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Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 14 de fevereiro de 2023 às 09:22


O marketing digital avançou a passos largos na última década, chegando hoje a um patamar de destaque em praticamente qualquer estratégia de captação de clientes. Ainda assim, a cada ano, aprendemos mais sobre o público, suas preferências e seu comportamento, além de como esses fatores se modificam com o tempo.2022 foi um ano de amplo crescimento para o marketing digital, que trouxe diversas lições e oportunidades de crescimento para os empreendedores. E muitas dessas lições já devem ser aplicadas na hora de planejar seu marketing em 2023.Acompanhe e confira alguns dos pontos de destaque deste ano.


Conteúdo em vídeo como base do marketing digital
Já faz um bom tempo que o YouTube é o maior gigante entre as plataformas de vídeo online. Por meio dele, qualquer pessoa pode criar e armazenar conteúdo gratuitamente, compartilhá-lo e até monetizá-lo. E com uma audiência tão grande, a expectativa é que seu papel dentro das estratégias de marketing continue crescendo.

Diversidade e equidade são a norma
O público hoje é mais consciente, buscando comprar com empresas que tenham uma pauta social. Isso significa que esses consumidores são mais atentos a práticas de promoção de diversidade e equidade de direitos. Tanto para fora da empresa quanto para dentro. Ter um posicionamento ativo em relação a essas questões é mandatório para promover a imagem de um negócio.

Home Office e trabalho híbrido são parte da realidade
A forma como as pessoas trabalham afeta diretamente seus hábitos de consumo e a forma como respondem às suas estratégias de marketing. O Home Office e o trabalho híbrido são duas práticas que ganharam força durante os anos de pandemia, mas que já se tornaram a norma. Ou seja, você precisa alcançar essas pessoas que saem menos de casa e passam mais tempo no trabalho digital.

O comprador é mais criterioso com seu dinheiro
Outro efeito colateral da pandemia foi uma queda no poder aquisitivo da população. Como resultado, várias pessoas e negócios tiveram que apertar o orçamento para sobreviver nesse período. Hoje, essas mesmas pessoas mudaram drasticamente seus hábitos de compra, adotando uma postura mais criteriosa. Mesmo os gastos necessários envolvem bastante pesquisa e deliberação.

Rigor extra nas leis de privacidade digitais
A coleta de dados do público é um dos principais pilares do marketing digital, permitindo que os empreendedores aprendam mais sobre o comportamento de seus potenciais clientes. Porém, alguns dos métodos de coleta, como o uso de cookies de terceiros, já estão com os dias contados. Uma questão de privacidade online e respeito no uso de dados dos usuários. Não quer dizer que você não pode coletar mais dados, mas seus métodos precisam ser atualizados.

É importante buscar ajuda profissional de marketing digital
Apesar de todos os avanços, dificilmente um empreendedor consegue dar conta de todas as demandas envolvidas no marketing digital. São processos que estão em constante mudança e exigem conhecimento aprofundado para desenvolver estratégias. Por isso que o mais recomendado é buscar auxílio profissional para lidar com estas questões.

Fonte: Echosis
Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 14 de fevereiro de 2023 às 09:19


Acompanhe e veja o que é o WhatsApp Comunidades e como ele pode ser usado como parte das suas estratégias de marketing.

O WhatsApp já é um dos aplicativos de comunicação mais utilizados no mundo, tendo o mesmo valor que uma rede social. Desde sua primeira aparição em abril de 2022, muitas pessoas estão atentas a como essa ferramenta pode impactar no trabalho de marketing. Neste artigo, você vai saber sobre uma nova funcionalidade desta ferramenta, o WhatsApp Comunidades.

Desde novembro, essa função já está disponível para o público e gerou vários impactos sobre como seus recursos podem ser aplicados no marketing. E para garantir o seu melhor aproveitamento, o ideal é começar a se informar desde já. Acompanhe e veja o que é o WhatsApp Comunidades e como ele pode ser usado como parte das suas estratégias de marketing.


O que é o WhatsApp Comunidades?

Com tantos usuários, é natural que o WhatsApp esteja migrando pouco a pouco para o formato de uma rede social, mais do que um simples aplicativo de chat. O objetivo dessa nova ferramenta é incentivar a reunião desses usuários em torno de um interesse comum.Com o WhatsApp Comunidades, os usuários podem criar comunidades dentro do aplicativo. Cada comunidade também pode ser dividida em grupos de discussão, que ficam em chats separados. Isso facilita a navegação em torno de certos temas relacionados a um foco principal. Por exemplo, uma comunidade da sua empresa.


Quais os benefícios do WhatsApp Comunidades para sua estratégia de marketing?

Como muitos outros recursos das redes sociais, sua utilidade depende primariamente de sua aplicação. Veja aqui algumas formas de usar o WhatsApp Comunidades para melhorar suas estratégias de marketing.

Manter contato com seu público
A criação de uma comunidade para sua marca ou algum evento também proporciona uma oportunidade de se aproximar do seu público. Nesse ambiente, é mais fácil para todos se comunicarem, trocarem opiniões e estabelecer uma relação mais próxima e duradoura. Todas as características que você busca para criar uma campanha de marketing de sucesso.

Estabelecer confiança
Outro benefício desse contato continuado é a possibilidade de criar um laço de confiança entre a sua marca e o público. A credibilidade do seu negócio é um dos fatores que os clientes mais consideram na hora de definir com quais negócios vão comprar. Em sua comunidade, você pode começar a cultivar essa imagem positiva de forma ativa.

Responder dúvidas mais rapidamente
Quando um cliente tem alguma dúvida sobre o seu produto ou serviço e precisa entrar em contato para tirar, há sempre um tempo de espera entre o envio da pergunta e a resposta. Com o WhatsApp Comunidades, esse problema diminui, pois os próprios integrantes da comunidade também podem responder essa questão.

Obter dados valiosos sobre seus leads
Enquanto você interage com sua comunidade pelo WhatsApp, também tem uma oportunidade de monitorar suas atividades e entender mais a fundo quais são suas preferências. Isso significa que você pode acessar muito mais dados e analytics sobre seus clientes, o que te ajuda a gerar insights de mercado.

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Fonte: Echosis