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Estratégia & Marketing Postado em segunda-feira, 22 de abril de 2024 às 09:59


O Dia das Mães é uma das principais datas comerciais para o e-commerce durante o primeiro semestre do ano. Conforme dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) os e-commerces obtiveram um crescimento de 11,8% com as vendas do Dia das Mães no ano de 2023.

Por ser uma data tão importante para o varejo em geral, é fundamental que varejistas e donos de e-commerces busquem ferramentas eficazes para auxiliar na construção de estratégias comerciais e para acompanhar a evolução dos seus resultados em receita e número de vendas.

Dentre diversos instrumentos disponíveis no mercado desenvolvidos com essa finalidade, o Google Analytics 4 apresenta-se como uma ferramenta gratuita, acessível e muito completa para quem quer aumentar suas vendas nesse período. Veja a seguir!

Usando o Google Analytics 4 na construção de estratégias comerciais

Criação de novos públicos personalizados
O Google Analytics 4 permite a criação de públicos personalizados a partir da movimentação de usuários e sessões dentro do seu e-commerce. É possível utilizar públicos-alvo pré-configurados, como usuários ativos recentemente, compradores ou usuários inativos por sete dias.

Além disso, é possível criar novos públicos do zero. Depois que o público é criado, ele é integrado à conta do Google Ads vinculada e fica disponível para uso, sendo possível ativá-lo imediatamente como parte das suas campanhas durante o Dia das Mães.

Análise de dados sazonais e demográficos
Antes de traçar uma nova estratégia comercial destinada a uma data específica, é de extrema importância realizar uma análise dos dados anteriores registrados na conta para podermos verificar quais regiões, faixas etárias e gênero são mais estratégicos de se investir e, a partir disso, também será possível planejar os resultados estimados e traçar metas relacionadas à receita e ao ROAS para o período em questão.

Remarketing
Um grande aliado dos e-commerces em datas promocionais como o Dia das Mães é o remarketing. Atuando diretamente no fundo do funil, essa é uma estratégia de campanha que encoraja o usuário a efetuar uma compra que ele não finalizou.

Dentro do Google Analytics, é possível criar esse tipo de público-alvo com base no comportamento do usuário no seu site e usá-lo nas campanhas de remarketing na sua conta de anúncios do Google Ads. Dessa forma, você consegue atingir usuários ainda mais propensos a realizar uma compra dentro do seu site.

Usando o Google Analytics 4 para análise de resultados

Relatórios do Google Analytics
A aba “Relatórios” desempenha um papel central na visualização e compreensão dos dados coletados sobre o desempenho do seu site. Dentro dessa aba, é possível encontrar uma visão geral do desempenho geral do seu site, incluindo métricas-chave, como o número de usuários ativos, sessões, taxa de rejeição, entre outras.

Além disso, você encontrará relatórios de análise em tempo real sobre as atividades dos usuários, relatórios de aquisição de tráfego, relatórios de envolvimento e relatórios de monetização. Todos esses relatórios trazem insights essenciais e são imprescindíveis para o acompanhamento do desempenho de uma ação comercial dentro do seu e-commerce durante o Dia das Mães.

Análises detalhadas
As análises detalhadas são um conjunto de técnicas avançadas que vão além dos relatórios padrões para ajudar você a descobrir insights mais detalhados sobre o comportamento dos clientes no seu e-commerce durante o período do Dia das Mães.

A aba “Analisar” no Google Analytics 4 oferece uma variedade de ferramentas e recursos avançados para explorar dados, segmentar o público, analisar tendências e obter insights mais profundos sobre o desempenho do seu site.

Seção Publicidade
Dentro da aba “Publicidade” no Google Analytics 4, você poderá conferir detalhadamente a performance de todos os canais envolvidos na estratégia comercial do seu e-commerce, como tráfego direto, tráfego de referência, entre outros, além de ter uma visão completa de dados importantes referentes às campanhas ativas dentro da sua conta do Google Ads.

Com os relatórios dessa seção, é possível analisar o desempenho do ROAS nos seus gastos de mídia em todos os canais, tomar decisões fundamentadas sobre alocação de orçamento entre as campanhas e avaliar modelos de atribuição.

Sabendo utilizar o Google Analytics 4 de maneira eficaz para criação de estratégias comerciais e análises de dados, lojistas e proprietários de e-commerce podem aproveitar ao máximo essa importante data comercial para potencializar suas vendas.

Fonte: Ecommerce Brasil
Gestão & Liderança Postado em segunda-feira, 15 de abril de 2024 às 09:57


Modelo enfrenta desafios financeiros e índice de sinistalidade ultrapassa histórico. 

Nos últimos anos, o mercado B2B (Business-to-Business) no Brasil tem experimentado um crescimento notável e contínuo. Esse setor, que engloba transações comerciais entre empresas, tem se destacado como um dos pilares fundamentais da economia brasileira, impulsionando a inovação, a produtividade e o desenvolvimento empresarial em diversas áreas. Desde a adoção de tecnologias disruptivas até a implementação de estratégias de marketing e vendas cada vez mais sofisticadas, o mercado B2B tem se adaptado e evoluído para atender às demandas de um ambiente empresarial em constante transformação.

Para ajudar empresas a compreender as principais tendências no mercado de serviços B2B no Brasil, o Google encomendou um estudo baseado em entrevistas com tomadores de decisão de companhias que atuam no Brasil. Os dados foram apresentados durante o B2B Summit 2024 – A jornada de decisão B2B, realizado pelo Google.

“Nós vimos que dentro do processo de digitalização, muito acelerado desde a pandemia, não só os consumidores se digitalizaram, mas também as empresas e as pequenas e médias empresas (PMEs). Até pouco tempo atrás, a digitalização era algo para grandes empresas. Com o processo de digitalização, vimos que ela se democratizou também para as PMEs, e hoje abrange empresas grandes, médias e pequenas. Com isso, abriu frente para todo um processo de transformação digital dentro das PMEs e de aceleração do marketing digital”, comenta Fernanda Doria, diretora de Negócios para Pequenas e Médias Empresas no Google Brasil.

Nesse cenário, o estudo, que teve participação da Liga Pesquisas e da Quantas, mostrou que para grande parte das empresas (90%) é preferível contratar soluções de tecnologia prontas, ao invés de desenvolvê-las internamente. Em média, são contratadas de três a quatro soluções para diferentes áreas do negócio. Dentro desse setor, as pequenas e médias empresas são as principais responsáveis pelo crescimento do setor. Segundo o levantamento, nove em cada 10 companhias com até 49 funcionários contratam softwares, plataformas de serviços ou tecnologias. Entre elas, os Microempreendedores Individuais (MEIs) são os maiores contratantes (73%). Em seguida, aparecem as PMEs ou Empresas de Pequeno Porte (EPPs), com 23%.

Já entre as empresas que têm até 50 funcionários, o comércio tem se destacado na contratação de tecnologia. 79% das PMEs e 76% dos MEIs buscam ferramentas para otimizar seu negócio. Já nas empresas com mais de 250 funcionários, a indústria assume a liderança com 44% das empresas entre 250 e 999 funcionários, enquanto 60% das empresas com mais de 1000 funcionários contratam soluções tecnológicas.

O levantamento do Google mostrou ainda que as soluções Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) se destacam dentro do volume de contratações. Esse recurso é escolhido por nove em cada 10 companhias (87%). Em seguida, aparecem compras (55%), logística (49%), marketing/CRM (46%), e-commerce (44%), educação (25%) e benefícios (24%).

Além disso, segundo a pesquisa, os últimos dois anos trouxeram destaque para as plataformas de e-commerce. Esse tipo de solução foi contratada por 62% das empresas pela primeira vez, sendo que 70% das contratações aconteceram nos últimos seis meses. Enquanto isso, soluções de benefícios e educação são as que mais variam em volume de contratação entre portes de empresas. Essas duas últimas citadas são priorizadas por companhias de grande porte. Quanto às plataformas de benefícios, são contratadas por 20% das MEIs, enquanto 80% das companhias com mais de mil colaboradores optam por ter esse recurso. Em software de educação, os números variam. Essa tecnologia é escolhida por 19% das MEIs e por 63% das empresas com mais de mil funcionários.

“É nítido que as pequenas e médias empresas no Brasil buscam cada vez mais contratar soluções de tecnologia para facilitar o dia a dia e ganhar eficiência operacional. O mercado de serviços para empresas no Brasil está em franca expansão, impulsionado principalmente pelas pequenas e médias empresas, que têm o desafio de construir negócios de sucesso no Brasil. Ao investir em tecnologia, as PMEs otimizam seus processos, aumentam a produtividade e se tornam mais competitivas, abrindo um leque de oportunidades para o crescimento do setor de serviços como um todo”, pontua Fernanda Doria.


Fatores na tomada de decisão do setor B2B no Brasil

O estudo mostrou também que a busca por essas soluções é motivada por duas principais questões: facilitar o dia a dia e ter mais eficiência; e a insatisfação com plataformas anteriores, por motivos como aumento de preço, atendimento ruim, falta de inovação e dificuldade de uso. No primeiro caso, a pesquisa mostra que, quanto maior o porte da empresa, mais relevante a busca para reduzir custos nessa equação. Isso acontece em 97% das companhias com mais de mil funcionários, contra 93% das MEIs. Na segunda situação, a falta de inovação é a principal queixa para 64% das MEI, 72% das PMEs e 71% das médias empresas. Além disso, a dificuldade de uso e atendimento ruim afetam mais as grandes empresas, representando, respectivamente, 77% e 72%.

Quanto às principais fontes de informação para empresas que buscam soluções tecnologia, 76% dos negócios usam indicação de fornecedores. Já 66% das companhias contratam fornecedores que já conhecem ou ouviram falar. Outras 65% buscam informações com profissionais da área, enquanto 63% pesquisam no Google.  Nesse último cenário, MEIs e PMEs são as que mais encontram no Google uma fonte de informação para mapear fornecedores, com 64% e 60% respectivamente. Vale lembrar que entre as empresas com mais de 250 funcionários, são mais utilizadas as indicações.

“Para se destacar nesse momento da jornada, é importante que empresas que buscam crescer no mercado de serviços B2B invista no fortalecimento de suas marcas. Dados internos do Google mostram que o volume de buscas por marcas mais que dobrou nos últimos quatro anos. Isso significa que ao buscar por uma solução B2B, as empresas tendem a procurar uma marca que já conhecem. Então, para aparecer para este mercado, é preciso um investimento para que a sua solução se torne conhecida”.

Fonte: Consumidor Moderno