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Varejo & Franquias Postado em quarta-feira, 05 de junho de 2019 às 19:58
Começou nesta segunda-feira (3) a 51ª edição da Francal - Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios. Até quarta-feira (5), os pavilhões do Expo Center Norte, em São Paulo/SP, estarão tomados de expositores do setor calçadista, que trouxeram à mostra as suas coleções para a primavera/verão 2020.

As expectativas com a feira de calçados são altas. "Se o varejo vai bem, as fábricas vão também", enfatiza o presidente da Francal Feiras, Abdala Jamil Abdala, durante seu discurso de abertura da Francal.

Segundo o empresário, a edição de 2019 da mostra é realizada em junho, e não mais em julho, por conta de um pedido do mercado. Ele acrescenta que o evento traz modernidades para o lojista ampliar suas vendas com muita tecnologia, e assim encantar os novos consumidores. "Estou certo que o mercado terá entendido a razão de ser do evento e que ele venha a ser um gerador de novos negócios e que ajude a movimentar nossa economia", destaca.

Fonte: Exclusivo
Varejo & Franquias Postado em quarta-feira, 05 de junho de 2019 às 19:48
A mudança pela qual o varejo está passando é extremamente profunda e, por isso, é preciso estar atento ao que o cliente busca, assim como aos seus anseios para proporcionar as melhores soluções e se sobressair à concorrência. Com essa finalidade, as lojas não devem abrir mão da humanização, mas também precisam utilizar as novas tecnologias a seu favor. “Para que um negócio não fique apenas sobre as costas do dono, ele deve dar autonomia para os seus funcionários e digitalizar processos”, afirma o especialista em trade marketing Rubens Sant’Anna, palestrante do Café com Lojistas do Sindilojas Porto Alegre.

Rubens compartilhou exemplos de empresas criadas no Vale do Silício e na China que, com criatividade, empatia e intuição – características consideradas essenciais por ele para qualquer pessoa que queira ser bem-sucedida –, cresceram exponencialmente, mostrando alguns de seus diferenciais e mudanças pelas quais passaram. A mudança, por sinal, deve ser valorizada por todos os gestores, enfatizou o especialista.

Uma nova jornada de compra

O palestrante reforçou, ainda, que a forma como o cliente consome hoje não é mais como era há alguns anos. Atualmente, todos os detalhes são importantes, e é a soma de tudo o que a loja proporciona que constrói uma compra. Oferecer experiências que provoquem os diferentes sentidos das pessoas é uma das formas utilizadas pelas marcas de sucesso. “Devemos ter uma loja onde o cliente se sinta feliz, e para isso precisamos contar com pessoas felizes trabalhando com a gente”, destacou.

Foco no negócio

A importância de não confundir um bom atendimento com se curvar ao cliente foi outro ponto levantado durante a apresentação. Conforme o especialista, a empresa não precisa conseguir resolver todos os problemas se esses não estão ligados ao seu nicho de atuação. “Ter foco é saber o que o meu negócio não vai fazer. Muitos varejistas fecham as portas pois perdem o norte, passando a oferecer de tudo um pouco, perdendo sua identidade e seu propósito”, alertou.

Como fazer?

Rubens compartilhou alguns pontos que devem ser observados pelos lojistas para que tenham negócios diferenciados, que estimulem o cérebro, a memória e as emoções. São eles:

> Criar significados e fazer o cliente enxergar os benefícios e se sentir emocionalmente satisfeito
> Ambientar o PDV
> Investir na estética e no design da loja e dos produtos
> Apostar no contato humano e no atendimento físico
> Utilizar tecnologias a favor do negócio.

Fonte: Sindilojas Porto Alegre