Notícias


Economia & Atualidade Postado em terça-feira, 22 de abril de 2025 às 16:21


Famílias elevaram as compras de veículos automotores antes das tarifas, embora as preocupações com as perspectivas econômicas estejam afetando os gastos discricionários.

As vendas no varejo dos Estados Unidos aumentaram em março, uma vez que as famílias elevaram as compras de veículos automotores antes das tarifas, embora as preocupações com as perspectivas econômicas estejam afetando os gastos discricionários.

As vendas no varejo aumentaram 1,4% no mês passado, após uma alta não revisada de 0,2% em fevereiro, informou o Departamento de Comércio nesta quarta-feira (16). Economistas consultados pela Reuters previam que as vendas no varejo, que são principalmente de bens e não são ajustadas pela inflação, subiriam 1,3%.

As tarifas globais de 25% do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre carros e caminhões entraram em vigor no início de abril, com analistas do setor e fabricantes alertando que as tarifas aumentarão significativamente os preços dos veículos motorizados.

Os fabricantes de veículos relataram um grande salto nas vendas de automóveis em março, atribuído por alguns a uma corrida dos compradores “para tentar vencer as tarifas”.

Os consumidores também estão estocando outros produtos importados. Dados de cartões de crédito e débito sugerem que os gastos continuam a ser impulsionados por famílias de alta renda, com dificuldades para os consumidores de baixa renda.

Há menos gastos discricionários, que são principalmente em serviços, o principal motor da economia.

Com a venda do mercado de ações à medida que as tarifas de importação alimentam os temores de inflação e estagnação do crescimento econômico ou até mesmo de uma recessão, há preocupações de que as famílias de alta renda possam começar a se retrair se os valores de suas carteiras de investimento continuarem a diminuir.

A confiança do consumidor está próxima de mínimas de três anos, sendo que as expectativas de inflação para 12 meses são as mais altas desde 1981.

As demissões de funcionários públicos como parte de uma campanha sem precedentes do governo Trump para reduzir o tamanho do governo federal também estão pesando sobre a confiança e podem ser um possível obstáculo aos gastos.

As vendas no varejo, excluindo automóveis, gasolina, materiais de construção e serviços de alimentação, aumentaram 0,4% em março, depois de um avanço revisado para cima de 1,3% em fevereiro.

Esse núcleo de vendas no varejo é o que mais se aproxima do componente de gastos do consumidor do Produto Interno Bruto. Economistas previam que essa medida aumentaria 0,6%, depois de um salto de 1,0% relatado anteriormente em fevereiro.

Fonte: CNN Brasil
Economia & Atualidade Postado em terça-feira, 22 de abril de 2025 às 16:06


Empresa anuncia maior aporte da história no país. Mercado Livre investimento 2025 mira logística, fintech e geração de empregos.

O investimento do Mercado Livre no Brasil deve alcançar R$ 34 bilhões em 2025, consolidando o maior aporte da empresa no país. A informação foi anunciada por Fernando Yunes, vice-presidente sênior da companhia, em cerimônia que contou com a presença do presidente Lula. O movimento é parte do plano de expansão do Mercado Livre no Brasil, que vem se intensificando nos últimos anos.

Além disso, esse investimento bilionário do Mercado Livre representa um aumento de 47,8% em relação ao valor aplicado em 2024. Em 2018, a empresa investiu R$ 1 bilhão no país — o crescimento é exponencial. Desde então, com o anúncio, o Brasil segue como principal mercado da companhia na América Latina, demonstrando a força do investimento estrangeiro no Brasil em 2025.

Logística, fintech e geração de empregos estão no foco

O Mercado Livre investimento 2025 será direcionado principalmente para logística, tecnologia e fintechs. A empresa pretende melhorar seus centros de distribuição, reforçando o investimento em logística no Brasil e otimizando operações. Essa estratégia também contempla o Mercado Livre logística investimento, pilar essencial para manter a competitividade no setor de e-commerce.

No segmento financeiro, o foco no Mercado Livre fintech crescimento mostra o interesse da empresa em ampliar serviços digitais. Ao mesmo tempo, o plano prevê a criação de empregos pelo Mercado Livre, com expectativa de 14 mil novas vagas, somando mais de 50 mil colaboradores até o fim de 2025.

Ações em alta e impacto na economia

Como resultado, a repercussão do anúncio se refletiu imediatamente na bolsa: as ações do Mercado Livre na Nasdaq subiram 7,25%, superando concorrentes como a Amazon. No Brasil, os BDRs MELI34 valorizaram 6,57%. O otimismo dos investidores destaca o potencial de impacto econômico do investimento do Mercado Livre.

O movimento integra também a expansão do Mercado Livre na América Latina, fortalecendo sua posição frente à concorrência no e-commerce. Além disso, esse aporte se encaixa no cenário de investimentos em tecnologia no Brasil em 2025, alinhando o crescimento da receita do Mercado Livre com tendências do setor.

Fonte: Economic News Brasil