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Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 19 de setembro de 2023 às 10:25


De acordo com a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), o Brasil é o terceiro país em faturamento no segmento pet. O país, nesse caso, representa 4,95% do mercado global, atrás somente de EUA (43,7%) e China (8,7%).

Este ano, a indústria de produtos para animais de estimação deve encerrar com um crescimento de 10,6% em seu faturamento — um valor de R$ 46,42 bilhões. Vale destacar que mais de 50% das residências brasileiras possuem cães ou gatos, com cerca de 30% deles adicionados durante a pandemia.

No período de confinamento, o segmento de pet foi um dos que mais teve incremento, com aumento nas compras estimado em 108%, segundo estudo da Adventures.
Acompanhe a seguir o faturamento projetado para cada segmento da indústria pet:

Pet food
Deve representar 78% do faturamento, com R$ 36,4 bilhões e crescimento de 9,4% em relação a 2022;

Pet vet (produtos veterinários)
Representará 15% do faturamento, com R$ 6,87 bilhões e crescimento de 16% em relação a 2022;

Pet care (produtos de bem-estar e higiene)
Pegará uma fatia de 7% do faturamento, com R$ 3,08 bilhões e crescimento de 15% em relação a 2022.


E-commerce continuará crescendo

Com a restrição à circulação imposta pela pandemia em 2020, a participação das categorias de produtos para pets no faturamento online subiu de 9% para 36,6%. Apesar de os consumidores estarem de volta às lojas físicas, eles seguem comprando online seus produtos para pets. 

O faturamento do e-commerce pet no Brasil registrou um salto de 130% durante a pandemia. O aumento foi de R$ 1,44 bilhão para R$ 3,3 bilhões entre janeiro de 2020 e março de 2022, segundo levantamento do IPB (Instituto Pet Brasil).

Em 2022, as vendas do setor atingiram 42% nos EUA. Portanto, muito superior à participação de 12% das vendas online nas categorias de bens de consumo, como alimentos, bebidas e higiene pessoal, por exemplo.

Fonte: E-commerce Brasil
Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 05 de setembro de 2023 às 10:55


Após oficializar a abertura de dois novos centros de distribuição (Rio de Janeiro e Recife), Mercado Livre aponta o caminho para o aumento das vendas na Black Friday 2023. De acordo com o marketplace, essa será a maior BF da história da empresa, mesmo com o crescimento de 30% na edição de 2022.
Em comparação com a venda média de produtos no ano, a categoria de eletrodomésticos teve aumento de 38% de compradores.

A fim de explicar o caminho do sucesso para esse ano, Diego Santos e Anna Araripe, diretores do Mercado Livre, apresentaram uma lista de dicas para os vendedores da plataforma. “No ano passado, alguns dos fatores essenciais para o sucesso foram os anúncios do Marcos Mion e o enorme investimento em mídia, tanto em TV como anúncios na rua. E este ano eles continuarão, claro”.


Categorias de sucesso dentro do Mercado Livre

Diego Santos, que é diretor de categorias, apresentou alguns tópicos importantes para se ater no preparo à Black Friday deste ano. Conforme ele apresentou, a intenção de compra por categoria de acordo com a idade do usuário ficou a seguinte:
18 a 29 anos – Moda (71%)
30 a 44 anos – Tecnologia (49%)
50 a 65 anos – Eletrodomésticos (35%)
18 a 29 anos – Beleza e Cuidado Pessoal (34%)


Tecnologia
Em relação à categoria de Tecnologia, Santos disse que os compradores gastam em média 30% a mais na Black Friday – na busca dentro do marketplace, destaque para celulares, notes, relógios e games). “É um público que compra de tudo o que é complementar à categoria de games. Tablets, fones, óculos de realidades virtuais são alguns exemplos”.

Na oportunidade, Anna lembrou que trata-se de categoria (Tecnologia) importante para vender produtos mais premium. “O brasileiro está com um pouco mais de dinheiro no período da Black Friday, por conta do 13º salário, entre outros. E é por isso mesmo que ele busca, na maioria da vezes, pelos lançamentos da categoria.

Moda
Neste setor, os dois executivos concordaram que é preciso trabalhar com atenção as questões de cores e tamanhos dentro do site. “Sempre reforçamos a importância de oferecer o máximo de marcas possíveis, com uma curadoria fina de imagens e descrições”, pontuou Anna. Além disso, frisou que vendedores precisam se atentar às perguntas dos clientes. “Quanto mais rápido a resposta, maior a chance de converter”.

Sobre o preenchimento preciso da ficha técnica do produto, diz que ajuda, inclusive, no ranqueamento do produto dentro do marketplace. “O vendedor não pode, jamais, olhar para as imagens em boa resolução e a preparação dos descritivos e ficha técnica como burocracia”.

Eletrodomésticos
Em comparação com a venda média de produtos no ano, a categoria de eletrodomésticos teve aumento de 38% de compradores. Entre os produtos, os executivos disseram que refrigeradoras e equipamentos de ar e ventilação são destaques. “Percebemos em nossa análise que refrigeradores vendem muito, principalmente no final do ano”, disse Anna. Entre os eletrodomésticos menores, destaque para fritadeiras e aspirador robô.

Beleza e cuidado
Para Santos, a categoria de Beleza e Cuidado tem uma característica em especial: a recorrência, que segue também na Black Friday. “Lembro sempre que os produtos vendidos em kits precisam constar na lista neste período. Para Anna, é preciso se atentar ao aumento das vendas no setor de “perfumes”. 

Ferramentas Casa e Decor
No período da Black Friday, o aumento de pedidos de compra dessa categoria é de 25%. Dentro desse ínterim, destaque para ferramentas não-profissionais, para jardim, mesa e cadeira gamer e colchões e camas. “O cliente que compra um notebook, por exemplo, também leva fone de ouvido, teclado e cadeira gamer. Lembro ainda que colchões e camas são produtos que aumentaram muito as vendas no ano passado”.

Pneus e acessórios automotivos
Sobre os principais motivos para o aumento de venda dos produtos desta categoria, Santos lembrou que as pessoas já planejaram as viagens de final de ano. “É o período que precisam trocar pneus, acessórios, instalar som… Dentro da plataforma há um mecanismo de compatibilidades. Nele, basta colocar ano e modelo do carro para saber se o produto é compatível”. 

Ele disse que essa ferramenta vem se destacando cada vez mais, motivo pelo qual é preciso tomar cuidado na hora de preencher os dados antes de subir o anúncio (principalmente para se destacar nas posições de vendas).


Outros dados da Black Friday

Sobre o que as pessoas buscam durante a Black Friday, Anna afirma que elas optam primeiramente pelo preço (91%), em seguida o frete grátis (70%). “Por isso é preciso pensar na Central de Promoções, ferramenta para promover promoções ao comprador”.

Outro ponto de atenção para os vendedores são as opiniões de outros compradores, fator importante para 42% dos usuários. Cupom de desconto é válido para 46%, enquanto a entrega em até 2 dias é prioridade para 34% – política de devolução é importante para 18% dos consumidores.

Fonte: Ecommerce Brasil