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Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 23 de agosto de 2022 às 14:24


No Brasil, 75% das empresas entrevistadas afirmam ter um site adaptado e responsivo para compras pelo smartphone.

M-commerce ou Mobile Commerce é o comércio onde as vendas são realizadas através de dispositivos móveis, sendo eles celulares ou  tablets. Segundo pesquisa e dados da FGV, atualmente há mais smartphones no Brasil do que habitantes (242 milhões), e podemos entender o porquê as pessoas estão cada vez mais realizando compras no formato mobile.

Das pessoas entrevistadas, 84% afirmaram realizar compras com mais frequência pelo smartphone do que pelo computador, 4% a mais do que a pesquisa feita em 2021. E a expectativa é que o m-commerce continue crescendo, principalmente com a premissa de que a velocidade da internet móvel melhore com a utilização do 5G nos smartphones nos próximos anos.

O mercado de smartphones já avançou tanto que hoje em dia os aparelhos já se tornaram indispensáveis em muitas atividades rotineiras em diversos ambientes. E as vendas estão aumentando, o que significa que muitas pessoas utilizam o smartphone para fazer suas próprias compras online. Por isso, expressões como “mobile first” ou “mobile only” também estão se tornando cada vez mais usadas e conhecidas.

Em 2021, o e-commerce cresceu com a pandemia da covid-19 e se popularizou-se entre os brasileiros. Neste caminho, conhecer os principais dados do e-commerce no Brasil é importante tanto para aqueles que já empreendem com as vendas online quanto para quem pretende começar neste mercado.

As mulheres (90%) e as pessoas entre 18 e 34 anos (93%) são as que mais utilizam os smartphones para comprar produtos e serviços. As compras ainda tem se popularizado  entre os homens (84%) e as demais faixas etárias (88%, de 35 a 54 anos; e 72%, a partir de 55 anos). Com relação às classes sociais, usam o celular para o consumo de produtos e serviços 87% das pessoas da classe C/D/E e 86% da A/B.

Canais de venda preferidos dos empreendedores
Falando sobre comércio eletrônico, são muitos os canais de venda que compõem o universo. Além da loja virtual, outros meios apareçam como opções.

Pela primeira vez, o WhatsApp foi o preferido entre os lojistas, sendo citado por 74,5% dos entrevistados. Isso acontece por causa das diversas funcionalidades oferecidas pelo WhatsApp Business para facilitar as vendas, como o catálogo online e a função de compras dentro do app.

Além do WhatsApp, foram citados outros canais importantes. Confira:
* Instagram Shopping, por 66,8% dos vendedores;
* Loja do Facebook, por 45,3%;
* Marketplaces, por 33%.

Canais de atendimento mais utilizados pelos lojistas
O atendimento ao cliente tem papel fundamental nas vendas pela internet, uma vez que o consumidor não tem contato físico nem com os produtos, nem com o lojista. Por isso, estar próximo do público, mesmo que virtualmente, é fundamental.

Nesse contexto, provando a importância dessa proximidade, o WhatsApp foi também o canal de atendimento mais oferecido pelos lojistas, com 92,3% dos entrevistados afirmando que usam esse meio de comunicação com o cliente.

Outros canais de atendimento com bastante representatividade foram:
* Direct do Instagram, com 77,3%;
* E-mail, com 49,5%;
* Facebook, com 37,8%;
* Telefone, com 34%;
* Chat online, com 22,5%.

Redes sociais preferidas para as estratégias online
Quem vende pela internet precisa ter presença nas redes sociais, mas isso não significa que seja necessário estar em todas ao mesmo tempo. É melhor ter uma estratégia bem definida para as redes preferidas do seu público-alvo e trabalhá-la com qualidade.

Com esse cenário em mente, as principais redes sociais escolhidas pelos lojistas na hora de trabalhar a divulgação de suas marcas e produtos são:
* Instagram: 95,6% dos entrevistados;
* Facebook: 76,9%;
* WhatsApp: 63,6%;
* TikTok: 26,3%.

Apesar de ser unanimidade entre os vendedores, a popularidade do Instagram não é novidade. Desde 2016, essa rede social vem crescendo a cada ano.

Uma rede que vale uma citação especial é o TikTok, tendo aparecido pela primeira vez na pesquisa apenas em 2020. Um ano depois, mais de um quarto dos lojistas enxergam essa rede social como um canal importante para manter contato com o público.

Para 2022, os lojistas devem expandir ainda mais a estratégia online:
* 74% desejam aprender mais sobre estratégias do e-commerce;
* Mais de 68% querem ampliar canais de divulgação;
* 56% querem ampliar os canais de venda online.

Por isso, vale a pena continuar investindo em estratégias para fazer parte do crescimento das vendas online. Afinal, uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo mostrou que 70% das pessoas pretendem continuar comprando pela internet. O hábito de comprar online veio para ficar.

Fonte: Mercado e Consumo
Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 23 de agosto de 2022 às 14:17


Pesquisa sobre Geração Z em 2022, do Snapchat, revela tendências e impactos em cultura e comércio para essa galera.

O que pensam, como vivem, do que se alimentam as pessoas que fazem parte da Geração Z. Esse foi o objetivo do levantamento realizado pela rede social Snapchat para identificar tendências de consumo e comportamento para os nascidos a partir de 2000.

A primeira conclusão é que a Geração Z está muito mais aberta a experiências imersivas. Pelo menos 96% dos entrevistados gostariam de usar a realidade aumentada para fazer compras e 9 em cada 10 para experimentar maquiagem ou roupas. Para a Gen Z, as experiências com realidade aumentada parecem mais pessoais.


Consumo para a Geração Z

O Snapchat também procurou entender quais os desejos e necessidades da Geração Z e quais são os aspectos que definem o engajamento com marcas e publicidade. Para 44% dos entrevistados, é importante que as marcas se conectem com eles.

Mais da metade dos quase 5 mil entrevistados da Geração Z confirmaram que se conectaram com outros usuários através de gosto em comum por marcas. Para Max Rivera, porta-voz de Expansão de Negócios Globais na Snap, quem focar em ocupar os espaços que a Geração Z está criando, com experiências personalizadas e imersivas vão sair na frente.

“A Geração Z está criando espaços de positividade e individualidade, quem oferecer experiências mais personalizadas e imersivas estará na vanguarda do mercado”.
pandemia acelerou a digitalização das relações de consumo, com o crescimento das compras online. E a tecnologia de realidade aumentada é o recurso favorito da Geração Z, de nativos digitais. O levantamento do Snapchat revelou que 72% da Geração Z prefere interagir digitalmente com as marcas.

Uma das formas mais eficientes de fazer isso é precisamente com a realidade aumentada. Para 71% é mais fácil prestar atenção em anúncios que usem o recurso. Segundo a consultoria Deloitte, mais de 100 milhões de pessoas já fazem compras usando realidade aumentada em todo o mundo.


Imersão para se conectar com a Geração Z

O Snapchat, que tem cerca de 8 milhões de usuários no Brasil, começou como uma rede social de comunicação e compartilhamento, mas para Rivera, a realidade aumentada tem o poder de mudar a maneira como o experimentamos. “Ela se tornou uma das ferramentas mais inovadoras que as marcas têm hoje à sua disposição para se conectar com seus públicos. É um novo mercado para negócios”.

No Brasil, Adidas, Calzedonia, L’Oreal, Magazine Luiza, Natura e Renner já usam recursos de realidade aumentada para melhorar a experiência do cliente.


Dicas para se conectar com a Geração Z
Junto com o estudo, o Snapchat deu dicas para as empresas e marcas que querem conquistar seu espaço entre a Geração Z:

Explore a Realidade Aumentada: Como já foi dito antes, a realidade aumentada é um recurso valioso para criar uma relação direta com o consumidor. É como ter um provador ao alcance da mão para testar produtos que vão de maquiagem a móveis em um ambiente.
O uso da tecnologia cria uma experiência mais personalizada para cada cliente, e pode ser o diferencial entre uma compra efetuada ou um carrinho abandonado.

Invista na Gamificação: Não se trata necessariamente de criar jogos, mas engajar os clientes por meio de desafios e curiosidade para manter a atenção por mais tempo. A gamificação já é muito familiar para a Geração Z e pode ser uma ferramenta importante de retenção ao criar uma jornada que faça sentido para a marca e para esse jovem consumidor.

Fonte: Consumidor Moderno