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Gestão & Liderança Postado em segunda-feira, 29 de maio de 2017 às 14:03
O nosso novo portal está no ar.  Momento importante da nossa caminhada rumo aos 40 anos.

Os passos de uma empresa são semelhantes aos da vida.  A escolha nos define, os legítimos valores pessoais nos sustentam e uma visão nos leva a direção.

Simples assim, não é mesmo ?  Verdadeiramente não foi. A essência da nossa consultoria foi sempre “o movimento”,  conforme atesta a história traduzida no portal. O movimento na busca de soluções simples para facilitar a vida do cliente, tornaram, por consequência, simples o nossa caminhada. O formato e a natureza dos problemas dos clientes foram fonte de inspiração para irmos em frente, melhorar o entendimento e enfrentar o trabalho duro com muita determinação.

É de senso comum que tudo muda, o tempo inteiro a uma velocidade maior. Mas enfim, onde a está a solução de tudo que buscamos? No mercado. É com “discernimento” que conseguimos explorar extraordinárias oportunidades existentes nas “áreas cinzas”.  Movidos pelo mercado, passamos a dar mais ênfase ao nosso projeto de varejo. A proximidade do consumidor nos dá mais poder para auxiliar de um ângulo novo – do mercado para dentro da empresa. Esta é nossa nova  vida, é isto que estamos respirando. Vivenciamos intensamente o impacto do novo jeito de fazer negócios que coloca ricos ingredientes no elo produto e consumidor, com novas formas de se relacionar e traduzir experiências verdadeiras. Não cabe mais a superficialidade, o fugaz,  para atender as demandas do consumidor.  Neste contexto, um dos desafios mais difíceis é o propósito da marca chegar na linha de frente da loja, com todo o espírito que deve envolver cada atendimento para “fazer o cliente voltar outra vez”.  Este é o indicador mais importante.

Foi se o tempo do vale tudo pela venda.  Seguem adiante as marcas com  propostas alinhadas, coerentes e sobretudo com um time que tenha capacidade de produzir o encantamento o tempo inteiro, indo muito além da materialização da venda.   

O suporte a mais de 20 marcas e  120 lojas situadas em 20 estados brasileiros são fonte rica de aprendizado da consultoria. Respiramos no dia a dia a condução de Gestão Simples,  traduzindo o racional financeiro numa interface amigável com o comercial e operacional da loja.  A lei da causa e efeito em ação o tempo inteiro, levando o entendimento sistêmico de gestão. Muita metodologia, tecnologia e educação. Este é o tripé que sustenta a nossa proposta de valor.

Recebemos dos clientes a oportunidade de vivenciar quase “40 anos de evolução que nos trouxeram até aqui e agraciados com o desafio dos próximos 40”.

Como presente, selecionamos  3 leituras de temas  para este momento:  “Como estaremos daqui 30 anos?”, não menos importante a leitura da “4a. revolução industrial”  complementada por reflexões quanto ao “enfrentamento de decisões difíceis”.

A nossa gratidão a todo o mercado, clientes, consultores e amigos. Desejamos que façam bom proveito.

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Equipe Molter
Gestão & Liderança Postado em quarta-feira, 17 de maio de 2017 às 13:17
Em março, o Magazine Luiza realizou sua convenção de líderes, com mais de 1.500 pessoas de 16 Estados. No evento, também abrimos as comemorações dos 60 anos da empresa, e o tema não poderia ser mais propício: “O que muda é que a gente sempre muda”.
Olhando o passado e o estágio atual da empresa, acredito que esse sempre foi um diferencial no Magazine Luiza. Ou seja, ficarmos inconformados mesmo nos momentos em que estamos indo muito bem, com o objetivo de não nos acomodarmos.
Logo após assumir a superintendência do Magazine Luiza, em 1991, comecei a receber pedidos de inúmeros prefeitos do interior, pois uma grande rede varejista estava fechando lojas em cidades pequenas. Na época, éramos uma rede regional, e a lógica seria somente agradecer a procura e não atender aos pedidos, pois não tínhamos investimentos que possibilitassem sequer pensar no assunto.
Aí entra o inconformismo. Decidimos tentar achar uma equação para resolver o problema e formamos uma equipe bem diversa para pensar como podíamos aproveitar aquela oportunidade. Dessas reuniões, formatamos a Loja Eletrônica Luiza, que era uma loja física pequena, sem produtos, e as vendas eram realizadas com o vendedor mostrando aos clientes cartazes, catálogos e imagens por meio de fitas VHS. Era o começo da década de 90 e não existia internet. Computadores também eram raríssimos.
Com isso, antecipamos a fórmula de vendas em que o cliente não toca no produto e ganhamos incrível experiência no assunto, muito antes das vendas via internet. Seria novamente cômodo ficarmos comemorando o sucesso que alcançamos e estacionarmos, mas a Loja Eletrônica evoluiu, incorporando sempre novas tecnologias disponíveis, mudou para Loja Virtual e continuou crescendo sempre inconformada, com a equipe incentivada a imaginar o que podia ser feito de diferente.
Em tempos atuais, pós sites, vendas via aplicativo e outros modelos, estamos pensando em digitalização total da equipe, inclusive das lojas físicas.
Todos devem pensar tecnologicamente e precisam mudar constantemente. Você, empreendedor, deve mudar a toda hora e tentar antecipar tendências e modelos. Use isso como diferencial, afinal estruturas menores podem ser muito mais velozes.
Essa sempre foi uma preocupação: contagiar nossa equipe para que todos estejam sempre pensando, inovando e se movimentando, independentemente do cargo, por isso a importância que sempre demos para que esse sentimento não esteja apenas na direção, mas que passe por todos e esteja no DNA de cada integrante da empresa.
Pense em uma grande companhia, de qualquer tamanho. Você imaginou que ela nasceu de um sonho de um empreendedor, que certamente viveu imensas lutas, desafios e dificuldades, mas foi crescendo e convidando pessoas a embarcarem nesta história?
Pois é esse sonho inicial que sempre devemos resgatar, a mentalidade do fundador, o que o motivou a perseguir seus objetivos.
Animar a equipe para essa caminhada é o que deve ser sempre resgatado, especialmente no momento em que a empresa cresce muito e corre o risco de ver se perder todo o legado que seus fundadores desejavam.
Por isso, empreendedores, fiquem atentos na busca por seu sonho. Incorpore cada vez mais pessoas, invista em inovação, pense com uma cabeça digital e faça tudo isso com extrema atenção ao fluxo de caixa. Esses são os ingredientes para estar sempre mudando.
Sou uma apaixonada pela micro e pequena empresa, acredito que é a grande solução para o desemprego em nosso país, que é formado por um povo empreendedor e criativo. Por isso, sempre dei palestras incentivando esses empreendedores e procurando passar entusiasmo para a sua caminhada, além de participar de diversos programas de mentoria para esse público, e sempre saio com energia renovada e aprendendo muito com todos.
Empreendedor, acredite no seu negócio, acredite no Brasil, esteja aberto a aprender a cada momento e se renove constantemente em conhecimento para que possa ampliar cada vez mais seu negócio, gerando mais empregos.
Fonte: Endeavor