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Economia & Atualidade Postado em segunda-feira, 20 de maio de 2024 às 15:30



De acordo com dados da Nuvemshop, com base nas três semanas que antecederam o Dia das Mães de 2024, as pequenas e médias empresas (PMEs) do e-commerce tiveram aumento de 27% no faturamento. Em números absolutos, a companhia contabilizou R$ 241 milhões e 3,7 milhões de itens vendidos.

O Pix foi a forma de pagamento mais utilizada no período 45% de todos, seguido do cartão de crédito (44,5%).

No caso do número de itens comercializados durante a data, a Nuvemshop afirma que houve crescimento de 19% em relação a 2023 (pouco mais de 3 milhões). Entre os três segmentos com o melhor desempenho no faturamento, estão Moda (R$ 61 milhões), Saúde & Beleza (R$ 18 milhões) e Acessórios (cerca de R$ 12 milhões).

Indo ainda mais a fundo no que vendeu mais, a empresa afirma que calças jeans, camisetas e óculos de sol foram os grandes destaques no Dia das Mães.

Já na análise regional, São Paulo (R$ 121 milhões) foi a que mais faturou, seguida de Minas Gerais (R$ 24 milhões), Rio de Janeiro (R$ 18 milhões), Santa Catarina (R$ 17 milhões) e Ceará (R$ 13 milhões).

Fato curioso é que, no que diz respeito aos canais de consumo neste período, a maioria (80%) usou dispositivos móveis, como smartphones. O desktop foi a opção escolhida somente em 20% dos casos.

Fonte: Ecommerce Brasil
Economia & Atualidade Postado em segunda-feira, 20 de maio de 2024 às 15:21


O estudo reuniu mais de 24 mil consumidores de 22 países.
O e-commerce no Brasil atingiu 10% do varejo total, e a quantidade de compradores pela internet cresceu três pontos percentuais, atingindo 68% da população nacional em 2023 em relação ao ano anterior, conforme concluiu o E-Shopper Barometer, pesquisa anual realizada pelo Grupo Geopost.

O estudo reuniu mais de 24 mil consumidores de 22 países, incluindo o Brasil, para identificar o comportamento do consumidor digital. Ele aponta que os compradores brasileiros receberam, em média, 3,8 encomendas por mês. Eles compraram mais roupas e outros itens de moda (48%), além de calçados, produtos de beleza ou de saúde, empatados com 43%.

O e-commerce continua sendo visto positivamente, como uma maneira de economizar tempo para 79% dos consumidores; para 65%, é uma opção de compra que reduz o estresse se comparado às compras em lojas físicas. É considerado muito conveniente para 53%, mesmo se houver necessidade de devolver alguma compra. Cinco em cada dez dos entrevistados acreditam que conseguem comprar pela internet perto de 100% dos produtos que precisam.


Preferências no recebimento da compra

Quando se trata da entrega das encomendas, 65% consideram importante saber qual a transportadora responsável pela entrega, pois isso traz mais segurança. Além disso, os e-shoppers querem, em ordem de preferência:
receber notificações em tempo real,
ter previsão da hora da entrega,
receber a entrega no mesmo dia,
receber onde ele estiver.
Na sequência vem a preferência por entrega no dia seguinte e por contar com várias opções de entrega, além da possibilidade de reagendar a data de recebimento.

Ser informado sobre o prazo exato de entrega no intervalo de uma hora e poder escolher o dia e horário específicos de recebimento são fatores importantes para 84% dos compradores brasileiros entrevistados.

Em relação à logística reversa, a pesquisa aponta que 7% dos consumidores devolveram sua última compra e, dentre eles, 49% consideraram o processo de devolução positivo, sem esforços. Grande parte das encomendas de volta, ou 74%, foi deixada em um ponto postal; 17% delas foram retiradas em casa por um serviço de courier, e 7%, deixadas em um ponto de movimentações de remessas.


Entregas sustentáveis

A oferta de opções de entregas ambientalmente sustentáveis se mostrou um atrativo para oito em cada dez dos respondentes, enquanto 68% afirmaram que a escolha por alternativas de entregas ecologicamente corretas é importante quando realizam compras online.

O uso de veículos de baixas emissões é a melhor opção para 41% dos consumidores, e 39% responderam que combinar vários produtos para que sejam entregues juntos também é uma opção relevante de entrega sustentável.


Millennials e aficionados

O E-Shopper Barometer também destacou a representatividade dos millennials, nascidos entre a década de 1980 e 1990, no e-commerce brasileiro. Ele constatou que 61% de todas as compras são realizadas por esse público, representando 10,9% de participação média no total de compras online entre todas as categorias de produtos. Os millennials recebem quase 4 encomendas por mês.

Já os aficionados, ou heavy buyers, realizam 54% do total de todas as compras online, o que representa 17,8% de participação média no total de compras entre todas as categorias. Eles receberam 7 encomendas por mês em 2023, de 8 categorias diferentes de produtos, principalmente de beleza e cuidados de saúde.

Fonte: Mercado & Consumo