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Estratégia & Marketing Postado em segunda-feira, 04 de março de 2024 às 10:36


Por meio de conjunto de ferramentas, marcas podem criar anúncios no Pinterest para aumentar conversão de vendas e tráfego. 

Com mais de 480 milhões de usuários em todo o mundo, o Pinterest se solidificou como uma plataforma de busca de inspiração, referências e ideias. Para ajudar seus pinners a concretizarem seus objetivos, sonhos e desejos com mais facilidade e eficiência, a rede social criou uma estratégia de anúncios para que marcas pudessem anunciar seus produtos na plataforma.

Anunciada pela primeira vez em 2013 – no Brasil, o recurso chegou em 2021 –, a funcionalidade já está surtindo efeitos na experiência de navegação e nos anunciantes. Segundo dados do Pinterest, os anunciantes na plataforma têm identificado um aumento de até 28% nas conversões e um crescimento de até 96% no tráfego. No Brasil, campanhas de shopping e conversão em cliques externos aumentaram 38,8% no terceiro trimestre de 2023. Além disso, o custo por clique de saída diminuiu 43,16%.

Além disso, segundo dados internos globais da plataforma do último quarto trimestre, a porcentagem da receita de anunciantes que usaram pelo menos três conjuntos de ferramentas de performance do Pinterest aumentou de 2% no início de 2023 para 23% no final do mesmo ano.

Um exemplo do sucesso do recurso foi uma campanha feita pela gigante varejista Magalu. Por meio do uso dos links diretos – que permite que usuários e compradores acessem o site ou aplicativo da marca anunciante com um único clique –, a empresa conseguiu impulsionar o tráfego e as vendas no Pinterest. Como resultado, a Magalu aumentou seu investimento no quarto trimestre de 2023 na rede social.


Mais conversão e tráfego

Os dados apontam que o Pinterest se tornou uma plataforma líder para anunciantes que procurar gerar reconhecimento da marca, como é chamado o funil superior de uma campanha de marketing, além de uma referência para o fim do funil, com conversões de vendas, crescimento do tráfego e mensuração de resultados.

“A utilização da funcionalidade de direct links se mostrou super positiva em nossos testes, reduzindo o custo por sessão (quando comparada com o restante da operação no canal) e trazendo um menor custo na aquisição de novos usuários”, conta Wellington Massone, Media Associate Director na Media.Monks. “Ficamos imensamente satisfeitos com os primeiros resultados. O Pinterest tem sido um parceiro valioso na diversificação da presença digital dos nossos clientes e na obtenção de resultados impressionantes, sempre oferecendo soluções cada vez mais alinhadas aos nossos desafios”.

Algumas das ferramentas oferecidas pelo Pinterest para anunciantes na plataforma são:

- Mobile deep link: que permitem que marcas direcionem usuários para uma página específica no aplicativo para comprar produtos e realizar outras ações por meio de dispositivos móveis;

  Anúncios com link direto: a solução cria uma experiência integrada aos usuários para que acessem a página do produto com um único clique, reduzindo atrito e melhorando a capacidade de ação;

  API para conversões: permite que anunciantes enviem conversões diretamente para a plataforma do Pinterest, por meio de uma conexão segura entre servidores, oferecendo melhor visibilidade dos relatórios;

- Anúncios de shopping: ajudam marcas a interagirem com seus clientes enquanto procuram inspirações e referências no Pinterest.


P de Performance

Com o objetivo de divulgar os resultados e as ferramentas para anunciantes em sua plataforma, o Pinterest lançou a campanha “P de Performance”, veiculada em canais pagos de publicados sociais, programáticas e comerciais nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Austrália. Já no Brasil, a distribuição está sendo feita de forma orgânica. Trata-se de uma série de curtas inspirados na estética dos clássicos filmes de ação que demonstram como os anúncios podem inspirar ainda mais usuários e, assim, converter vendas e tráfego para as marcas.

“Queríamos contar a nossa história de publicidade de alta performance do jeito que só o Pinterest sabe: em grande estilo e com um fator surpresa”, afirmou Xanthe Wells, vice-presidente de criação global do Pinterest. “Usamos a linguagem cinematográfica e contamos com talentos incríveis do setor para criar uma história cheia de ação que rompe os padrões do marketing B2B”.

Dirigidos por Tim Godsall, aclamado diretor de comerciais publicitários, os curtas foram produzidos pela House of Creative do Pinterest. Os filmes mostram duas heroínas que escapam dos mais variados perigos e riscos enquanto apontam como os anunciantes que buscam performance podem encontrar diferentes ferramentas para aumentar conversão e tráfego no Pinterest.

“O Pinterest é uma marca consolidada e queríamos usar o melhor da cultura pop para contar uma história que chamasse a atenção dos profissionais de marketing de performance com um estilo imperdível e único”, afirma Godsall. “E existe maneira melhor de falar sobre o aumento na ação no fim do funil do que recorrer ao clássico gênero dos filmes de ação?”.

Fonte: Novarejo
Estratégia & Marketing Postado em segunda-feira, 04 de março de 2024 às 10:33
 
Os planos de expansão fazem parte da meta de ter 85% das vendas locais até o final de 2026.

A SHEIN está escrevendo mais um capítulo na jornada do varejo brasileiro ao anunciar seu plano de expansão para o marketplace da marca.  Desde seu lançamento oficial no país em abril de 2023, o marketplace da chinesa tem testemunhado um crescimento exponencial, tornando-se rapidamente uma marca de referência no varejo brasileiro e amada pelas gerações mais jovens. Os planos de expansão do marketplace da SHEIN no Brasil fazem parte da meta de ter 85% das vendas locais até o final de 2026. 

Raul Jacob, Diretor de Marketplace da SHEIN, destacou o aumento da ascensão do marketplace em um curto período: “Estamos acompanhando um crescimento expressivo do nosso marketplace localmente. Em novembro de 2023, contávamos com 10.000 vendedores e, em apenas três meses, aumentamos em 50% este número, chegando a 15.000 lojistas”, comenta.


Plano de expansão

Com alto potencial de faturamento, o Rio de Janeiro é uma localidade estratégica para a companhia e será o primeiro estado a ser contemplado no projeto de expansão da empresa. A plataforma já conta com cerca de 500 vendedores cadastrados na região e a meta elevar este número para 2.000 até o final de março de 2024. 

“Nosso objetivo agora é acelerar ainda mais essa expansão em todo o território nacional, começando com foco no Rio de Janeiro no primeiro trimestre de 2024 e seguindo para os estados de Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do sul, respectivamente”, completa o executivo.

Essa etapa do plano de expansão da SHEINinclui 14 cidades-foco: Rio de Janeiro; Niterói; Duque de Caxias; Nova Friburgo; São Gonçalo; Petrópolis; Nova Iguaçu; São João de Meriti; Volta Redonda; Belford Roxo; Três Rios; Mesquita; Cordeiro e Bom Jardim.

 No Rio de Janeiro, varejista conta com parceiros logísticos estratégicos para oferecer serviços de coleta diretamente nas lojas dos vendedores do marketplace. Além disso, dependendo do volume de vendas diárias, a empresa também disponibiliza pontos de coleta para os vendedores.


Expansão global

Recentemente, a varejista também anunciou que abrirá um escritório na área de Seattle, no centro de Bellevue, expandindo sua presença nos EUA.

O espaço de escritório de quase 10.000 pés quadrados no Key Center de Bellevue servirá como um centro para o atendimento e logística da SHEIN nos EUA, à medida que a empresa continua a localizar e oferecer suporte a prazos de entrega mais rápidos para clientes americanos.


A inteligência por trás do negócio da Shein

Sem dúvida, a chinesa se destaca por sua habilidade em antecipar e traduzir as tendências mais quentes da moda em produtos acessíveis. A empresa conseguiu adotar uma forma ágil que combina design e produção. Dessa forma, a SHEIN consegue reagir rapidamente às mudanças ao gosto do consumidor e nas tendências emergentes. Vale destacar, também, que a análise dos dados e de tendências e insights das mídias sociais faz com que a empresa consiga identificar padrões de consumo e preferências dos clientes, adaptando sua oferta de produtos.

Com o avanço das operações no Brasil, o mercado de vendas online tem experimentado uma verdadeira disrupção. A movimentação do e-commerce alcançou US$ 479 bilhões em 2023, devendo chegar a US$ 870 bilhões em 2026. O Brasil lidera o ranking movimentando US$ 275 bilhões, devendo a chegar a US$ 435 bilhões em 2026, segundo relatório do PagBank.

Nesse contexto, a varejista tem conquistado uma base fiel de consumidores que gostam da moda acessível e de qualidade. Além disso, em uma análise da Nuvem Shop, a estratégia da marca de incentivar o compartilhamento de seus looks e produtos rende milhares de links de referência para a SHEIN – que tem nada menos do que 35 mil páginas com links para seu site. Entre os domínios que mais linkam para a Shein, estão redes sociais como TikTok e Pinterest.

Fonte: Consumidor Moderno