Notícias


Estratégia & Marketing Postado em segunda-feira, 05 de fevereiro de 2024 às 14:02


Especialista avalia que modalidade é atrativa para empresas e clientes em termos praticidade e menor custo.

De descontos a frete grátis, as vantagens oferecidas para clientes que escolhem pagar com Pix no e-commerce têm crescido nos últimos meses. Segundo pesquisa realizada neste início de ano pela consultoria Gmattos, 47% das grandes lojas online ofereciam algum benefício para quem usasse a modalidade de pagamento instantâneo em compras.

“O pix é atrativo para lojistas pois apresenta custos menores do que taxas associadas às transações de cartão de débito e crédito, que chegam a 5%. Isso pode resultar em economias significativas para comerciantes”, diz Cristiano Maschio, diretor da fintech Qesh e especialista em pagamento.

Um estudo da PagSeguro aponta que, entre os meios de pagamento, o Pix é o método de pagamento de maior crescimento no varejo e já representa 29% do volume de comércio eletrônico no Brasil, atrás apenas dos cartões de crédito nacionais, que possuem participação de 40%.

De acordo Maschio, avanços na experiência de clientes e empresas refletem no aumento do uso do Pix: “A adesão maciça evidencia a preferência dos consumidores por transações rápidas e eficientes no comércio eletrônico. O Pix surge como alternativa ágil e segura, impulsionando a fluidez das transações durante períodos intensos de promoções”.

Premiação

Lançado há três anos pelo Banco Central, o Pix consolidou-se como meio de pagamento mais utilizado no País, somando 155,8 milhões de usuários cadastrados, entre pessoas e empresas, e R$ 1,5 trilhão transacionados. No comércio eletrônico o pagamento instantâneo já chega a 100% de aceitação, empatado com o cartão de crédito.

O Council of the Americas (COA) concedeu ao BC o prêmio Bravo Beacon of Innovation, em Miami, nos Estados Unidos, pela criação do Pix.

Organização internacional que representa diversos setores, como instituições financeiras, serviços de consultoria, consumo, setor manufatureiro, transporte, mídia, tecnologia, minas e energia, o COA premia iniciativas de excelência e de liderança nos negócios e na política no mundo ocidental.

Fonte: Mercado & Consumo
Estratégia & Marketing Postado em segunda-feira, 05 de fevereiro de 2024 às 14:01
 
O investimento de R$ 25 milhões é estratégico para garantir mídia 360º, incluindo TV, Paid Media, Influenciadores, Podcasts e Digital Out-of-Home (DOOH).

O brasileiro é um dos consumidores mais conectados do mundo e empresas que querem se destacar e prosperar não subestimam a importância do investimento em marketing. Em um movimento estratégico para fortalecer sua presença no mercado, a Daki, aplicativo brasileiro de supermercado online e entrega de produtos essenciais sob demanda, anunciou recentemente a captação de um investimento significativo de R$ 25 milhões da 4Equity Media Ventures. Este investimento marca uma parceria estratégica entre a Daki e o primeiro fundo independente da América Latina no mercado de mídia para capital.

O investimento impulsionará as estratégias de marketing, fortalecendo ainda mais sua presença em espaços publicitários ao longo de 2024 em troca de participação acionária. A companhia, está atravessando um período de expansão, não apenas consolidando sua posição no mercado de entregas rápidas, mas também ampliando sua proposta de valor e seus serviços. O objetivo é abranger todas as jornadas de compra do consumidor, oferecendo um sortimento amplo e diferenciado, além de implementar novas modalidades de entrega para atender a qualquer demanda, seja por uma entrega instantânea ou agendada.

O recente montante captado pela Daki será direcionado para várias frentes estratégicas, apoiando sua posição no mercado. Uma das principais áreas de foco é a manutenção de um inventário “always on” para suas campanhas publicitárias em diferentes canais.


Investimento, confiança e presença de mercado

Rafael Vasto, CEO e Fundador da Daki, expressa otimismo com a atual fase da empresa:

“O investimento da 4Equity chega em um momento muito positivo para acelerarmos nossas estratégias de marketing e solidificar ainda mais a presença da Daki no mercado. Estamos indo além das fronteiras convencionais para conquistar os brasileiros e, de fato, redefinir a forma de se fazer supermercado no Brasil. Este investimento é mais um voto de confiança em nossa visão de se tornar a solução completa e definitiva do varejo alimentar moderno, e com ele, estamos reforçando nossa presença nos canais do futuro: influenciadores, Podcasts e Digital Out-of-Home (DOOH), Paid Media e TV”.

A companhia tem buscado evoluir para se tornar uma solução completa de supermercado e oferecer para o setor uma proposta única, que entrega desde as compras por conveniência até compras de abastecimento. Focando em experiência do consumidor e alta qualidade de serviço, a empresa aposta em uma tecnologia 100% proprietária e um modelo de negócio diferenciado. As dark stores, funcionam como pequenos centros de distribuição, com raio de entrega reduzido a poucos quilômetros, com estoque e entrega próprios viabilizam a agilidade e eficiência desde a escolha dos produtos até a entrega, garantindo a experiência do cliente.

“Mídia e publicidade bem feitas podem ser vetores essenciais no crescimento e aquisição de novos clientes em uma empresa. Fizemos e criamos muita coisa até aqui, mas entendemos que precisamos investir em uma publicidade inovadora e criativa, e trazer os meios para perto das nossas estratégias. Em um mercado vasto e em constante mudança de hábitos em direção a compras online de alta qualidade, é essencial mantermos uma presença marcante e diferenciada. Buscamos plataformas de divulgação que cresçam e se destaquem continuamente, refletindo a evolução do nosso negócio como algo indispensável na vida dos consumidores”,  destaca Natália Melo, Diretora de Brand Marketing da Daki.


Mídia como estratégia para atrair clientes

O movimento alinha-se com dados de um estudo da Associação Brasileira de Marketing Digital (ABMD) que concluiu que as empresas com maior exposição em canais relevantes conseguem aumentar seu faturamento em até 15%. O modelo de mídia em troca de ações da 4Equity envolve a análise das necessidades de negócio da startup, buscando entre os veículos investidores a melhor combinação de mídia para atingir os objetivos da empresa investida.

“Olhamos extensivamente para o mercado e acreditamos que a Daki seja a empresa melhor posicionada para liderar a disrupção do varejo no Brasil”, diz Renato Mendes, co-fundador da 4Equity. “Essa parceria é um passo significativo na consolidação da visão de que o media for equity é uma alavanca poderosa para impulsionar o crescimento do ecossistema empreendedor”.

Rafael Vasto conclui destacando que o investimento não apenas representa um marco financeiro, mas também um passo importante da empresa rumo à liderança de mercado. “A Daki está pronta para o próximo nível. Com esse investimento, queremos alcançar novos mercados e outros públicos, consolidando nossa posição como líder do mercado de supermercado e essenciais sob demanda no Brasil.”, conclui.


Rodada de Investimento

Vale destacar que a companhia deu um passo audacioso em 2023. Com apenas sete meses após anunciar sua série C de financiamento de US$ 50 milhões, a Daki, fechou uma nova rodada de investimento no mesmo montante, também em US$ 50 milhões. A rodada de investimento foi liderada pela Convivialité Ventures, o braço de investimento estratégico da Pernod Ricard, gigante do setor de bebidas alcoólicas.

A companhia tem conquistado os consumidores ao oferecer entregas em minutos ou agendadas, transformando a experiência de compra em algo extraordinário. Fundada em janeiro de 2021 pelos visionários Alex Bretzner, Rafael Vasto e Rodrigo Maroja, a Daki tem se destacado em entregas rápidas no Brasil, operando principalmente através de dark stores, lojas fechadas ao público, com raio de entrega restrito e estoque próprio.

Com um portfólio de mais de 3.000 produtos, que abrange desde itens de mercearia, hortifruti, carnes e congelados, até produtos para cuidado pessoal e animais de estimação, a empresa oferece uma variedade que atende às necessidades diárias dos consumidores. Sua atuação abrange diversas regiões, incluindo São Paulo, Santos, Campinas, ABC Paulista, Osasco, Guarulhos, Rio de Janeiro, Niterói e Belo Horizonte, contando com uma equipe de mais de 900 colaboradores dedicados a garantir a eficiência e agilidade em cada entrega.

Em junho de 2021, a companhia surpreendeu o mercado ao se financiar com a JOKR, fortalecendo ainda mais sua presença e ampliando sua capacidade de inovação. O reconhecimento do sucesso não demorou a chegar: em dezembro do mesmo ano, a empresa atingiu o status de unicórnio, com uma avaliação de mercado de 1,2 bilhão de dólares. Esse feito tornou o unicórnio mais rápido das Américas, destacando-se como uma das startups mais promissoras e bem-sucedidas do cenário brasileiro.

Fonte: Consumidor Moderno