Notícias


Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 01 de novembro de 2022 às 10:57


Nove a cada 10 usuários de internet brasileiros procuram informações antes de comprar online, segundo pesquisa da Kantar.

Em busca de melhores oportunidades, ofertas e descontos, quase nove a cada 10 usuários de internet brasileiros procuram informações antes de comprar online. Esse comportamento tende a ser ainda mais forte no último trimestre de 2022, período que reúne Copa do Mundo, Black Friday e as tradicionais festas de fim de ano.

Segundo o estudo “Black Friday e o E-commerce no centro do jogo”, da Kantar Ibope Media, o uso do e-commerce se tornou frequente na vida dos brasileiros e 75% costumam adquirir produtos ou serviços online, sendo que 29% afirmam ter o hábito de fazer compras toda semana.

Entre os principais motivos que levam o consumidor a comprar nesse ambiente estão preço (54%), entrega rápida (34%), facilidade de encontrar os produtos desejados (27%), variedade de pagamentos (22%) e taxa de entrega (21%). Em média, os usuários tendem a gastar R$ 717 em produtos online, e 49% pagam com cartão de crédito.


Publicidade em alta

A intensa busca por informações online também contribui para o aumento dos gastos com publicidade. No primeiro semestre de 2022, foram investidos R$ 14,7 bilhões no ambiente online.

Entre os entrevistados, 75% são favoráveis às propagandas digitais. O interesse pela publicidade se evidencia com as altas taxas de cliques (68%) e a conversão de vendas (41%) entre aqueles que clicaram.

A edição de outubro do Data Stories, conteúdo temático lançado mensalmente pela empresa, foi elaborada com ajuda de informações coletadas pelo estudo Target Group Index Digital View. O objetivo foi entender o potencial do comércio eletrônico nesse mercado.

Fonte: Mercado & Consumo
Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 01 de novembro de 2022 às 10:50


Conhecida como um sistema de pagamentos online, a carteira digital é utilizada diariamente por 20% dos brasileiros, segundo pesquisa.

Recentemente, o Mercado Pago deu indícios de que pretende fechar negócio com a Meta para realizar pagamentos digitais via WhatsApp. A estratégia, divulgada pelo Mobile Time, não é exclusividade do banco digital em questão, já que muitas marcas vêm investindo na chamada “carteira digital”, como é o caso da Rede e da Cielo, que oferecem, por sua vez, operações de transferência monetária por meio do app de conversas instantâneas do grupo Meta.

Também chamada de e-wallet, “a carteira digital é um sistema de pagamentos online que utiliza a criptografia para tokenizar os dados de cartão de crédito e facilitar os pagamentos online ou até mesmo em loja física”, explica Diego Rocha, formado em Marketing e Vendas e pós-graduado em Comércio Eletrônico.


Carteira digital realiza pagamentos, permite consultas e finaliza compras

Semelhante a uma carteira tradicional, este recurso é capaz de armazenar informações referentes aos dados bancários e realizar as transações necessárias de modo totalmente virtual, sem necessitar do dinheiro em espécie ou do cartão de crédito físico.

Gigantes como Apple Pay, PagBank, Google Pay, Paypal e Picpay dão a ver tal sistemática, já que permitem que seus clientes consultem saldos e extratos, realizem pagamentos por QR Code ou aproximação no débito ou no crédito e ainda finalizam compras pela internet através de aplicativos instalados em seus aparelhos móveis.

A revolução nas formas de pagamento trazem impactos positivos para os consumidores e empresários, segundo Diego Rocha, considerando que, para o primeiro grupo, “além de ser mais simples e seguro pagar com as carteiras digitais, tal formato possibilita descontos exclusivos e o famoso cashback. Para a classe empresarial, por sua vez, as taxas desse tipo de transação são menores, o que aumenta sua margem por transação”, discorre o pós-graduado em Comércio Eletrônico.


Criptografia mantém segurança e impede ciberataques na e-wallet

Para além, as e-wallets prometem melhorar a experiência do cliente ao garantir uma forma de pagamento mais segura por conta do sistema de criptografia, ao mesmo tempo em que geram mais economia, praticidade e integração aos consumidores e lojistas, tendo em vista que os pagamentos virtuais são rápidos para ambas as partes e tendem a ser relativamente mais econômicos se comparados às operações tradicionais e seus juros exorbitantes.

No Brasil, a adesão por essa experiência digital têm crescido nos últimos anos, o que fez com que a nação ocupasse o terceiro lugar no ranking dos países que mais fazem uso da e-wallet, segundo uma pesquisa divulgada em agosto de 2022 pelo portal Insider Intelligence, da empresa de pesquisa de mercado eMarketer.

De acordo com o estudo, 20% dos entrevistados brasileiros afirmaram que fazem uso da carteira digital todos os dias, enquanto que 21% disseram que recorrem a ela algumas vezes por semana. Há ainda o grupo de pessoas que testam esta inovação uma vez por mês (18%) e aqueles que decidiram conhecer a ferramenta uma única vez (13%). Vale lembrar que 18% dos entrevistados declararam nunca ter ouvido falar neste termo anteriormente.

Fonte: Consumidor Moderno