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Economia & Atualidade Postado em terça-feira, 02 de abril de 2024 às 11:25


Brahma, Johnson's, McDonald’s, Nubank, OMO, Salon Line, Samsung, Volkswagen são as marcas destacadas na edição.

A criatividade é um elemento essencial para conquistar a atenção dos consumidores. Nesse sentido, o Spotify, plataforma de streaming de áudio, revelou hoje as marcas e agências que se destacaram em 2023 pela excelência de suas campanhas publicitárias. A segunda edição do Spotify Advertising Hits premiou os melhores exemplos de criatividade, estratégia e eficiência na plataforma.

“Anunciantes, agências e criadores aproveitam o conteúdo digital para criar experiências que vão além da tela. Spotify é uma plataforma para a criatividade na qual as marcas podem alcançar públicos profundamente engajados de maneiras novas e emocionantes, cercadas por criadores de músicas e podcasts que definem a cultura. O poder do áudio não tem fronteiras e é o melhor caminho para a inovação criativa; é exatamente o que fizeram as marcas reconhecidas”, afirma Vicente Carrari, Diretor de Vendas no Spotify no Brasil.

Essa iniciativa não apenas celebra o talento e a inovação das marcas e agências, mas também oferece inspiração para futuras campanhas. “A iniciativa demonstra como nossa plataforma abriga criatividade e a melhor publicidade digital da categoria seja para aumentar o awareness, alcançar novos clientes ou gerar mais vendas. Oferecemos diversas experiências de anúncio on e off plataforma para as marcas aproveitarem o poder do áudio ao máximo”, completa Priscilla Barsotti, Diretora de Vendas no Spotify no Brasil.

Confira as campanhas que são destaque na segunda edição do Spotify Advertising Hits:

Categoria: TOP HIT – Campanha
Campanha: OMO Vibes (para Unilever/OMO, por Initiative)


A campanha OMO Vibes integrou a nova linha de sabão líquido inspirada em gêneros musicais populares no Brasil – criados especialmente para a ação – com a experiência do usuário no Spotify e se aproveitou do fato de que ouvir música é uma atividade para qualquer momento do dia, incluindo lavar roupa. A Unilever criou uma campanha inédita que chamou a atenção dos usuários da plataforma e alavancou diversas métricas para a marca OMO no Spotify.


Categoria: FEAT – Campanha com utilização de música
Campanha: Blackinho Poderoso (para Johnson’s por Initiative e Suno)


Para o lançamento da linha Kenvue, de shampoos infantis voltados para crianças com cabelos crespos, a Johnson’s apostou em uma canção voltada para a família cantar junto, uma forma de transmitir sua mensagem de forma eficaz e divertida. Blackinho Poderoso deixa claro o propósito do produto ao mesmo tempo em que traz uma mensagem de empoderamento e diversão para as crianças.


Categoria: AO VIVO – Ativação ao vivo

Campanha: Creme é Salon Line! (para/por Salon Line)

Salon Line foi uma das marcas que marcaram presença na Experiência creme, que o Spotify realizou no ano passado, e sua ativação no evento, aliada a uma campanha de divulgação com diversos formatos e conteúdo pós-evento, fez com que a marca fosse reconhecida na categoria AO VIVO. Salon Line não apenas aproveitou o fato de que o nome do evento – e da playlist que deu origem a ele – é literalmente o nome do seu principal produto, mas também a alta afinidade que os gêneros celebrados por creme (trap e funk) têm com o seu público-alvo.


Categoria: WIN-FLUENCER – Campanha com creators
Campanha: Brahma feat. Sertanejo (para Brahma, por Soko & Diverti)eBora render Ipimax (para Ipiranga, por Mutato & i-Cherry)
Brahma criou uma experiência única e personalizada para evidenciar que todo mundo tem um pouco de sertanejo na própria história – e em suas playlists -, utilizando spots gravados por artistas nacionais de diferentes gêneros. Já Ipiranga trouxe uma experiência musical para o Spotify para divulgar o conceito Bora Render do combustível Ipimax, utilizando uma nova versão de um dos grandes hits do sertanejo do ano passado.


Categoria: PULSO – Campanha relacionada a momento cultural
Campanha: Attenzione Pickpocket (para/por Nubank)

De olho no fenômeno attenzione pickpocket que viralizou no ano passado, a Nubank entendeu que seria o momento perfeito para alertar seus clientes sobre golpes que eles podem sofrer em suas contas, da mesma maneira que o meme mostrava pessoas sendo alertadas de ladrões que roubavam seus pertences nas ruas de Veneza. O áudio da campanha foi produzido em apenas 48 horas e aproveitou o imediatismo que o formato oferece para impactar a geração Z.


Categoria: NA GRADE – Estratégia de audiência
Campanha: Big Mac. Pra todo mundo. (para McDonald’s, por Galeria)

A campanha do McDonald’s teve como objetivo gerar awareness entre a geração Z para o Big Mac com o lançamento de duas novas versões do produto. Como parte de uma campanha multi formato, foram criados spots com a reinterpretação do clássico jingle do produto em gêneros diferentes: funk, pop, trap e sertanejo  veiculados para suas respectivas audiências no Spotify.


Categoria: NOVO BEAT – Estratégia de marca mais inovadora
Campanha: OMO Vibes (para Unilever – OMO, por Initiative & Dark Kitchen)

A Unilever utilizou o mix de formatos oferecidos pelo Spotify com peças segmentadas para momentos diferentes para engajar os consumidores, convidando-os a experimentar algo inédito: cinco versões de OMO – cada uma atrelada a um gênero musical distinto. As peças da campanha, associadas às diferentes versões, eram ricamente ilustradas e cheias de cor, assim como as embalagens do produto, trazendo OMO para mais próximo de uma audiência jovem.


Categoria: SHUFFLE – Campanha multi formato
Campanha: Vou de Volks – The Town (para Volkswagen, por ALMAPBBDO)

Para comemorar a chegada da primeira edição do festival The Town, a Volkswagen, patrocinadora do evento, tomou conta do Spotify com uma campanha que celebra a marca que melhor utilizou os diferentes formatos que o Spotify oferece. A campanha incluiu experiência digital, áudios, display, vídeo, patrocínio de playlists e podcast, contribuindo para a amplificação do conceito criativo Vou de Volks e gerando grandes resultados para a marca.


Categoria: AULAS – Uso de formato em uma campanha
Campanha: Juntos Jontex  (para Jontex, por BETC Havas / Agência 947)

Utilizando o benefício que a Sessão Patrocinada oferece aos usuários – 30 minutos de música sem interrupções oferecidos pela marca patrocinadora-, a Jontex encontrou o espaço ideal para falar de maneira criativa sobre como o seu principal produto permite que casais curtam momentos de prazer intensamente sem interrupções.

Fonte: Consumidor Moderno
Economia & Atualidade Postado em segunda-feira, 25 de março de 2024 às 14:46


Com expectativa de crescimento em 2024, a Páscoa pode ter resultados expressivos. A data comemorativa deve ser responsável por R$ 4,2 bilhões em compras. Os dados são de uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) em conjunto com o Instituto Datafolha.

De acordo com o levantamento, o ticket médio das compras ficará em R$ 156, com destaque para ovos de páscoa, chocolates e outros produtos nacionais relacionados com a data. Na intenção de compra, 56% declararam que pretende consumir no período.

Um ponto de atenção da pesquisa é a preferência de nove em dez consumidores pela loja física no momento de comprar para a Páscoa. Somente 7% afirmam que utilizaram o e-commerce para tal.

Em termos de gastos, 36% acreditam em valores maiores neste ano. Por outro lado, 31% planejam investir similar a 2023 e 30% pretendem diminuir os gastos com a Páscoa.


Produtos

Os ovos de páscoa são a prioridade para 64% dos brasileiros para a data, como é tradição. A lista é composta também pelas categorias:

- Bombom - caixas ou bombons soltos (23%)
- Barras de chocolate (16%)
- Tabletes de chocolate (4%)
- Balas/doces (3%)
- Caixa de chocolate (2%)
- Cesta de páscoa, pelúcia e roupas (1%).
A opção de Outros/Não sabem conta com 6% das escolhas da pesquisa.


Pagamentos

Os cartões de crédito ou débito são opção de 51% dos consumidores nesta Páscoa, com o segundo sendo o mais utilizado (29%) e o primeiro (22%) também com destaque. O uso de dinheiro (36%) e Pix (34%) também são citados, enquanto 1% afirmam não saber.

Fonte: Ecommerce Brasil