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Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 03 de outubro de 2017 às 21:10
A inovação está no discurso de todas as empresas do mundo, mas o amargor da crise ainda atrapalha o processo aqui no Brasil. Afinal, como arriscar tanto em uma época de necessidades de cortes de custos?

Gustavo Oliveira, Head de Design e Inovação da UX Lab na TOTVS, dá dicas para evitar falhas nesse processo. Segundo ele, 96% dos erros na tentativa de inovação acontecem porque a empresa tira seus clientes do centro da criação do processo inovador.

“Essas tentativas não trazem o retorno necessário porque achamos que é mais fácil pensar em um novo procedimento tirando o cliente da criação, quando na verdade, por ser o motivo da mudança, precisaria estar no centro e acompanhando tudo desde o começo”, diz.

Para evitar erros, o especialista destaca cinco pilares para que a inovação dê certo:

1. Pense na experiência

Que os clientes exigem hoje a melhor experiência possível com a marca, todas as empresas já sabem. O problema, segundo Oliveira, é a dificuldade dos empresários em entender como preparar essas experiências.

“É comum pensar primeiro em investir em tecnologia, mas nem sempre são as ferramentas tecnológicas que proporcionarão a melhor experiência. Os empresários precisam conhecer melhor o seu cliente e usar a criatividade para atendê-lo”, diz.

2. Estimule a criatividade

Para estimular a criatividade entre os colaboradores, Oliveira defende que todos deem um passo atrás.

“Há pesquisas que comprovem que a sociedade molda as pessoas o que faz com que percamos a criatividade com o passar dos anos. Antes de pedir ao seu funcionário que ele pense fora da caixa, não o obrigue a trabalhar em um sistema fechado e que desestimule a criatividade”, diz.

3. Crie espaços de colaboração

A colaboração é outro ponto que deve ser reaprendido com as crianças. O especialista da Totvs defende que as empresas estimulem trabalhos em equipes, com times multidisciplinares, que promovam a inovação e a troca de conhecimento.

“Criar espaços de colaboração constante é ideal para manter uma equipe motivada e criativa. Estimule trabalhos em equipe e transforme o ambiente para atender essa nova formação”, completa.

4. Entenda a necessidade das pessoas

O principal fator de sucesso de inovação, segundo Oliveira, é entender as necessidades das pessoas. Nesse caso, colocar o cliente no centro do processo é indispensável para a inovação dar certo.

“Descobrimos o que as pessoas querem perguntando e observando elas, chamando os a colaborar. Depois, encontramos padrões e criamos protótipos, uma forma muito rápida e barata de testar o produto ”, diz.

Para Oliveira, as empresas precisam mudar de pensamento. “O lucro não deve ser mais o motivo para que a empresa exista, e sim o resultado; ele precisa agregar algum valor na vida do cliente”, completa.

Fonte: Novarejo
Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 26 de setembro de 2017 às 21:29
A Inditex, dona da varejista de moda Zara, reportou lucro líquido de  EUR 1,37 bilhão (US$ 1,64 bilhão) no primeiro semestre fiscal deste ano, encerrado em 31 de julho, o que representou um crescimento de 9% em relação ao mesmo intervalo de 2016.

O resultado foi associado à expansão das vendas da companhia em todas as marcas e mercados onde atua. A receita líquida apurada no período foi de EUR 11,67 bilhões, 11,5% acima da receita obtida no primeiro semestre de 2016. As vendas em mesmas lojas (unidades abertas há mais de 12 meses) aumentaram 6% no período.

A companhia também informou que, no período de 1 de agosto a 17 de setembro, as vendas da companhia cresceram 12% em moeda constante. Em comunicado, o presidente da Inditex, Pablo Isla, destacou a "força e a sustentabilidade do modelo integrado de lojas físicas e virtuais da companhia, que ano após ano continua demonstrando sua capacidade de gerar crescimento", afirmou o executivo.

No primeiro semestre, a companhia informou ter gerado 11 mil novos postos de trabalho, sendo 2.933 na Espanha. A empresa não divulgou dados sobre sua operação no Brasil. Globalmente, o lucro bruto da Inditex aumentou 11% no semestre, para EUR 6,58 bilhões. A margem bruta de lucro, no entanto, teve redução de 0,4 ponto percentual, para 56,4%. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) chegou a EUR 2,29 bilhões, com avanço de 9% na comparação com o primeiro semestre de 2016. No semestre, a companhia abriu 113 lojas, chegando a 7.405 unidades.

Em junho, a companhia começou a construção de um centro logístico na Galicia, Espanha. Em setembro, deu início à construção de um centro logístico na Holanda.

Fonte: Valor Econômico