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Economia & Atualidade Postado em terça-feira, 04 de julho de 2023 às 10:15


A fim de trazer informações relevantes para o mercado de aplicativos mobile, a Rocket Lab apresentou um relatório sobre o universo dos apps. Segundo Guilherme Basani, VP de Global Revenue da Rocket Lab no Brasil, em 2020, os gastos com anúncios mobile atingiram um recorde de US$ 240 bilhões em todo o mundo. “As últimas previsões mostram que esse número irá ultrapassar US$ 360 bilhões ainda este ano”.

Quando se trata de downloads e horas de uso, o Brasil ocupa o 4º lugar a nível mundial, perdendo apenas para China, Índia e Estados Unidos
O executivo ainda acrescenta que o Brasil se destaca como o 11º no ranking de países/usuários que mais gastam com mobile, tendo os gastos totalizados em US$ 1,37 bilhão. E quando se trata de downloads e horas de uso, o país ocupa o 4º lugar a nível mundial, perdendo apenas para China, Índia e Estados Unidos.

Dados gerais sobre o mercado mobile

Atualmente, de acordo com o estudo, cerca de 66,6% da população mundial utiliza algum tipo de dispositivo móvel. Em relação à média de tempo gasto nesses dispositivos (especialmente em smartphones), o número é de aproximadamente 5 horas por dia. Desse período, 88% são dedicados ao uso de aplicativos.

Os usuários estão dispostos a investir em suas experiências com aplicativos, uma vez que o gasto total com apps atingiu a marca de US$ 167 bilhões. A seguir, você acompanha os segmentos mais relevantes do mercado, seguido do valor gerado em cada um dele:

E-commerce por aplicativos

Segundo o relatório analítico da Rocket Lab, os principais mercados em crescimento para aplicativos de varejo online incluem mercados emergentes em países da América Latina, como Brasil, México e Argentina.

No que se relaciona à quantidade de horas gastas por consumidores nos aplicativos de compras em 2022, totalizaram 110 bilhões de horas, que renderam cerca de US$ 415 bilhões em gastos no e-commerce.

Plataformas OTT

Apps de streamings como HBOMAX, Netflix, Hulu, Amazon e Disney+, estão gerando cada vez mais conteúdos exclusivos. Apenas em 2022, foram registrados 34,9 milhões de novos usuários a criar novas contas nestes apps.

O crescimento destes aplicativos tende a se superar cada vez mais, visto que, em 2022 o mercado global de streaming registrou um total de US$ 7,2 bilhões. Ainda assim, estimativas apontam que até 2027 esse número passe para US$ 14 bilhões.

Fintechs

A adoção de aplicativos móveis para serviços bancários móveis, carteiras, pagamentos digitais e empréstimos pessoais teve um rápido crescimento em 2022, continuando a aceleração em direção ao mobile. Atualmente há cerca de 10 mil fintechs nas Américas e a projeção de valor deste segmento de mercado global até 2025 é de US$ 460 bilhões.

Já no Brasil, o maior incremento entre as fintechs será o neobanking. O termo, neste caso, se refere às instituições financeiras exclusivamente digitais — portanto, que não são conectadas a nenhuma agência física e todas as transações são feitas exclusivamente pela internet. A previsão é de um valor total de transação de US$ 224,7 bilhões em 2023 e um crescimento de receita de 29,3% em 2024.

Delivery de alimentos e bebidas

Globalmente, as sessões de aplicativos de entrega de alimento aumentaram quase 10% ano a ano em 2022, em comparação com o crescimento de 35% ano a ano em 2021. No Brasil, o crescimento do tempo de uso no primeiro trimestre de 2022 aumentou 380%, deixando o país no 3º lugar entre os Top 25 Mercados por Tempo Gasto, conforme o State of Food & Drink on Mobile 2022.

Fonte: Ecommerce Brasil
Economia & Atualidade Postado em quinta-feira, 29 de junho de 2023 às 15:34


Nos últimos anos, o mercado de beleza brasileiro passou por uma grande democratização. Como resultado, o setor de Beleza de massa registrou um crescimento de 15%, com US$ 63 milhões em vendas em 2023.

A Indústria de prestígio, que contempla as marcas de luxo, cresceu ainda mais: foram 24,2%, com US$ 140 milhões em vendas. Somando as vendas, a Circana, empresa responsável pelo levantamento, afirma que o mercado de beleza brasileiro faturou US$ 203 milhões no primeiro trimestre.


Produtos de Beleza de maior crescimento

Tal qual o mercado norte-americano, a categoria de maquiagem é a principal quando se fala em crescimento da indústria de prestígio. Isso porque teve um aumento de vendas de 47% quando comparado ao primeiro trimestre de 2022. 

Entre os produtos de maior evidência, estão batons, glosses, delineadores de lábios e blushes. No segmento de skincare, a companhia aponta um crescimento de 19%, impulsionado por marcas estreantes na categoria. 

Com a sinergia entre make e skin, algumas marcas típicas de maquiagem lançaram suas linhas de skincare e foram as principais responsáveis pelo crescimento da categoria. Já o mercado de massa obteve crescimentos mais tímidos, se comparados com o de prestígio.


Skincare tem performance afetada por conta da matéria-prima

A categoria de skincare foi a mais impactada, crescendo somente 6% nos valores em vendas em relação ao ano anterior — registrou uma queda de 7% no número de unidades vendidas, afetada principalmente pelo impacto na cadeia de produção e abastecimento de matérias-primas.

Maquiagem, por sua vez, segue com performances acima da média entre os produtos de massa, impulsionada principalmente pelo canal físico e marcas de influenciadoras digitais.

Um dado interessante do estudo é que, no Brasil, marcas nacionais performaram acima da média da categoria. Ainda assim, o mercado capilar como um todo, apesar de apresentar o menor aumento de preço entre os segmentos, retraiu 1,5% se comparado ao mesmo período do ano anterior.


O setor de Beleza nos Estados Unidos
Nos Estados Unidos, as vendas do setor de beleza de prestígio atingiram US$ 6,6 bilhões no primeiro trimestre de 2023. Neste caso, trata-se de um aumento de 16% em relação ao mesmo período de 2022. O mercado de beleza de massa nos EUA também cresceu, gerando US$ 7 bilhões — um aumento de 10% quando comparado ao ano anterior.

Maquiagem foi a categoria de Beleza que mais cresceu no primeiro trimestre de 2023 nos EUA, tanto no mercado de prestígio como no de massa. Os produtos para os lábios, no segmento de maquiagem de prestígio, são os que mais se destacaram, com um aumento de 43%. 

A categoria de cuidados com a pele também apresentou pontos positivos. Afinal, as vendas de produtos para a pele facial (em lojas de massa) superaram o mercado de prestígio, com um aumento de 13% e 10%, respectivamente.


Beleza de prestígio também foram destaque

Outra categoria que demonstrou crescimento nos EUA foi a de produtos de prestígio. No mercado de fragrâncias de prestígio, por exemplo, os kits para presente e os produtos em tamanho reduzido foram os destaques. Vendas de conjuntos de fragrâncias para presente cresceram 31%. 

Além disso, os tamanhos menores de fragrâncias de prestígio foram responsáveis por quase 40% das vendas unitárias no primeiro trimestre. Produtos de cuidados com os cabelos tiveram o maior aumento de preço médio, ano a ano, entre todas as categorias de beleza de prestígio. 

O movimento foi impulsionado por um aumento nas vendas de produtos com preços acima de US$ 30. Além dos produtos com mais caros, os tratamentos direcionados estão aquecendo as vendas da categoria de cabelos de prestígio, incluindo protetores térmicos, produtos para afinamento dos cabelos e cuidados com o couro cabeludo.

Fonte: Ecommerce Brasil