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Varejo & Franquias Postado em segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024 às 15:28


Censo Brasileiro de Shopping Centers revela recordes de faturamento, crescimento exponencial de empreendimentos e impactos significativos que marcam uma era no setor.

Nos últimos anos, o Brasil testemunhou uma notável transformação no cenário econômico e urbano com o crescimento exponencial do setor de shoppings. Impulsionados por uma combinação de fatores socioeconômicos e mudanças no comportamento do consumidor, os shoppings tornaram-se verdadeiros ícones do desenvolvimento urbano, refletindo o dinamismo e a modernidade da sociedade brasileira. Este fenômeno não apenas redefiniu a forma como os brasileiros consomem, mas também desempenhou um papel crucial na reconfiguração das paisagens urbanas, gerando impactos significativos no mercado varejista e na economia do país.

Diante desse cenário, o Censo Brasileiro de Shopping Centers 2023-2024, da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), comprovou os bons números do setor. Só em 2023, houve um recorde de faturamento que atingiu R$ 194,7 bilhões. Para a representante do setor, isso está relacionado à recuperação de vendas, mesmo diante de contratempos macroeconômicos que o país enfrentou. Além disso, esse valor é maior alcançado pelo setor.

Com o total de faturamento, a Abrasce informa que o crescimento, em comparação com o ano anterior, foi de 1,5%, quando a movimentação foi de R$ 191,8 bilhões. Além disso, em 2019 o faturamento foi de R$ 192,8 bilhões, e era a maior marca até então. A evolução destacou-se nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, onde as altas foram de 2,1% e 1,7%, respectivamente.


Aumento do número de shoppings centers no Brasil

Assim como o faturamento tem mostrado crescimento, o número de shoppings centers no Brasil também está em evolução. No ano passado, foram cinco inaugurações. Os novos empreendimentos elevaram o número de empreendimentos do setor em atividade para 639.

Além disso, houve ainda um aumento de lojas. Agora, são 121 mil, 4,5% a mais em comparação com 2022. Esses números elevaram a taxa de ocupação ao longo de 2023 para 94,6%, ante o patamar de 94,4% em relação a 2022 e bem próxima da marca de 2019, a maior até então (95,3%).

Com o aumento de shoppings centers no Brasil e no número de lojas, cresce também a quantidade de consumidores nesses empreendimentos. Os resultados em 2023 foram positivos, e cerca de 462 milhões de visitantes mensais frequentaram tais espaços. A quantidade representa um aumento de 4,3% em comparação com 2022, quando a média mensal foi de 443 milhões.

As vagas de estacionamento registraram um crescimento de 1,9% em relação ao ano anterior, totalizando 1.056.633 unidades, assim como as salas de cinema, que cresceram 0,7% em 2022, somando 3.073 em todo o país ante as 3.051 salas registradas em 2022.


Reflexo nos postos de trabalho

Quando um setor evolui, logo, o número de contratações também passou por um aumento. Isso foi visto durante 2023, quando foram gerados 1,062 milhão de empregos diretos, alta de 1,8% em relação ao ano anterior (1,044 milhão). Segundo o presidente da Abrasce, Glauco Humai, os desafios macroeconômicos mostraram a resiliência da área e uma capacidade de crescimento em diversos cenários.

“O maior comprometimento da renda de muitas famílias com dívidas bancárias, somado aos elevados patamares de juros e às dificuldades para quitar débitos, impactaram o comércio ao longo de boa parte do ano. Contudo, em contrapartida, o arrefecimento dos preços de alimentação, que resultou em um aumento da renda disponível da população, e o dinamismo observado no mercado de trabalho em 2023 foram fatores que proporcionaram um alívio para a população, influenciando positivamente os padrões de consumo ao longo do ano”, comenta.

“O crescimento observado reflete a resiliência e a capacidade adaptativa do setor de shopping centers diante dos desafios econômicos, consolidando-se como um indicador positivo para a vitalidade e recuperação contínua da economia brasileira”, acrescenta.


O que tem de novo?

Pela primeira vez, o Censo Abrasce incorpora dois novos indicadores. O primeiro destaca a relevância em ascensão dos quiosques, totalizando 15.612 unidades em operação ao longo de 2023, o que equivale a uma média de 24 quiosques por shopping. As regiões Sudeste e Nordeste destacaram-se nesse contexto, seguidas pelas regiões Sul, Centro-Oeste e Norte.

Outro indicador de destaque refere-se aos supermercados. O Censo revela que 49% dos shoppings brasileiros abrigam alguma atividade desse segmento, incluindo atacarejo, hipermercado, minimercado ou supermercado. Isso evidencia os esforços dos empreendimentos no Brasil para proporcionar um mix completo aos clientes, ampliando além do consumo convencional e introduzindo operações que facilitem o cotidiano das pessoas. Nesse cenário, os shoppings nas regiões Sudeste, Norte e Sul lideram, seguidos pelas regiões Nordeste e Centro-Oeste.

Fonte: Consumidor Moderno
Varejo & Franquias Postado em segunda-feira, 11 de dezembro de 2023 às 15:50


Nova edição do relatório anual Pinterest Predicts aponta tendências para a moda, beleza, decoração, estilo de vida, bem-estar e muito mais. 

O Pinterest possui hoje cerca de 480 milhões de usuários ao redor do mundo que acessam a plataforma todos os meses para buscar inspiração, referências, ideias e fazer compras. Com tantos dados sobre o que essas pessoas estão procurando, salvando e consumindo desses conteúdos, padrões podem ser identificados que apontam para algumas tendências e preferências dos consumidores globais. Assim, a plataforma acaba de lançar a mais recente edição do Pinterest Predicts, o relatório anual de tendências para 2024.

Para isso, o Pinterest utiliza ferramentas de aprendizado de máquina para identificar padrões entre as bilhões de pesquisas feitas pelos usuários na plataforma. O relatório, por sua vez, reúne as principais tendências e previsões dos comportamentos, produtos e ideias que vão conquistar os consumidores em todo o mundo. Em 2023, o Pinterest obteve uma taxa de sucesso de 80% pelo quarto ano consecutivo ao antecipar tendências como a Decorgumelos– na qual a decoração de cogumelos esteve entre as principais buscas na plataforma e se concretizou ao longo do ano – e Um arco-íris no guarda-roupa, na edição de 2022.

“O Pinterest é uma ferramenta de busca de informação visual que, por meio de uma inteligência avançada de imagem e vídeo, tem como objetivo entregar inspirações e referências para conectar a inspiração à capacidade de realização”, explica André Loureiro, diretor executivo do Pinterest para a América Latina. O Pinterest Predicts, portanto, se encontra em meio a esse objetivo, ajudando marcas e empresas a entender os desejos e ajudar seus consumidores a realizá-los.


Tendências e previsões para 2024

A empresa lançou em 2021 no Brasil o chamado Pinterest Ads, que reúne diferentes soluções de publicidade para marcas anunciantes – área que não para de crescer dentro da organização. Hoje, mais da metade dos usuários utilizam o Pinterest para fazer compras. Diante desse contexto, saber antecipar tendências que estão sendo procuradas e utilizadas como inspiração pelos consumidores se torna uma grande vantagem também para marcas, anunciantes e empresas.

Para o relatório de 2024, além das 23 tendências identificadas em tópicos como moda, beleza, decoração, entretenimento, viagem e criação de filhos, o Pinterest também está abrindo sua primeira loja física temporária na cidade de Nova York. O lançamento de cinco dias conta com uma experiência de compra inédita da empresa, na qual clientes poderão testar e comprar itens tendência para o ano que vem. Veja abaixo as previsões do Pinterest.


- Vovôcore: o foco da moda em 2024 estará voltado para as peças retrô, com looks vintage personalizados. Segundo o Pinterest, os usuários da Geração Z e Boomers lideram o crescimento nas pesquisas por “estilo vovô”, “estilo de roupas eclético” e “moda urbana retrô”.

- Viva a água-viva: o estranho animal será inspiração para diferentes setores, desde decoração à moda e beleza. A Geração Z e os Millenials são os responsáveis por impulsionar essa imagem por meio de pesquisas de itens, roupas e cortes de cabelo baseados na água-viva. São pesquisas de palavras-chave como “luminária de água-viva”, “touca jellyfish” e “corte água-viva”.

  Uma gracinha de cozinha: em 2024, a Geração X e os Boomers irão investir no design de suas cozinhas com itens clássicos, como o famoso pinguim de geladeira, eletrodomésticos vintage e cores fortes como o rosa retrô.
  Cantinho do café: os usuários estão interessados em criar um ambiente dedicado ao café em suas casas, como apontam as pesquisas sobre “cafeteira com quadro de giz” e “decoração para balcão de café”.
  Mashup mexido: podemos esperar que, em 2024, mais gente estará misturando pratos que todo mundo ama, como “burger quesadilla” e “pizza pot pie”, para criar receitas deliciosas e divertidas.

- Azul a mil: a cor azul será tendência em diferentes áreas das vidas dos usuários – principalmente entre a Geração Z e os Millenials. Sombras para olhos, sobrancelha, cabelos e unhas estamparão o azul como uma tendência de beleza.

- Lançando laços: usuários Millenials e da Geração Z estão liderando essa tendência com buscas sobre “roupa com laço”, “colar de laço”, “salto com laço” e outros itens de moda com essa característica que rouba a cena dos looks.
  Raquete diferente: o esporte badminton será a inspiração para a nova estética dos Millenials e da Geração Z em 2024. Esses usuários lideram as buscas por itens como “roupa de badminton”, “jogando badminton” e “conversa fiada sobre badminton”.

  O amor é hippie: é possível esperar que vários casamentos em 2024 sigam a estética hippie, que fez sucesso na década de 1970. São inspirações como as flores por todo lado, os detalhes boho e música disco.
  Sem desperdício: pesquisas como “receitas com sobras” apontam que usuários do Pinterest estão de olho na nova tendência de reaproveitar tecidos antigos para criar roupas novas e ter uma visão sustentável até na hora de cozinhar.

- Mais é mais: Millenials e a Geração Z estão procurando looks grandes para combinar com seus estilos ousados, com roupas e acessórios grandiosos.

- País tropical: om o aumento das pesquisas por termos como “coquetel de abacaxi sem álcool” e “coco aesthetic”, o Pinterest aponta que não vai faltar inspiração tropical na moda, na decoração e na culinária em 2024.
  De corpo inteiro: em 2024, a Geração Z e os Boomers vão mostrar que rituais dignos de spa merecem mais espaço em suas rotinas. O Pinterest registrou um aumento impressionante de 1.025% nas pesquisas por “rotina de cuidados com o corpo”.

  Devagar e sempre: pegar leve, curtir a preguiça, ficar de bobeira são comportamentos esperados para 2024. Com pesquisas por “hotel para staycation” e “vida calma”, a Geração Z e os Millenials vão buscar rituais de relaxamento e assumir um compromisso sério com o descanso.
  Papo profundo: as pessoas têm usado a internet para encontrar maneiras de criar conexões mais profundas na vida real. O aumento de pesquisas por “Intimidade emocional”, “perguntas para casais se reconectarem” e “perguntas para conhecer os amigos” mostra que o Pinterest tem sido uma importante ferramenta para quem quer iniciar conversas difíceis.

  Chá de fofura: depois da febre do chá revelação, pesquisas como “ideias para mesversário”, “ideias de recompensas para o desfralde” e “festa do primeiro dente” indicam que pais e mães vão compartilhar as conquistas e momentos de seus pequenos em 2024.

- Gótico sertanejo: com um aumento nas pesquisas por “ideias de cama estilo faroeste”, “ideias para quarto country”, “estilo faroeste gótico” e muito mais, em 2024, a decoração vai misturar design vintage americano, clima de faroeste e toques sombrios sem cair do cavalo. Pessoas da Geração Z e Boomers vão caçar peças de antiquário, tapeçarias com franjas e chapéus de cowboy.


- A nova era do jazz: em 2024, Millennials e Geração Z vão dar pause em outros gêneros musicais pra se conectar aos clássicos do jazz. E essa volta ao passado não vai ficar só na playlist: também vai ter muita gente usando o clima retrô desse ritmo na moda, buscando “roupas no estilo jazz” e “look clube de jazz”.
  Cada um no seu aquário: com pesquisas por “design de aquário pequeno” e “terrário para tartaruga”, os Millennials e a Geração X mostram que a tendência é adicionar aquários de todos os tamanhos e estilos a diferentes ambientes da casa.

  Combate ao estresse: em 2024, a Geração Z e os Millennials vão praticar karatê, jiu-jítsu e boxe com mais dedicação do que nunca — e vão buscar a estética dessas modalidades como inspiração, como mostram as pesquisas por termos como “treino de shadowboxing”, “jiu-jítsu” e “karate kumite”.
  Economia divertida: com pesquisas por “cartão de crédito personalizado”, “cofrinho de bichinhos” e “cofre de porquinho aesthetic”, a Geração Z e os Millennials mostram que, em 2024, o velho cofre de porquinho vai ressurgir todo trabalhado no design. Já os cartões de crédito, antes meio carrancudos, vão ficar mais coloridos e até ganhar adesivos.
  Picape lifestyle: usuários da Geração Z e Boomers lideram essa tendência, com pesquisas como “acampamento off-road”, “carro off-road” e “rodas off-road” que não param de crescer deixam claro que 2024 é o ano da aventura.

- Metal sensacional: Que tal um metal mais original? Com pesquisas por tópicos como “móveis de alumínio”, “unha metalizada” e “modelo de porta de alumínio”, as pessoas da geração Z e os millennials querem descobrir novos brilhos metalizados — nos acessórios, unhas e roupas e nos mais variados objetos de decoração.

Fonte: Consumidor Moderno