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Economia & Atualidade Postado em terça-feira, 28 de março de 2023 às 10:51


Pesquisa aponta que diminui o número de brasileiros que pretendem consumir mais em 2023; saiba quais são os gastos prioritários e a principal forma de pagamento.

Alimentação, saúde e educação são os gastos prioritários para os brasileiros em 2023. Detalhe: tudo pago no cartão de crédito. Essa é a principal conclusão de um levantamento feito pela fintech Trigg.

O estudo apontou que 75% dos brasileiros pretendem comprar mais em 2023. Mesmo sendo expressivo, o número é inferior àquele expresso pelos entrevistados no mesmo período do ano passado, quando 95% deles pretendiam gastar mais, comparado ao ano anterior (2021).


O que afeta o consumo dos brasileiros em 2023?

Para aqueles que pretendem gastar menos, o principal motivo, segundo o levantamento da Trigg, é uma readequação sobre seus hábitos de consumo. Nesse cenário, o estudo aponta que o brasileiro segue comprando somente o necessário (13%), seguido pelos 8% que realmente desejam economizar e 7% afirmam ter insegurança com relação ao cenário político.

As áreas com mais prioridade nas compras para este ano são: alimentação (58%), educação (37%) e saúde (34%). E embora as compras online continuem sendo o canal de vendas de preferência dos consumidores (quase 52%), fica quase empatado com aqueles que ainda preferem ir às compras presencialmente (48%).


Preferências

Feita com mais de 4 mil pessoas entre os dias 7 e 14 de fevereiro, a pesquisa mostra ainda que os valores acessíveis e promoções (65%), a qualidade dos produtos (60%) e facilidade na compra e na entrega (51%), é o que mais chama a atenção dos consumidores na hora de comprar. Além disso, 52% estão dando preferência por comprar de pequenos produtores, amigos ou marcas próprias.

Ao pensar neste primeiro trimestre, para o maior percentual entre os pesquisados, 27%, grande parte dos gastos são com educação (material escolar, uniformes e mensalidade), seguida por alimentação (19%) e viagens & lazer (15%). Cerca de 68% dos entrevistados são pais e têm entre 25 a 46 anos (76%).

Sobre os próximos grandes picos de consumo, a pesquisa indica que a grande maioria dos consumidores brasileiros pretende gastar mais no dia das mães, seguido pela Páscoa.


Como os brasileiros irão pagar: Crédito ou Pix?

Com relação às formas de pagamento, o cartão de crédito continua se destacando, sendo prioridade para 85% dos brasileiros, com queda de 10% em relação a 2022. Já o PIX segue em crescimento. Em 2022, o meio de pagamento era a preferência de 2% dos consumidores e na pesquisa deste ano passou para 9%.

Para a Trigg, ampliar formas para ajudar o cliente a manter seu cartão de crédito como instrumento de crédito consciente evitará que ele perca o produto financeiro mais ágil e preferido do consumidor. Nesse caminho, a fintech lançará em breve um novo portal que em poucos minutos compilará soluções e ofertas personalizadas para auxiliar o consumidor nessa jornada.

Fonte: Consumidor Moderno
Economia & Atualidade Postado em terça-feira, 28 de fevereiro de 2023 às 14:07


O Dia do Consumidor tem se tornado uma importante data para o varejo brasileiro, e em 2023 não será diferente.
Marcado para 15 de março, o Dia do Consumidor representa, cada vez mais, uma data importante para o calendário do varejo brasileiro. Ações promovidas pelas empresas e promoções exclusivas movimentam o consumo no período, que já é visto como uma “pequena Black Friday”. Para se ter ideia, em 2022, o faturamento na data foi de R$ 722 milhões, com crescimento de 22% em relação ao ano anterior, de acordo com pesquisa da Allin/Social Miner.

As expectativas para 2023 são boas. A Shopee, plataforma global de comércio eletrônico, realizou uma pesquisa in-app e constatou que 45% dos consumidores pretendem comprar na data, com média de investimento de R$ 250 por pessoa. No comparativo com a mesma Pesquisa de Intenção de Compras realizada em 2022, a média de gasto aumentou mais de 18%.

de R$ 218 para mais de R$ 250 (+18%) e a categoria que mais cresceu no quesito pretensão de compra foi Eletrodomésticos (+2,4%). Já em 2023, as categorias preferidas são: Cozinha e Decoração, Roupas femininas e Calçados.

As compras devem concentrar-se em plataformas de marketplace (76%) e priorizar as categorias de cozinha e decoração, roupas femininas e calçados. Por outro lado, os produtos com maiores investimentos devem ser celulares, acessórios, eletrodomésticos e itens de informática.

Felipe Piringer, responsável pelo Marketing da Shopee, destaca o Dia do Consumidor como uma boa oportunidade para o varejo brasileiro. “A data se tornou um dos momentos mais importantes para o setor. É uma boa oportunidade para pequenos e médios vendedores, bem como grandes marcas, apostarem em promoções e competir pela atenção do consumidor. Sabemos que as pessoas buscam conveniência e oportunidades de economia”.


Comportamento de compra para o Dia do Consumidor

Como vem sendo observado em outras datas e ao longo de todo o ano, o consumidor está cada vez mais consciente e buscando por compras realmente vantajosas. No Dia do Consumidor não será diferente. A maioria das pessoas (75%) só pretende comprar algo após a comparação de preços em diferentes aplicativos e na internet e caso haja a confirmação de vantagens e benefícios que geram economia.

Mas a pesquisa pode ser muito mais detalhada: 68% dos consumidores dizem que gostam de comparar os descontos do Dia do Consumidor com o que foi oferecido em outras datas importantes do varejo, como a Black Friday. Isso se explica porque grande parte (62%) está em busca de itens de desejo mais acessíveis.

Quando o assunto é formas de pagamento, cartão de crédito e PIX são os mais populares, com 49% e 38%, respectivamente, da preferência. O boleto bancário ainda aparece em frente de meios de cobrança digitais, como link de pagamento e QR Code.

Fonte: Novarejo