Notícias


Economia & Atualidade Postado em segunda-feira, 25 de julho de 2022 às 14:51


Qual o diferencial de uma gestão assertiva? Administrar uma empresa com inteligência pode garantir vantagens em relação às demais e tornar seu negócio cada vez mais sólido. O domínio da Informação Financeira é crucial. Ela representa o sistema nervoso de qualquer empresa, pois fornece importantes dados para a saúde dos negócios.

Hoje em dia, a administração empresarial vai além das demandas envolvendo o controle de gastos, gerenciamento de recursos e do fluxo de caixa. A questão estratégica está embutida na gestão financeira do negócio.

A estratégia nesse sentido se relaciona às melhores formas de planejamento e de controle de gastos realizados de acordo com o conhecimento das Informações Financeiras.


O que faz parte da Informação Financeira?

Informação Financeira representa os dados e atividades de uma organização relacionadas às suas finanças. Seu objetivo é fornecer informações sobre a situação financeira incluindo os resultados operacionais e alterações relacionadas.

É fundamental, para atingir seu objetivo, que a Informação Financeira seja de total domínio do profissional que irá analisar seus dados. Dessa forma, devem ser apresentados de maneira clara e eficiente os recursos econômicos, os resultados dos demonstrativos, as responsabilidades sobre os recursos e suas destinações.


A estratégia aliada à Informação Financeira

Como utilizar a Informação Financeira para gerenciar melhor meu negócio? A resposta está na estratégia certa a ser utilizada.

Um bom planejamento estratégico, tendo como base as Informações Financeiras, além dos dados operacionais, permitirá ao gestor alcançar o maior controle dos seus resultados e traçar objetivos em longo prazo.

Nesse sentido, só é possível um planejamento estratégico de qualidade se todas as informações relativas ao negócio estiverem corretas.

A administração financeira eficiente favorece um controle maior sobre o crescimento do negócio. Os efeitos surgem no longo prazo, uma vez que essa eficácia advém da maneira estratégica visando o crescimento da empresa.


As vantagens de uma Informação Financeira eficiente

A Informação Financeira favorece a gestão eficiente. Entre as inúmeras vantagens podemos destacar: o auxílio na tomada de decisões; promover maior lucratividade, gerar maior competividade, programar metas financeiras, melhorar o gerenciamento no pagamento de tributos e aumentar a estabilidade da saúde financeira.


Auxílio na tomada de decisões

Com dados concretos a tomada de decisões se torna mais assertiva. A gestão eficiente bem realizada possibilita saber quais as reais necessidades da empresa, como redução de custos e remanejo de recursos. Também permite identificar quando e como investir.

Como consequência positiva, a empresa tem maior retorno financeiro, pois eliminando os riscos de decisões menos acertadas a economia de recursos é certa.


Promover maior lucratividade

O conhecimento das Informações Financeiras proporciona a análise da margem de lucro e, com isso, é possível promover estratégias que aumentem essa lucratividade. Ou seja, promoções, ofertas e descontos poderão ser mais bem direcionados e mais atrativos aos clientes.

Com o conhecimento dos dados, visando ao aumento do lucro, é possível construir metas para diminuir os custos sem perder a qualidade do produto ou serviço a ser oferecido.


Gerar maior competitividade

Neste item, colocamos a importância do planejamento como fundamental. Conhecendo as Informações Financeiras, a empresa se planeja para enfrentar o mercado com mais inteligência.

Além disso, não são todas as empresas que têm total conhecimento dessas informações. Por isso, uma companhia que possui domínio sobre esses dados tem maior vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.


Programar metas financeiras

Outra vantagem evidente com o domínio das informações é a possibilidade de programar metas financeiras.
Definidas as metas, torna-se muito fácil avaliar se o cumprimento das obrigações está sendo realizado dentro dos prazos estabelecidos. Caso não esteja acontecendo, é possível reverter a situação para alcançar tal objetivo e para que não ocorra qualquer prejuízo.


Melhoria no gerenciamento de pagamentos dos tributos

O pagamento correto dos tributos é um dos maiores desafios das empresas. A carga tributária complexa e com alterações constantes confundem e aumentam o risco de irregularidades.

Com a administração realizada com base nas Informações Financeiras, a empresa se torna mais organizada e, como consequência, isso facilita o melhor gerenciamento no pagamento dos tributos.
Nesse sentido, a escolha relativa a qual regime tributário é mais vantajoso se torna muito mais eficaz baseada nas informações.


Aumentar a estabilidade da saúde financeira

O capital de giro é mais um elemento que é beneficiado pelo conhecimento das Informações Financeiras. Como uma peça fundamental para a saúde de qualquer empresa, as condições do capital de giro que permitirão que as operações se concretizem. Portanto, os dados permitem dimensionar de forma certeira a disponibilidade do capital.


Indicadores de Desempenho: aliados poderosos

Como armas importantes para identificar como está o desenvolvimento dos negócios, os Indicadores de Desempenho fornecem Informações Financeiras valiosas. Citamos três exemplos utilizados:

– Nível de Endividamento: esse índice demonstra o grau de dependência das empresas com a utilização de recursos de terceiros, como instituições financeiras.

– Alavancagem Financeira: também tem relação com a captação de recursos de terceiros. Sua utilização é indicada como uma maneira de evitar que essas operações sejam feitas utilizando o patrimônio da própria empresa.

– EBITDA: muito utilizado por empresas de capital aberto. É uma sigla inglesa cujo significado é autoexplicativo: Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização. Ele representa a geração operacional de caixa da companhia.

Para saber mais sobre os Indicadores de Desempenho leia o artigo Empresa que dá lucro também quebra.


A informação Financeira deve ser confiável

Enfatizamos as vantagens da Informação Financeira e de uma boa administração para o futuro dos negócios. Porém, todos os benefícios somente serão realmente aproveitados e os objetivos alcançados se essas informações apresentarem dados confiáveis. Ou seja, as Informações Financeiras só possuem credibilidade se estiverem corretas.

A melhor maneira de avalizar esses dados é por meio do serviço de Auditoria. É ele que irá analisar e confirmar se as informações e os números estão em conformidade e se o trabalho está sendo realizado da maneira como foi proposto.

A contratação de uma empresa para a realização de uma Auditoria Independente irá garantir, além da confirmação das informações, a isenção na análise dos dados. 

Fonte: BLB Brasil
Economia & Atualidade Postado em terça-feira, 19 de julho de 2022 às 10:36


Alta das vendas está associada com a base comparativa de junho do ano passado, período em que o comércio ainda sofria restrições por causa da covid.

As vendas no varejo em junho de 2022 cresceram 5,9%, descontada a inflação, em comparação com igual mês de 2021, aponta o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o indicador apresentou alta de 22,8%.

Segundo a Cielo (CIEL3), o aumento das vendas está associado com a base comparativa de junho do ano passado, período em que o comércio ainda sofria restrições por causa da covid-19. Os efeitos de calendário tiveram pouca interferência no resultado: embora tenha havido uma quinta-feira a mais (dia de comércio mais aquecido) e um terça-feira a menos (data em que as vendas costumam ser mais fracas) que em junho do ano passado, o impacto em volume de vendas devido ao feriado de Corpus Christi este ano foi maior, o que compensou o mix de dias.

Sem considerar esses efeitos, o varejo apresentou crescimento nominal de 22,9%. Na comparação deflacionada, o crescimento nas vendas foi de 5,9%.

De acordo com Diego Adorno, gerente de Produtos de Dados da Cielo, o comércio continua em recuperação. “Em junho, tivemos o oitavo mês consecutivo de crescimento de vendas. Esse resultado está ligado a menos lojas fechadas, em razão da pandemia da covid-19, que há um ano. O macrossetor de Serviços foi o que mais beneficiou as vendas, com destaque para Turismo & Transporte e Bares & Restaurantes. Contudo, eliminando os efeitos de aumento de preços no período, o varejo ainda se encontra abaixo do patamar observado em 2019, ano anterior ao do início da pandemia”.

Inflação
A empresa lembra que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, apontou alta de 11,89% no acumulado dos últimos 12 meses, com alta de 0,67% em junho. O preço no grupo Alimentos e Bebidas, que subiu 0,80%, foi o que mais impactou o índice.

Ao ponderar o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a inflação no varejo ampliado foi de 16,00% em junho, acelerando em relação ao índice registrado no mês anterior.

Setores
Descontada a inflação e com o ajuste de calendário, os macrossetores de Bens Não Duráveis e de Serviços registraram um crescimento nas vendas em relação a junho de 2021. Já Bens Duráveis e Semiduráveis sofreu uma queda.

O destaque no macrossetor de Bens Não Duráveis foi Postos de Combustíveis. No macrossetor de Serviços, um dos segmentos que mais colaboraram para o crescimento foi Turismo e Transportes. Já o macrossetor de Bens Duráveis e semiduráveis, que apresentou queda, foi impactado negativamente pelo segmento de Materiais de Construção.

Regiões
De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, todas as regiões apresentaram crescimento em relação a junho do ano passado. A região Norte registrou alta de 11,8%, seguida da região Sul (+9,6%), Nordeste (+7,3%), Centro-Oeste (+5,3%) e Sudeste (+4,0%).

Segundo o ICVA nominal com ajuste de calendário na comparação com abril de 2021, as vendas na região Norte cresceram 24,3%, seguida da região Sul (+24,1%), Nordeste (+24,1%), Centro-Oeste (+20,3%) e Sudeste (+22,6%).

Fonte: Infomoney