma linha do ponto anterior, é provável que haja vários subgrupos dentro do seu público-alvo, seja pelo seu estágio na jornada de compra ou por buscarem benefícios diferentes. É importante segmentar seus clientes e criar estratégias diferentes para converter cada perfil.

Foque nas necessidades do cliente
Muitos negócios cometem o erro de tentar oferecer um produto e não uma solução. O que os clientes querem é algo que atenda à sua demanda em primeiro lugar. No momento de se divulgar ou enviar uma proposta, você deve poder responder à pergunta “qual problema meu serviço soluciona?”.

Crie programas de fidelidade
É bem mais fácil fidelizar clientes quando eles têm um incentivo para continuar comprando com você. O melhor exemplo disso são os programas de fidelidade, onde o cliente ganha algum benefício extra pela sua preferência continuada.

Faça um bom trabalho de pós-venda
Se você não manter contato com um cliente, é bem mais provável que ele esqueça seu negócio. Mesmo depois de fechar uma venda, você deve manter uma presença forte, entrando em contato e enviando novidades.

Use dados para orientar suas estratégias e fidelizar seus clientes
Boas decisões empresariais são tomadas com base em dados e análises concretas. Isso também vale para suas estratégias de fidelização. Monitore seu público antes, durante e depois da compra e tome nota de seu comportamento.

Busque feedback
Outra forma de aprender mais sobre seus clientes e suas preferências é apenas perguntar. Não custa nada pedir feedback depois de uma venda. Isso pode ajudar bastante na hora de avaliar seu desempenho e fazer melhorias.

Inclua brindes e benefícios extras
Uma forma de incentivar tanto a compra de curto prazo quanto longo prazo é criar pequenos brindes e bônus em cada compra. Assim, a cada venda fechada, o cliente também ganha algo a mais e tem um incentivo para voltar no futuro.

Fonte: Echosis