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Estratégia & Marketing Postado em segunda-feira, 29 de abril de 2024 às 14:55


A dúvida que mais tem ocupado a mente dos empreendedores de e-commerce nos últimos anos é como vender no TikTok e se a plataforma realmente tem o potencial de vendas absurdo que muitos falam.
Logo de início, já podemos adiantar que, sim, o TikTok pode fazer a sua empresa vender muito mais. Mas apenas se você utilizar as estratégias certas.

Postar um vídeo por mês, por exemplo, não é o caminho; muito menos apostar em conteúdos que não fazem sentido para a audiência do seu negócio só para estar presente na plataforma. É por isso, inclusive, que encontramos lojistas que falam “ah, mas o TikTok não serve para vender”. Esse discurso está bem equivocado…

O TikTok pode ser um grande aliado para aumentar a visibilidade e gerar mais lucro para o seu negócio. Quer saber como vender no TikTok do jeito certo, então?


Por que vender no TikTok é importante?

O TikTok tem crescido de maneira avassaladora nos últimos anos. Só em 2023, o aplicativo foi baixado 733 milhões de vezes, o que representou um aumento de 4%, segundo a empresa de análise de mercado Sensor Tower.

A pesquisa também aponta que, em comparação com outras plataformas, os usuários passaram em média 95 minutos no TikTok no quarto trimestre de 2023, 62 minutos no Instagram, 30 minutos no X (antigo Twitter) e 19 minutos no Snapchat.
É por tudo isso – e tantos outros dados e estatísticas que poderíamos citar aqui – que os empreendedores devem conhecer e aproveitar toda a potência de vendas que a plataforma possui.

Hoje, é indiscutível o quanto o TikTok influencia o comportamento das pessoas na hora de fazer uma compra. Elas fazem pesquisas por produtos, comparações de preços e concluem o processo de compra a partir da plataforma. Por isso, quem vende online ou deseja vender não pode ignorar – de jeito nenhum – as oportunidades de vendas que existem no TikTok.


Como vender no TikTok? Oito estratégias eficientes

No contexto do marketing digital e do e-commerce, o TikTok se tornou um espaço em que os usuários não só consomem conteúdo, mas também descobrem novas marcas e produtos.

E como vimos anteriormente, as pessoas passam bastante tempo assistindo aos vídeos da plataforma. Ou seja, é a oportunidade de ouro para empreendedores aumentarem a visibilidade e as vendas de seus negócios.

Mas se você está com dúvida de como fazer isso na prática, o passo a passo é o seguinte:
1. Tenha um objetivo claro;
2. Defina como a sua marca deve ser reconhecida pelo público;
3. Acompanhe os formatos em alta no TikTok;
4. Faça um calendário de conteúdo;
5. Crie roteiros para os vídeos;
6. Anuncie no TikTok;
7. Mantenha uma frequência de publicações;
8. Analise as métricas do TiKTok corretamente.

Vamos aprofundar um pouco mais cada um desses pontos de como vender no TikTok usando as estratégias nos próximos tópicos:

1. Tenha um objetivo claro

O TikTok é um mundo vasto de informações, formatos de vídeos e conteúdos. Não à toa, pode acontecer de o empreendedor se perder um pouco na hora de produzir conteúdos para a plataforma.

A primeira dica desse passo a passo de como vender no TikTok é, então, ter um objetivo claro e se ater a ele, a fim de evitar distrações ou a perda do foco no que realmente interessa para a sua audiência.

A variedade de públicos lá dentro é absurdamente grande. Por isso, você deve saber exatamente aonde quer chegar e com quem deseja se comunicar – nesse caso, a persona da sua empresa.

2. Defina como a sua marca deve ser reconhecida pelo público

Algo em que você precisa pensar é: como a sua empresa vai se apresentar no TikTok? Isso envolve desde o slogan adicionado à bio até os tipos de vídeos que serão produzidos.
O exercício aqui é refletir sobre como você quer que o seu negócio seja visto e reconhecido pelos usuários na plataforma.

Uma empresa que tem um viés engraçado e que faz as famosas dancinhas? Uma loja que mostra bastante os bastidores? Haverá um porta-voz para se comunicar com o público? Ou os colaboradores participarão dos vídeos também?
As possibilidades são bem variadas. Para definir a melhor para o seu negócio, considere o seu nicho de mercado e o perfil da sua audiência também.

3. Acompanhe os formatos em alta no TikTok

Você certamente já ouviu falar ou esbarrou em algum vídeo com siglas como ASMR, POV, GRWM, dentre várias outras, não é verdade?

O TikTok já possui alguns modelos de conteúdos consagrados pela audiência, e você pode apostar neles para aumentar a visibilidade da sua empresa. Mas não só isso… A plataforma é conhecida também pelos desafios e trends que surgem por lá a todo momento.
Então, além de ir no que já funciona, você deve ficar atento às novidades e demais conteúdos que estão em alta por lá.

Já adiantamos que os principais formatos de conteúdo utilizados hoje no TikTok são:
– Trends;
– Challenges (Desafios);
– Contar uma história;
– Review de produto;
– Educativos;
– Sketches;
– Duets;
– ASMR (Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano);
– Costura (Stitch);
– Pov (Point of View);
– GRWM (Get Ready With Me);
– Vlog;
– Bastidores da produção.

4. Faça um calendário de conteúdo

A consistência é fundamental para o sucesso no TikTok. Para manter seu público engajado a médio e longo prazo, é importante criar um calendário de conteúdo e publicar com regularidade.

Isso envolve planejar com antecedência o tipo de vídeo que você deseja criar, além de definir os horários de publicação ideais para alcançar seu público-alvo. Um esforço extra aqui também seria acompanhar as métricas para entender o interesse da sua audiência – mas isso vamos explicar em mais detalhes adiante neste artigo.

Por ora, o que você precisa ter em mente é que um calendário de conteúdo ajuda a garantir consistência em suas postagens, mantendo seu público interessado e retornando para mais conteúdo.

5. Crie roteiros para os vídeos

Nem sempre pegar o celular e começar a gravar é a melhor pedida. Apesar de dinâmico, o TikTok requer atenção na hora de produzir conteúdos, demandando a criação de roteiros para os vídeos.

Não estamos falando para você fazer roteiros elaborados ou complexos. Não é o caso. A ideia é organizar fatores como: a mensagem a ser passada, o tom de voz, a música de fundo, os elementos que aparecerão nas imagens, as legendas etc.

Cada vez mais pessoas vendem e compram produtos no TikTok. A sua missão, então, é criar conteúdos de valor e com alto potencial de engajamento – e viralização, claro!

6. Anuncie no TikTok

Neste passo a passo sobre como vender no TikTok, não poderíamos deixar de fora um recurso importantíssimo para quem vende por lá: o TikTok Ads.
Em termos práticos, o TikTok Ads nada mais é do que um serviço de anúncios pagos e que fica disponível no TikTok Business. É a partir dele que você vai conseguir criar e gerenciar anúncios dentro da plataforma.

Alguns dos principais formatos de anúncios são:
– TopView: aparecem antes mesmo da exibição dos conteúdos orgânicos;
– In-Feed Ads: são exibidos na aba “For You Page” (Para Você);
– Branded Hashtag Challenge: aparecem na página “Descobrir” do TikTok;
– Spark Ads: são exibidos no perfil como qualquer outro TikTok;
– Outros.

Sabemos que o TikTok possui um dos melhores algoritmos de entrega de conteúdo da atualidade. Ele é rápido na hora de entender nichos de conteúdo e direcionar para o público certo.
Entretanto, só isso não basta… É preciso investir em anúncios se você quiser elevar ainda mais as chances de a sua marca ser amplamente reconhecida pelo público.

7. Mantenha uma frequência de publicações

Outro passo importante de como vender no TikTok é saber que não adianta postar um vídeo hoje e outro um mês depois. Ter uma programação regular de postagens é fundamental para manter o engajamento e solidificar a relação dos usuários com o perfil da sua loja no TikTok.

Para isso, experimente diferentes horários de publicação para determinar o momento ideal para alcançar seu público e ajuste sua programação conforme necessário para maximizar o engajamento.

Faça sempre testes, combinado? E, tão ou mais importante do que isso, analise os resultados de cada conteúdo público. Vamos explicar mais a seguir…

8. Analise as métricas do TikTok corretamente

Um dos pontos positivos do mundo digital é a possibilidade de coletar, armazenar e analisar dados de maneira fácil e prática. E isso não poderia ser diferente no que diz respeito ao TikTok.
Para ter sucesso por lá, não há muito como fugir: é preciso entender o desempenho de suas campanhas no TikTok e identificar áreas de oportunidade para melhoria.

Acompanhe de perto métricas como engajamento, visualizações e taxa de conversão para entender o que está funcionando bem e onde há espaço para ajustes. A ideia é otimizar suas estratégias de conteúdo e publicidade, aumentar o retorno sobre o investimento e alcançar melhores resultados em suas campanhas de marketing.

Fonte: Ecommerce Brasil
Estratégia & Marketing Postado em segunda-feira, 29 de abril de 2024 às 14:38


O mundo digital oferece um grande leque de possibilidades de compras, seja na variedade de produtos ou de fornecedores. Por isso, um dos maiores desafios que enfrentamos é a fidelização do cliente ao e-commerce.

Com a popularização dos marketplaces, os usuários têm uma grande facilidade de comparar preços e realizar a compra dentro da própria plataforma – muitas vezes, o fornecedor em questão nem sequer é observado no momento de finalização da compra.

Sabemos que a facilidade de vendas através de marketplaces traz diversos benefícios para quem vende online, justamente pela confiança oferecida anteriormente ao usuário. Porém, em conjunto com essa facilidade, vêm as taxas cobradas por venda realizada e a incerteza de que aqueles usuários darão preferência para os nossos produtos quando realizarem suas próximas compras.

Diante desse cenário, tornou-se necessário adotar estratégias que despertem o interesse do usuário em realizar suas compras dentro do e-commerce. Essas estratégias precisam ser completas, contemplando a fase de primeiro contato do público com a marca, todo o processo de decisão de compra até que enfim seja realizado o checkout.

Ofereça conteúdos relevantes

O interesse acontece a partir do momento em que o contato com o público se torna recorrente. Para que o contato exista, é importante que a marca se mantenha atualizada e em frequente comunicação. Essa comunicação precisa romper as barreiras do anúncio de produtos e promoções, entregando conteúdos de qualidade, que tragam informações relevantes e referências reconhecidas do nicho em questão, fazendo com que o usuário se mantenha engajado e crie vínculo com a marca.

Essa estratégia pode ser colocada em prática através das redes sociais, vídeos e blogs, por exemplo.
Essa fase trará o usuário para perto e será fundamental no processo de decisão. Quando temos o engajamento dos usuários, é possível anunciar nossos produtos e nossas promoções para o público correto, que já tem interesse de compra.

Entregue uma boa experiência do usuário no site

O primeiro contato do usuário com o site precisa proporcionar uma experiência simples, prática e intuitiva. É importante também que o conteúdo seja claro e que a velocidade de carregamento seja adequada.

Esteja atento à coerência das informações. Garanta que o usuário encontre no site a mesma oferta que tenha sido visualizada anteriormente em um anúncio ou rede social, por exemplo.

Certifique-se também de que todo o processo de finalização de compra esteja funcionando perfeitamente, desde o cadastro do usuário até a inserção dos dados para checkout.
Uma navegação fluida e sem imprevistos aumenta a possibilidade de realização da primeira e das próximas compras no e-commerce.

Comunique o diferencial

Quando falamos sobre vantagens, entramos no mundo das promoções, condições de pagamento, custos de frete, cashbacks, entre muitas outras possibilidades.

Esteja atento ao que está sendo oferecido pelo mercado e acompanhe as tendências. É importante que o e-commerce proporcione vantagens tão relevantes quanto o que está sendo praticado pelo concorrente, seja em termos de melhor preço ou de condições de parcelamento.

Acompanhe as tendências – algumas sazonalidades têm apelo maior para estratégias específicas, como o mês de março, no qual os fornecedores tendem a oferecer grandes quedas de preços e frete grátis em razão do dia do consumidor.

Ofereça benefícios fixos, explore as possibilidades de programas de fidelidade e cashback. Recursos adicionados diretamente ao e-commerce fazem com que o usuário realize novas compras para que possa usufruir do que ganhou comprando anteriormente.

Providencie cupons de primeira compra. Esse recurso é muito utilizado no mundo dos e-commerces e tem grande influência na decisão de compra, já que na maioria das vezes não o encontramos disponível em marketplaces e existe a possibilidade de ajustar o percentual ou valor de desconto de acordo com o que está sendo aplicado na concorrência.

Garanta que o e-commerce tenha melhores preços e condições em relação ao seu próprio produto que está sendo vendido no marketplace. Dessa forma, é possível eximir-se das taxas obrigatórias e aumentar a probabilidade de fidelização, uma vez que o site será lembrado em uma próxima oportunidade.

Analise os dados

É importante entender qual foi o resultado de cada ação realizada no e-commerce. Então, defina as metas e métricas de sucesso antes de iniciar cada processo e sempre analise qual foi o retorno e quanto investimento foi necessário para alcançar as metas. Dessa forma, é possível refinar suas ações, tornando-as cada vez mais certeiras.

Fonte: Ecommerce Brasil