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Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 01 de novembro de 2022 às 10:45


Apesar dos desafios, plataforma prevê maior Black Friday de todos os tempos com crescimento de 20% nas vendas.

Organizar uma Black Friday que garanta uma experiência memorável para os clientes é sempre um desafio para as empresas, mesmo para os principais players do mercado de e-commerce. Neste ano, esse planejamento teve que levar em conta um ingrediente diferente: a Copa do Mundo. O evento, que ocupa um lugar especial no coração dos brasileiros, vai de alguma forma dividir a atenção com essa importante data do varejo. Pensando nisso, o Mercado Livre decidiu antecipar o início da Black Friday e começou a disponibilizar cupons de desconto de até 70% na última segunda-feira.

“Vai ser uma Black Friday diferente de todas as outras. São duas datas que concentram muita intenção de compra. Decidimos ampliar a quantidade de dias promocionais pensando que a Copa do Mundo vai atravessar dias especiais para a gente. Tem jogo do Brasil na véspera e na segunda-feira seguinte da Black Friday. Antecipando, a gente aproveita essa intenção de compra dos consumidores de produtos relacionados a Copa e evita que um evento roube o potencial do outro”, explicou Julia Rueff, diretora de marketplace do Mercado Livre.

A diretora disse ainda que com planejamento, o Mercado Livre criou estratégias para mitigar os impactos da Copa do Mundo, evitando a sobreposição de datas e até transformando esse cenário em favorável para a plataforma. Segundo Julia, o Mercado Livre conseguiu traçar um caminho em que as intenções de compra da Copa e da Black Friday serão somadas. A executiva disse também que foi feito um planejamento detalhado, pensando dia após dia desse período que antecede a última sexta-feira de novembro, inclusive os dias de jogos do Brasil.

Durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (19/10), o Mercado Livre anunciou que está preparado para o que eles chamaram de “maior Black Friday de todos os tempos” na plataforma, com uma expectativa de crescimento de 20% das vendas. Para isso, o Mercado Ads e o Mercado Pago realizaram pesquisas inéditas sobre o comportamento de compra e de pagamento esperado dos consumidores brasileiros para o evento que se aproxima.

“Segundo dados de Mercado Ads, 80% dos nossos usuários pretendem comprar online na data. Neste cenário, estamos falando de um consumidor mais exigente, porque ele já teve experiência da última Black Friday. Isso significa que precisamos oferecer um serviço de excelência, com sortimento, boas ofertas e entrega rápida. Nós trabalhamos constantemente ao longo do ano para oferecer a melhor experiência de compra e estamos preparados. Com certeza este novembro será o melhor mês da história do Mercado Livre”, destacou Fabiana Manfredi, diretora sênior de Mercado Ads.


Consumidores brasileiros pretendem gastar mais nesta Black Friday

A pesquisa realizada pelo Mercado Pago, que ouviu mais de 10 mil usuários da plataforma, destacou um dado importante: 78% dos brasileiros pretendem gastar mais na Black Friday deste ano, em comparação a do ano passado.

Além disso, 80% dos entrevistados disseram que planejam gastar até R$ 2 mil reais no período do evento, ticket médio considerado alto para o e-commerce. Na última Black Friday, 70% dos consumidores declararam que pretendiam gastar esse valor.

Para Daniel Davanço, diretor sênior de pagamentos do Mercado Pago, esse dado mostra que o consumidor está buscando produtos com alto valor agregado e confiando mais no evento. Apesar da expectativa do aumento do ticket médio, a pesquisa de intenção de compra e pagamentos mostra que os brasileiros que pretendem comprar na Black Friday estão cada vez se planejando melhor: 26% das pessoas disseram que já tem compras programadas.

Outro dado relevante trazido pela pesquisa do Mercado Pago é que 85% dos brasileiros pretendem parcelar as suas compras da Black Friday. Daniel acredita que isso esteja diretamente relacionado ao aumento do valor que os consumidores pretendem investir em produtos. O levantamento mostra também que a maioria desses consumidores devem optar por até seis parcelas.


O fenômeno PIX não poderia ficar de fora da Black Friday

O PIX, que vem ganhando relevância no e-commerce, também chamou a atenção na pesquisa em relação a forma de pagamento pretendida pelos consumidores durante a Black Friday. Do ano passado para cá, a intenção de fazer compras online usando o PIX subiu de 12% para 19%.

“O Pix trouxe quase 700 mil usuários para o Mercado Livre e o Mercado Pago apenas no segundo trimestre, e segue tendo um papel importante também para esta Black Friday sob ponto de vista de experiência e eficiência de consumidores e vendedores”, explicou Daniel Davanço. O diretor ressaltou ainda que o PIX é uma estratégia de inclusão no mundo digital, uma maneira de atrair novos consumidores para esse ecossistema. “A partir desses insights recomendamos que os vendedores e as marcas ofereçam um leque de pagamento bastante amplo, para não desperdiçar oportunidades”, enfatizou Daniel.


Copa do Mundo: televisores e camisas da seleção entre os mais procurados

O Mercado Pago também pesquisou junto aos usuários da plataforma sobre os ítens relacionados à Copa do Mundo, que devem ser adquiridos neste período de Black Friday. Os campeões de venda, segundo o estudo, devem ser as TVs, os celulares e as camisas da seleção. Sem contar o famoso combo “cerveja e picanha”, que aparece com 34% de intenção de compra no período.

Daniel Davanço destacou que a compra de TVs novas é uma tendência nos anos do mundial, porque os consumidores aproveitam para atualizar os aparelhos e garantir uma melhor experiência na hora de assistir aos jogos.

Segundo a pesquisa, é notório o aumento das buscas por televisões cada vez maiores. 43% dos entrevistados pretendem comprar TVs de até 50 polegadas e 29% devem dar preferência para os televisores a partir de 60 polegadas.


“Moda” em primeiro lugar e a forte influência da Geração Z

O Estudo de Comportamento realizado pelo Mercado Ads, em parceria com a IPSOS, mostrou que 25% das pessoas que pretendem comprar no Mercado Livre na Black Friday fazem parte da “Geração Z”. Essa informação traz insights relevantes, porque ajuda a plataforma a entender com quem ela está se comunicando e a focar na necessidade desse público. Isso impacta diretamente nos formatos de comunicação e no tipo de oferta de produtos e serviços.

Na pesquisa, as categorias moda e tecnologia aparecem como as com maior intenção de compra na Black Friday deste ano. Em seguida, vem eletrodomésticos, beleza e cuidados pessoais. Para Fabiana Manfredi, diretora sênior de Mercado Ads, isso já é um reflexo da maior presença da geração Z na plataforma.

“Esse é um momento oportuno para a gente entender e consolidar a mudança do comportamento do consumidor e alinhar nossas estratégias para atender às necessidades que ele trás. Os produtos da categoria de moda nem estavam entre os mais procurados em 2021, hoje estão em destaque. Precisamos estar atentos aos hábitos de consumo e oferecer o que os clientes buscam. Só assim a gente consegue aproveitar oportunidades”, analisou Fabiana.

Desde o início do ano, percebendo a tendência do mercado, o Mercado Livre investiu na categoria de moda, firmando parcerias com grandes marcas como a Nike, Adidas, Farm, Amaro, e fortalecendo a relação com vendedores médios e pequenos para que o cliente encontre tudo o que ele procura na plataforma.


Cliente terá “carteira de cupons” e descontos cumulativos

Como já dissemos, foi dada a largada da Black Friday 2022 do Mercado Livre. E vem mais novidade por aí. Este ano, o marketplace está investindo em cupons de desconto. A ideia é que o cliente possa somar aos descontos já aplicados aos produtos, cupons adquiridos ao navegar na página ou junto a influenciadores e em vários canais do Mercado Livre.

Para ajudar os usuários a se organizarem melhor, o Mercado Livre criou uma espécie de “carteira” dentro da plataforma onde ficarão guardados todos esses cupons, que poderão ser aplicados quando e como o consumidor desejar.

“O que estamos oferecendo é uma combinação de promoções, que vai associar a baixa de preços com os cupons, tão tradicionais no ambiente offline. São descontos cumulativos, que ampliam as vantagens para o consumidor. Os cupons começaram esta semana e já estamos vendo resultados, os selos da Black Friday vão começar no início de novembro”, descreveu Júlia Rueff, diretora de marketplace do Mercado Livre.

Fonte: Consumidor Moderno
Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 18 de outubro de 2022 às 09:53


Logística e integração são fatores marcantes na fidelização dos consumidores, aponta pesquisa do site Tudo Sobre Incentivos (TSI).

Com a expectativa de movimentar mais de R$ 6 bilhões só no e-commerce, a Black Friday se tornou uma das principais datas para o varejo no Brasil. Além das vendas em 25 de novembro, a Black Friday pode ser um elemento definidor na fidelização do cliente.

Segundo o levantamento Panorama da Fidelização no Brasil 2022, desenvolvido pelo site especializado Tudo Sobre Incentivos (TSI), a entrega está entre os fatores decisivos para a compra, e também para a fidelização.

Logística é diferencial para fidelização

A logística pode ser o fiel da balança não só na decisão de compra, mas também entre um consumidor avulso da Black Friday e um novo cliente assíduo. A pesquisa do TSI mostra, por exemplo, que:
45% dos entrevistados colocam “frete grátis” como um fator importante na decisão de consumo;
18% consideram o prazo de entrega um motivador para a decisão de compra;
28% deixariam de fazer negócio com a empresa que parar de oferecer frete grátis ou se a entrega for demorada.

Outra solução recomendada na estratégia de fidelização com redução de custos é oferecer a opção de retirada na loja. De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a modalidade de compra digital com retirada na loja cresceu 139% em 2021.

Uma experiência positiva e fluida de omnicanalidade também é um fator de fidelização dos clientes.
Uma forma reduzir e até eliminar o custo da oferta do frete é condicioná-lo ao engajamento do consumidor, como: compartilhamento dos dados, compras recorrentes, avaliações dos produtos.


Relacionamento é arma de fidelização

O levantamento mostra ainda que a importância dos programas de fidelidade do cliente não é percebida somente pela economia gerada, mas também pelo valor agregado. A influência da popularização dos serviços por assinatura é um exemplo. Nove em cada 10 entrevistados estão dispostos a pagar por um programa de fidelidade premium, desde que as vantagens façam sentido para os clientes.

Os benefícios mais citados na pesquisa estão relacionados à comodidade e à logística, personalização de ofertas e acesso prioritário a serviços. “Descontos exclusivos”, por exemplo, foram citados por 59%. O “frete grátis para todas as compras”, foi lembrado por mais da metade dos entrevistados, 53%). “Entrega mais rápida” é um diferencial para 38%. E “ofertas personalizadas” foram citadas por 36%.

A integração das ferramentas de fidelização com as ações e promoções das marcas é essencial para manter o cliente dentro do ecossistema da marca. O levantamento do TSI aponta que 37% dos participantes de programas de fidelidade têm dificuldade para entender o funcionamento.

O apelo econômico não é o único atrativo dos programas e ações de fidelização. O fator emocional tem peso relevante, identificou a TSI. 78% dos entrevistados acreditam que os programas são importantes para melhorar a experiência e jornada de compra.

Para 85% dos entrevistados, o reconhecimento (receber um obrigado, badges ou tratamento diferenciado) é um item importante na relação entre marca e consumidor. Outro fator de destaque é a personalização.

Para 79% dos consumidores que participaram do levantamento, a personalização é um item importante na relação entre marca e consumidor. Tanto que 9 em cada 10 concordariam em compartilhar dados pessoais com empresas em troca de mais personalização, melhor experiência de compra e benefícios..
Para isso, a TSI recomenda uma comunicação direta e de fácil entendimento, totalmente integrada à comunicação e ao e-commerce da empresa.


Use a Black Friday para fortalecer relação de longo prazo

Outro ponto destacado pela TSI é estruturar as ferramentas de fidelização do cliente com estratégias de longo prazo. O programa de pontos é uma opção, mas não é a única disponível. Cashback e descontos também são modalidades de atração relevantes.

O levantamento do TSI mostra ainda que 92% dos respondentes tiveram interações positivas com suas marcas preferidas nos últimos 12 meses, com destaque para os participantes de programas de fidelidade:

40% dos participantes de programas de fidelidade realizaram compras ao menos uma vez ao mês no último ano utilizando benefícios, como cashback, descontos, enquanto apenas 12% dos que não possuíam programas de fidelidade se aproveitaram desse tipo de benefício;
34% dos participantes de programas realizaram compras regularmente, ao menos uma vez ao mês. Já entre os não participantes o percentual é de 25%;
50% participantes de programas fizeram recomendação da marca para parentes/amigos. Enquanto 36% dos não participantes fizeram o mesmo.


O mercado de fidelização no Brasil

As empresas do setor de fidelização movimentaram R$ 6,05 bilhões em 2021. Os números representam uma alta de 13,2% em comparação ao ano anterior, abaixo somente do patamar de 2019, quando R$ 7,7 bilhões.

Outro indicador positivo apontado pela pesquisa da STI é o aumento do número de cadastros nos programas de fidelidade. O ano passado terminou com 180,5 milhões de participantes. Os dados parecem apontar não só uma recuperação do setor, mas a consolidação da relevância dos programas para o consumidor.

Fonte: Novarejo