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Gestão & Liderança Postado em terça-feira, 13 de abril de 2021 às 11:12


Afirmar que a liderança já atingiu o ponto de exaustão várias vezes durante a pandemia não é exagero.

O exercício de se manter alerta, resiliente e motivador 24 x 7 por mais de um ano é cansativo. Mas não vale desistir. Desistir não é uma opção.

Se cuidar é o primeiro passo. Máscara, zero aglomeração, isolamento social sempre que possível. Pratique e inspire sua família a praticar. A sua vida e da sua família merecem todo esforço que seja necessário. Se precisar brigue por isso.

Conseguir por todos os meios resolver problemas de fluxo de caixa é cuidar da vida da empresa. Sem oxigênio a pandemia faz seu negócio de vítima. Onde procurar? Com quem falar? Todo mundo, desde bancos a fornecedores e, por que não investidores? Todos que puderem ajudar têm que ser contatados. Sem vergonha. Sem qualquer sentimento de menos valia. Afinal, é a existência da empresa que está em perigo.

As mudanças. Só muita flexibilidade permite que não se quebre a cada novo vento. Entre o mutável e o imutável, se esforce pelo mutável. Seja ágil, não apressado. E faça comunicações de como você está em cada nova fase do ciclo de mudanças. E mantenha viva a vontade de aprender e evoluir com cada novo aprendizado.

A vida dos seus funcionários vem em paralelo. Junto com a vida da empresa. Cuidar deles o máximo possível, orientando, acompanhando e, se preciso, “pegando pela mão” para que eles se cuidem dentro dos protocolos que todos já conhecem tão bem, mas alguns hesitam na hora de praticar. Se precisar, brigue.

Agora que já cuidamos do corpo da empresa vem a alma. Depois desse tempo de incerteza e dúvida pelo qual todos passamos, mas a sua equipe deve ter mergulhado mais fundo porque eles não têm o controle da situação, temos que recompor todos os dias o emocional do time. De cada componente. É hora de escutar – ativamente – como virou moda. Entender do que cada pessoa que reporta a você precisa. E dar o exemplo a quem reporta para você para que eles façam o mesmo com quem reporta para eles até chegar nas pessoas que cuidam do Cliente. Sem parar. Ouvir deixa dívidas. Quem ouve quer ajudar. E cada pedido de ajuda tem que ser intencionalmente atendido. O lucro desse processo é que além dos pedidos vêm as ideias. Seu time é a maior fonte de ideias sobre o que fazer nesses tempos. As melhores ideias de uma organização são geradas por pessoas bem cuidadas. Então cuide. E colha. Se sua marca tiver um propósito de melhorar genuinamente o pedaço de mundo do tamanho que ela conseguir seu time vai se tornar voluntário desse propósito. Você nem imagina quanto. É possível. E aconteceu em muitos lugares durante tempos de covid-19. Muitas equipes desempenharam muito melhor o papel que lhes foi atribuído do que o esperado. Se superaram.

A causa disso? Um líder competente e diferente. Daqueles pelos quais vale a pena lutar. Que dá o tom de luta pelo que faz. Todos os dias. Incansavelmente.

Não se esqueça de manter seus Clientes vivos. Fale sempre com eles. Ligue para pelo menos um por dia. Seu exemplo vai inspirar seu pessoal a ligar para muitos por dia. Ou postar para muitos por dia. Não interessa o meio o importante é manter a relação.

Você? Sua liderança? Como estão? O espelho é o melhor indicador. Se veja lá. Meça o tamanho do seu vigor e generosidade.

Os tempos são duros.  Mas vão passar. Espero que quando o tempo passar o maior legado que você tenha da pandemia seja a evolução da sua liderança.

Fonte: Pontodereferencia.com.br