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Varejo & Franquias Postado em quarta-feira, 12 de julho de 2017 às 20:50
Após apresentar fluxo de visitantes apenas estável em junho, segundo o índice Influx - desenvolvido em parceria pelo IBOPE Inteligência e pela Mais Fluxo -, diversos shoppings espalhados pelo Brasil buscam incrementar atrações para as férias; porém, muitos ainda esbarram no perfil do cliente.

"Nesta época de férias escolares o foco está nas famílias, mas adolescentes e turistas também movimentam os corredores dos shoppings. É fundamental que os varejistas do estabelecimento entendam cada um desses grupos, para que possam mapear as oportunidades. As lojas precisam estar com vitrines e produtos alinhados com a campanha do shopping. Se as lojas não definirem uma boa estratégia, a oportunidade pode se tornar uma dificuldade", alerta a diretora-executiva da AGR Consultores, Jéssica Costa.

Com intuito de alcançar um fluxo de visitantes 30% maior em relação a períodos comuns, o Shopping RioMar Fortaleza, do Grupo JCPM, prepara ações de olho na 'família'. Na agenda de julho do centro comercial cearense tem espaço para eventos como arraial de pets, festival de humoristas, carnaval fora de época, e até uma cidade cenográfica que busca explorar a criatividade das crianças.

"Nosso principal evento de férias é o 'Cidade Colorir'. Uma cidade cenográfica construída de branco, onde as crianças recebem pincéis, tinta guache e aventais. Cada criança pode entrar com o pai ou um acompanhante. [Além disso] nesse mês, fizemos o nosso São João de Pets, onde recebemos cerca de 800 cães por dia, fizemos uma feira de adoção e colocamos vários estandes de lojas especializadas", afirma a gerente de marketing do RioMar Fortaleza, Michele Ribeiro, ressaltando o 'ArraiAU Pet', realizado nos dias 8 e 9 de julho no mall.

Aproveitando o embalo do Fortal, o carnaval fora de época da capital cearense - celebrado em julho -, o RioMar Fortaleza receberá uma mini micareta com shows dos cantores de axé Ricardo Chaves e Ninha, ex-Timbalada.

O Cantareira Norte Shopping, por sua vez, projeta um crescimento de 12% no fluxo de visitantes e 10% no faturamento, em relação ao período de férias do ano passado. Inaugurado em abril de 2016, em um investimento de R$ 300 milhões, o estabelecimento pretende se beneficiar da escassa opção de entretenimento e lazer da região: "O shopping está localizado em uma região que tem 800 mil habitantes, próximo a distritos como Pirituba, Francisco Morato, Caieiras e Franco da Rocha. O shopping mais próximo da nossa região está a 12 km de distância. Temos recebido de 450 mil a 500 mil pessoas em um mês normal. Nossa expectativa é chegar a 600 mil frequentadores em julho", admite o superintendente do mall, Geraldo Carvalho.

Para conquistar o público familiar nas férias, a principal atração do Cantareira Norte Shopping é o Yupie! Park. O parque de diversões instalado no estacionamento do centro comercial paulistano conta com brinquedos clássicos (como a roda-gigante, o barco pirata e o carrossel), e inovadores (como uma versão miniatura do chapéu mexicano e as naves giratórias do Spin Train). "Eles já estiveram no shopping no início do ano e, devido ao grande sucesso que obtiveram, fechamos o retorno deles para julho", diz.

Além disso, o estabelecimento visa promover a cultura através de duas peças de teatro voltadas aos públicos infantil e juvenil. "São peças desenvolvidas pelo grupo 'Os Satyros'. É um projeto de responsabilidade social. Eles fazem a captação dos atores na região e dão uma bolsa de auxílio equivalente a um salário mínimo."

Localizado próximo à cidade de Osasco, o Continental Shopping pretende obter um avanço de 3% no fluxo de visitantes para o mês de julho, ante o mesmo período de 2016. A principal atração é o TruckEscape, um jogo de fuga em formato móvel, onde a ação se passa dentro de um caminhão. "Ele é climatizado como se fosse uma agência de filme secreto. Os usuários têm que descobrir o enigma em 30 minutos para poderem sair. Essa atração já esteve em um shopping de Minas Gerais; somos o segundo do Brasil a recebê-los", diz o gerente de marketing do mall, Rodrigo Rufino.

Fonte: DCI