Notícias


Gestão & Liderança Postado em terça-feira, 13 de junho de 2023 às 09:35


Calculadora de Previsão de Vendas é capaz de mensurar o potencial do ponto proporcionando mais segurança na decisão.

No momento de empreender, nem sempre é fácil mapear todas as diretrizes e muitos empreendedores não conseguem nem mesmo projetar a receita que poderão obter com a nova empreitada. Sobram dúvidas exatamente no momento em que deveria haver mais certeza para a tomada de decisão do ponto. Pensando nisso a Geofusion, um hub de soluções para inteligência geográfica, resolveu auxiliar o mercado lançando a Calculadora de Previsão de Vendas. A ferramenta promete ser uma grande aliada dos tomadores de decisão que desejam analisar o potencial e a viabilidade de abertura de novas lojas.

O processo é feito de maneira personalizada para atender aos objetivos de negócio de cada cliente. A partir de uma análise detalhada e minuciosa de uma equipe de cientistas de dados e consultores especialistas em location intelligence, são extraídas informações para construir modelos de previsão de vendas personalizados. Após a validação dos modelos pelo cliente, no dia a dia, a ferramenta é capaz de mensurar, em poucos segundos, o potencial do ponto e calcular a previsão de venda, em reais, proporcionando mais segurança na escolha do melhor ponto.

“A Calculadora é a junção de vários motores de inteligência geográfica baseados em diversas variáveis de mercado para proporcionar às redes de varejo e serviço segurança, agilidade e padronização nas avaliações de mercado e escolha de novos locais para a expansão. É uma ferramenta-chave no apoio à tomada de decisão e direcionamento dos esforços de trabalho dos times de expansão, inteligência de mercado, e outros envolvidos no processo de abertura de novas unidades”, explica Thais Calil, Gerente de Produto da Geofusion.

Utilizando uma metodologia própria e personalizada para cada cliente, a Calculadora de Previsão de Vendas é capaz de analisar diversos fatores, como eventos que podem gerar impactos no negócio, sejam eles positivos ou negativos. Também leva em consideração o posicionamento dos concorrentes, canibalização de lojas da mesma rede, áreas de influência, perfil dos consumidores, potencial de consumo da região, características da população, renda das famílias que vivem no entorno, circulação de pessoas pela região, entre outras análises. Por se tratar de machine learning, com a atualização frequente dos dados da Geofusion e do cliente, as previsões ganham ainda mais assertividade com o tempo.

“Cada ponto, de acordo com a sua característica, tem uma vocação. E sendo abastecidos corretamente pelo cliente com os dados necessários, cruzando com os nossos, conseguimos fazer uma previsão. Temos um score que vai de 1 a 100. Quanto mais perto do 100, melhor o potencial daquele ponto”, revela Thais.

Com as previsões da Calculadora, há mais segurança para a tomada de decisões, como tamanho da loja, número de funcionários, definição das metas de vendas, precificação e mix adequado e investimento em ações de marketing. Ao fazer uma previsão de vendas bem fundamentada, o empreendedor pode ter mais confiança na sustentabilidade e no sucesso a longo prazo da nova unidade.

“A Geofusion está muito focada em seguir trabalhando e se aprofundando em machine learning, com o objetivo de aprender cada vez mais com os dados e conseguir ser ainda mais assertiva nas suas previsões”, finaliza Thais.

Fonte:
Mercado & Consumo
Gestão & Liderança Postado em quarta-feira, 31 de maio de 2023 às 15:42


Um dos grandes desafios das empresas e de suas lideranças é entregar aumentos consistentes de faturamento e rentabilidade. Este crescimento de vendas pode vir de diferentes maneiras, como resume bem a famosa Matriz de Ansoff, uma ferramenta usada para analisar e definir estratégias de crescimento nas organizações. As alternativas listadas pela matriz são as seguintes:


* Aumentar a penetração de mercado, ou seja, vender mais dos mesmos produtos ou serviços nos mercados em que já estão presentes;

* Entrar em novos mercados com os mesmos produtos ou serviços existentes;

* Desenvolver novos produtos ou serviços nos mercados existentes. Vale a ressalva de que estes novos produtos, muitas vezes, são apenas novas versões, novas embalagens ou extensões de linha que acabam competindo pelo mesmo consumidor, só dividindo a “fatia do bolo”;

* Diversificação. Sem dúvida, o quadrante mais “ousado” da matriz, pois implica ingressar em novos mercados com novos produtos ou serviços. É geralmente deixada em segundo plano, por apresentar maior risco e, muitas vezes, maior investimento. Quando pensamos no crescimento perene das empresas, esse é um elemento que pode mudar o patamar, ser de fato um game changer, seja para inovar, reduzir a dependência ou entrar em um novo mercado. É um elemento que tem se tornado vital para as companhias vitoriosas ao longo do tempo.


Sem dúvida, a diversificação de negócios está muito ligada à geração de novas fontes de receita e um requisito crucial para que as empresas possam diversificar é conhecer profundamente as jornadas dos seus clientes, em seus diferentes segmentos ou clusters, entendendo suas dores, suas necessidades não atendidas e conseguindo mapear as oportunidades de mercado. Alguns cases interessantes de empresas que trilharam esse caminho e desenvolveram novas fontes de receita:

Unilever: a multinacional anglo-holandesa criou as Lavanderias Omo, alavancando a marca de seu tradicional sabão em pó também para o consumidor que precisa ou prefere não lavar a roupa em casa;

Gol Linhas Aéreas: em 2019 a companhia aérea brasileira ampliou o seu negócio de manutenção de aeronaves (Gol Aerotech) para atender outras empresas de diversos países;

Amazon: a necessidade e expertise de armazenagem de grande volume de dados na nuvem deu origem à AWS (Amazon Web Services), que atende empresas de diversos segmentos, com faturamento superior a USD 54 bi no ano passado;

Cielo: a processadora de pagamentos vende os dados agregados das transações realizadas em suas maquininhas em todo o Brasil para diversas empresas que necessitam de um termômetro de vendas e evolução comparativas setoriais;

Arenas esportivas: os modernos estádios de futebol que surgiram nos últimos anos não dependem apenas da renda do esporte, pois se transformaram em verdadeiros centros de entretenimento com shows, gastronomia, atividades para crianças, museus, tours para torcedores, comemorações etc.

Stitch Fix: a varejista americana de moda tem um modelo de negócios baseado em entender detalhadamente o estilo de cada consumidor e suas medidas e propor looks bastante aderentes ao perfil de cada pessoa. E os algoritmos responsáveis por essas recomendações são tão bons que é comercializado para outras empresas do segmento.


É importante nos atentarmos ao aspecto das pessoas e da gestão. Para que as novas fontes de receita sejam identificadas, analisadas e implementadas é preciso que as empresas incentivem o empreendedorismo interno, da equipe. Pessoas questionadoras do status quo e com espírito de quebrar os paradigmas vigentes são essenciais para esta missão.


O próprio modelo de gestão composto por metas, avaliações de desempenho, indicadores de performance, remuneração por desempenho e outros mecanismos precisam ser ajustados para estimular a criação do ambiente propício a estas novas ideias. O desafio é grande, mas vale a pena identificar as possíveis novas fontes de receita para todas as empresas.

Fonte: Mercado & Consumo